Literatura gótica


Um dos gêneros literários que eu mais consumo, além de FC e fantasia, é a literatura clássica no geral, acho tão estimulante e impressionante a escrita de muitos escritores clássicos, que não cabem tantos adjetivos. Tendo isso mente, um dos "subgêneros" literários que gosto bastante é a literatura gótica. 

Em oposição à filosofia neoclássica, de procedência aristotélica, os autores góticos investiram na criação de imagens obscuras e representações simbólicas. O medo e o anseio pela morte foram temas centrais nessas narrativas cujos enredos oscilavam entre a realidade verificável e a aceitação de um mundo sobrenatural.


Iniciada durante o século XVIII na Inglaterra, é creditado à  Horace Walpole, com a obra  O Castelo de Otranto de 1764como uma obra emblemática que marca esse "subgênero" literário.  O romance gótico é uma manifestação essencialmente híbrida, um elo entre o romanesco e o romance no qual uma atmosfera de mistério, aflição e terror prevalece. Sendo que, a década de 1790 representou o auge da literatura gótica, é nesse período que suas principais obras são escritas consagrando autores como Ann Radcliffe e Matthew Lewis.

Essa literatura é chama de gótica por retirar  sua inspiração de construções medievais, em parte, pode-se dizer que tais romances representaram uma volta ao passado feudal, provocada pela desilusão com os ideais racionalistas e pela tomada de consciência individual frente aos dilemas culturais que surgiram na Inglaterra no final do século XVIII.

Representando uma mescla de tradições distintas, uma mistura entre o mitológico e o mimético, entre imaginação e realidade. A proposta subjacente seria o retorno a uma época de sonhos, contra o materialismo burguês e, até certo ponto, de encontro às características gerais do Iluminismo. Nesses romances aquelas convicções mais simples do pensamento cartesiano e racionalista são postas em dúvida em detrimento de um discurso do sentimento, o qual, ora choroso ora violento, é frequentemente exagerado na sua representação das emoções. 

 Os cenários com castelos, igrejas, cemitérios, florestas, ruínas, os personagens melodramáticos  como donzelas, cavaleiros, vilões, os criados, os temas e símbolos recorrentes  com segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições, são algumas das características marcantes dessa literatura. 
No brasil, escritores como Álvares de Azevedo, Cruz e souza e Clarice Lispetcor, pertencentes a era ultrarromântica ou "mal do século", fazem parte da literatura gótica. 
Na literatura internacional escritores como Edgar Allan Poe,  Arthur Conan Doyle com O Cão dos Baskerville,  Emily Bronte, dentre muitos outros, pertencem a literatura gótica

Destarte, os  livros são uma viagem no tempo, conhecemos pensamentos, anseios, ódios e amores de uma determinada sociedade em uma determinada época, sendo ainda mais interessante, que os livros carregam uma fração dos hábitos comportamentais de um determinado grupo, precisando assim ser lido mais um e mais um e mais, mais e mais. Não sendo, porém, saciada nossa sede por conhecimento e busca pela evolução intelectual. 

Comentários

  1. Gosto muito desse gênero e adoraria que voltasse a moda, pois seria muito legal ler mais obras como as citadas aqui no Brasil =D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas