A arte da guerra, Sun Tzu

Uma das leituras mais clássicas da minha meta desse ano. A arte da guerra foi escrita 400 anos antes de Cristo, é basicamente é um livro que fala sobre estratégias militares, mas atualmente pode ser usada tanto em relações pessoais quanto no mundo corporativo.


Título: The art of war
Autor(?): Sun Tzu 
Páginas: 248
Introdução: Heródoto Barbeiro
Editora: Pé da letra

Esse livro apesar de ter tornado-se um pouco amplo, não tem-se muito para dizer sobre, visto que trata-se de modos de batalha. Sun Tzu faz uma espécie de análise de estratégias, maneira de um líder agir em diversas situações e como lidar com tropas e pessoas envolvidas na guerra. Também o livro trás algumas filosofias sobre ações questionáveis na guerra e como a falta de humanidade pode afetar relações entre exércitos, soldados e comandantes, e como a vitória depende de coesão entre o grupo em consonância com cálculos e estratégias.

O livro se passa na China clássica, um período o qual havia muitas guerras e disputas territoriais, sendo assim era imprescindível que houvesse uma preparação maior para batalha e defesa de províncias, é bem interessante ver esse desenvolvimento e metodologia que era usada, e até hoje ela é válida como táticas e afins.




O livro é dividido em 13 capítulos com uma pequena introdução no começo, cada um trata-se de  uma estratégia e aspecto de uma batalha, desde táticas de guerra à analise de terrenos e manobras de ataques. A lateral do livro é vermelha, as páginas são extremamente finas, a fonte é de tamanho médio, e ao decorrer da leitura encontrei diversos erros de digitação. Minha edição é trilíngue, português, inglês e espanhol.


"Quando um general é fraco e sem autoridade, e suas ordens não são claras; quando não existem responsabilidades fixas de oficiais e homens e os postos forem organizados de maneira negligente e aleatória, o resultado não é outro senão a desorganização".-Página 58

A arte da guerra é um clássico da literatura mundial por ser o primeiro tratado militar de que se tem notícia. Sun Tzu,  realça que a importância do conhecimento é imprescindível para o autoconhecimento, suas próprias forças e fraquezas, o conhecimento do inimigo envolve o ambiente, condições políticas, geográficas e até mesmo culturais.



Comentários

  1. Li esse livro já faz alguns anos por recomendação de uma grande amiga, mas não consegui gostar, acredita? Reconheço sua importância para a literatura mundial, mas a leitura não me prendeu e não consegui ver muito sentido no que o autor (ou autores, vai saber quem de fato escreveu essas estratégias).
    Mas fiquei feliz por ter lido, afinal ganhei algumas horas na faculdade graças a ele haha
    Adorei a resenha =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro também não me pegou, essa foi uma leitura meio que obrigada; comprei ele na bienal mais por curiosidade, mas ele é um pouco chatinho, no meu ponto de vista humilde hahha.

      Obrigada pela visita Dora <3

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas