Sherlock Holmes: O signo dos quatro, Arthur Conan Doyle


O signo dos quatro conheceremos Mary Morstan, que procura pelo serviço do detetive, para desvendar o que aconteceu ao seu pai. Ele morreu dez anos antes da moça procurar o detetive. Quatro anos após a morte do pai, a moça começa a receber anualmente uma pérola de grande valor. Após seis anos recebendo essas pérolas, sem saber o motivo nem quem as mandava, Mary recebe um bilhete, supostamente, da mesma pessoa que lhe enviava as pérolas, marcando um encontro.
Essa é a segunda história do detetive Sherlock Holmes,a primeira é Um estudo em vermelho, que é citada no começo do livro por Watson.



Título: The sign of the four
Autor: Sir. Arthur Conan Doyle
Número de páginas:110
Editora: Melhoramento
Tradução: Antonio Carlos vilela

 O leitor tem o ponto de vista de Watson, com uma narrativa intricada e pensamentos não concluídos, o fluxo narrativo as vezes é quebrado por alguma explicação de Holmes, ou devaneios amorosos de Watson, ou vez ou outra uma elevação ao status de Holmes, tornando-o um ser excepcional e quase inalcançável. Enquanto Watson tem uma visão romantizada sobre a personagem Mary, vendo-a como um ser frágil ou por vezes a descreve como sendo extremamente delicada e linda, Holmes tem um pensamento de que mulheres não são confiáveis.

Por ter sido  publicado no século XIX, teremos uma visão bem eurocêntrica, um tanto preconceituosa a respeito do mundo, classes sociais e gêneros. O enredo em si não é grande coisa, o mistério e exagero em torno dos métodos de Holmes tornam o desenvolvimento lento e em certas partes massantes, sendo que temos a mesma estrutura textual do primeiro livro, com longas explicações dos "bad gays" ao final do conto, e uma pequena explicação de como Holmes chegou à algumas conclusões.

" Disse que a maior prova da grandeza do homem está na percepção da própria pequenez. " -Página 55

Dessarte, a personagem Mery  não tem muito destaque, até seus diálogos são curtos e rápidos, servindo  apenas de par romântico para Watson; todo o mistério em torno do enredo e outros personagens oscila entre o interessante e o desinteressante, todavia há quotes poéticos sobre a condição humana e evolução intelectual. Esse livro me deixou bem dividida, já que gostei de muitos pontos do livro e não gostei de outros.


Comentários

Postagens mais visitadas