Resenha: Abandonados em Andrômeda – Clark Ashton Smith

 

Após três cientistas serem abandonados em um planeta hostil na estrela Delta Andrômeda como punição, acusados de motim, Albert Adams, Chester Deming e James Roverton, encontram-se em uma terrível aventura nesse planeta hostil. Lutam contra estranhas criaturas, "pássaros/dinossauros", e vegetações vivas mortíferas. 
A história começa com a "preparação" dos cientista sendo abandonados em uma planeta respirável,  por terem se motinado contra o capitão Volmar.  Albert, Chester e James, apesar de terem um excepcional treinamento e já estarem anos-luz de distância da Terra eles queriam voltar, bateu a bad/nostalgia que não aguentaram, tentaram invadir e tomar o controle da ponte de comando, só que nada saiu como eles queriam.
Após serem deixados  em um planeta supostamente inabitado, os motinados tentam sobreviver a todo tipo de coisa impossível, quando saem de uma enrascada entram em outra, isso vai se sucedendo até o final do livro.

Apesar de alguns pequenos anacronismos, eu recomendaria esse livro/conto para quem quer conhecer a ficção científica, pois a economia de Smith na descrição da tecnologia do futuro permite que o texto flua quase sem questionamentos, e o mais interessante é que ele não tem um ar obsoleto, mesmo após oitenta e três anos de publicação. Trata-se, também, de uma das raras incursões do autor no terreno da ficção científica, ele que sempre se caracterizou mais pela fantasia. 

A história  é quase inteiramente descritiva, salvo alguns diálogos, talvez a ideia fosse essa mesmo, deixa-lo descritivo! Achei que a narrativa oscila um pouco, o começo é extremamente fluido, já perto do final a narrativa fica um pouquinho lenta.

O final me incomodou um pouco, foi repentino e a solução surgiu milagrosamente. Ok. Pode ser um clássico da ficção científica, pode ser elogiado por todo mundo, mas EU não gostei do final! Achei que ficou como um final daqueles filmes que passam na sessão da tarde, uma solução milagrosa (não quero dar spoilers, então não posso especificar mais), o conto poderia ter mais algumas páginas para ter um desfeixo menos... bobo. Sim, achei o final bobo, só quem leu vai me entender. 
Capa alternativa
A resenha de hoje foi extremamente curta,  pois não posso falar muito sobre esse livro, ou me aprofundar na história, se não eu iria  acabar dando spoilers e acho que ninguém queria isso. Recomendo a leitura!! Esse post não teve imagens pois li on-line, não possuo o livro físico, para falar a verdade não encontrei em lugar nenhum para comprar. 

Título original: Marooned in Andromeda
Autor: Clark Ashton 
Número de páginas: 22 
Tradução: José Geraldo Gouvêa 
 Leia aqui!!

Pontos positivos: Leitura rápida e fluida a maior parte do tempo.

Pontos negativos: Final (Solução "milagrosa") e nessa edição alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura. 




Comentários

  1. oi gostei do blog segue o meu http://dudugames34.blogspot.com/2018/07/games-tutoriais.html

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha e vou colocá-lo na minha lista!
    Acho que finais milagrosos estão na maioria dos livros de sci-fi porque o autor se empenha tanto na história que acaba desejar no final.

    Brainstorms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Taís, tudo bem?
      Já eu acho que depende da época que o livro foi escrito, por exemplo fc's mais antigos, da década de 50 e 60 tem uns finais terrivelmente milagrosos, já os mais recentes, geralmente são bem mais pé no chão. =D

      Obrigada pela visita e pelo comentário!!

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas