28 de out. de 2018

As brumas de Avalon | Edição integral de luxo


As Brumas de Avalon (The Mists of Avalon) é uma obra de 1979 escrito por  Marion Zimmer Bradley dividida em quatro volumes. É ambientada durante a vida do lendário Rei Artur e seus cavaleiros e tem por escopo narrar a já conhecida lenda arturiana a partir de uma outra perspectiva. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens femininas,  GuinevereMorgana e Morgause, o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama.
Outros personagens são apresentados aqui como títulos, como a Senhora do Lago e o Merlin da Bretanha, que nessa versão deixam de ser personagens específicos para ser os títulos político-religiosos da matriarca e do patriarca dos celtas pagãos

A obra foi dividida pela autora em quatro tomos: A senhora da magia; A grande rainha; O prisioneiro da árvore; O gamo-Rei. Na versão estadunidense, encontramos todos os volumes num único livro. O romance, além de narrar cerca de 70 anos ou mais, que inicia-se quatro anos após o nascimento de Morgana e narra fatos dela já em idade bem avançada, explora fatos históricos preenchendo as lacunas ignoradas sobre a influência do paganismo e das mulheres na formação da Bretanha.
 Segundo o livro, Avalon se localiza ao sul da Bretanha, atual Inglaterra, que era uma província do Império Romano. Vários autores citam a atual cidade de Glastonbury  como sendo a ilha sagrada. Avalon era conhecida também como o País do Verão.
Sendo esse ambiente fictício que, por volta do século V, passa-se a história do lendário Rei que teria papel fundamental na Bretanha, no momento em que o paganismo estava começando a perder terreno para o cristianismo.

 Adquiri essa série maravilhosa através de uma troca de livros em uma biblioteca municipal aqui em São Paulo - recomendo que fiquem de olho nas bibliotecas públicas, pois elas sempre doam livros ou fazem trocas, além de economiza vocês podem encontrar edições raras e maravilhosas- fiquei muito feliz pelo excelente estado dos livros e por encontrar essa edição da editora Círculo do livro.


 As capas dos quatros livros são a mesma coisa: Capa dura vermelha, acabamento em verniz,  ilustração de Brald Bradley e layout feito por Natanael Longo de Oliveira, e a lombada tem a mesma fonte que a da capa. As páginas são brancas, a fonte é média, os capítulos são divididos por números indo-arábicos e  não possuem  títulos, a parte interna é simples e não possui ilustrações. O primeiro volume possui  agradecimentos e um prólogo, já os subsequentes não, em média cada livro possui 288,5 páginas.






2 comentários:

  1. Que edição linda!!! Adoro essas edições em capa dura de biblioteca... Aliás, não sabia que bibliotecas faziam doações ou trocas o.O Que maravilha!!!
    Sou suspeita para falar... Amo d+ As Brumas de Avalon e não vejo a hora de finalmente comprar e ler a continuação "A casa da floresta"... Até comprei a edição da editora Planeta só para ter o Ciclo de Avalon completo todo bonitinho (isso se a Planeta publicar tudo né).
    Agora que sei que as bibliotecas fazem trocas, vou procurar saber se a da faculdade também faz, deve ter livros maravilhosos por lá esperando para serem adotados XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é maravilhosa <3 ah, vai atrás das bibliotecas públicas dá para garimpar muita coisa boa!!!

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Dora!!
      Beijos!!

      Excluir

Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.

Leia esse post!

Não pise no meu vazio, Ana Suy

Essa foi mais uma leitura terminada nesse mês de março, a qual me fez bem no geral! O livro possui, em muitos poemas, uma metalinguagem sobr...