As melhores leituras de 2018



Chegou o momento do ano em todo literário vai analisar sua lista de leitura e sua meta... e ver quais livros lhe agradaram mais, sendo assim, esse post vai conter alguns dos 50 livros que li esse ano, no caso, alguns dos meu favoritos. Essa lista não está em ordem de preferência e nem de leitura, os livros com resenha disponível estarão lincados. Ademais, só separei alguns dentre os vários que gostei, caso você queira ver todos os livros que li esse ano clique aqui.


O morro dos ventos uivantes 
No início da trama, o patriarca da família Earnshaw faz uma viagem e, ao retornar, traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano sua procedência, contudo, não é revelada em hora alguma da narrativa. O órfão recebe o nome de Heathcliff. Rapidamente, toda a afeição que o patriarca lhe demonstra enciuma seu filho legítimo, que acha que está perdendo a afeição do pai. Contudo, Catherine, a irmã de Hindley, se afeiçoa por Heathcliff. Ainda vou fazer resenha dele esse mês, para falar mais detalhadamente e contar como foi minha experiência lendo-o pela segunda vez. 

A metamorfose de Franz Kafka 
Gregor Samsa é um caixeiro viajante que trabalha ininterruptamente, não tem muitos amigos. Pressionado pelo emprego, apenas se mantém no cargo porque é o único que pode sustentar a família. Inesperadamente em uma manhã, que deveria ser como qualquer manhã de trabalho, Gregor se transforma num inseto monstruoso, por conta disso passa por diversos problemas como se adaptar ao novo corpo, entender o que pode comer, e lhe dar com a rejeição/decepção de sua família.

A revolução dos bichos de Geord Orwel 
Cansados da exploração  a que são submetidos pelos humanos, os animais da granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan "Quatro pernas bom, duas ruim".   Mas, não demora muito para que alguns bichos - em particular os mais inteligentes, os porcos- voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros". A história da insurreição libertária dos animais, é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força. 

A história do cerco de lisboa de José Saramago 
A primeira história é a de um revisor de provas que tem como trabalho verificar as correcções de uma obra intitulada "História do cerco de Lisboa". Este homem é tentado a fazer uma alteração ao texto introduzindo a palavra "não" quando existe a aceitação por parte dos cruzados de ajudarem o rei português a tomar a cidade. Assim a obra ficaria adulterada, uma vez que os cruzados passam a não ajudar o rei a tomar a cidade aos muçulmanos.
Não me canso de dizer que esse livro é incrível, dá uma sensação de quentinho no coração, ainda pretendo resenha-lo, talvez eu leia ele novamente. 

O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson  
Um clássico literário muito bom, por ser um livro de fácil entendimento  recomendaria para quem quer  começar a ler clássicos, para aqueles que não estão acostumados com clássicos esse livro é ótimo para introdução do gênero.

Lágrimas na chuva de Rosa monteiro
É um livro baseado no universo de Blade Runner, bem estruturado e bem detalhado, narrado na terceira pessoa, nos conta a história de Bruna Husky uma replicante investigadora que é contratada por uma líder politica replicante, Myriam Chi, para investigar a ameaça que recebeu, no meio dessa investigação, outro caso cai em suas mãos ligado ao de Myriam que é as mortes suspeitas e inexplicáveis de outros reps (replicantes) que foram muito brutais.

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury 
Fahrenheit 451 é um romance distópico do escritor norte-americano Ray Bradbury, publicado em 1953. É considerado um de seus melhores trabalhos. O romance apresenta uma futura sociedade americana onde os livros são proibidos e os "bombeiros" queimam qualquer um que seja encontrado.

As Brumas de Avalon, Marion Z. Bradley 
O enredo é ambientada durante a vida do lendário Rei Artur e seus cavaleiros e tem por escopo narrar a já conhecida lenda arturiana a partir de uma outra perspectiva. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens femininas,  GuinevereMorgana e Morgause, o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama


Comentários

  1. Oi Jéssica, tudo bem? Esse ano também li Fahrenheit 451 e adorei, ele é realmente uma obra que te faz refletir sobre nossa sociedade. Beijos!

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é tão gosto de ler <3 Adorei a Clarisse, acho que ela representa certos tipos de leitores como eu hehehe XD

      Obrigada pela visita e pelo comentário!!!

      Excluir
  2. Olá!
    Quantos livros interessantes. Confesso que favoritei apenas 3 livros este ano, acredita?
    Estou bem curiosa para ler A Revolução dos Bichos, só vejo ótimos comentários.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah acontece de termos uma leitura gigantesca mas só gostar de alguns hehehe xD
      Recomendo de mais A revolução dos Bichos, é um livro incrível.

      Obrigada pela visita e pelo comentário, beijão!

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas