Resenha: Trono de vidro, de Sarah J. Maas

E se Cinderela fosse uma assassina, que ao invés de dançar com o príncipe fosse contratada para mata-lo? Essa foi a inspiração de Maas. Não se preoculpe, não é uma "releitura" do conto de fadas.
  Celaena Sardothien, é uma assassina, não qualquer assassina, ela é a mais temida de toda a Erilea, e tem apenas 18 anos. Depois de ser presa por um ano nas minas de sal de Endovier, ela aceita a oferta do principe Dorian para competir com outros assassinos e ladrões por uma chance de servir como o campeã  do rei, depois de quatro anos  ela teria sua tão sonhada liberdade e seu nome limpo. Com o tempo, Celaena é atraída para uma conspiração e uma série de batalhas, levando a descobertas que cercam tanto o reino quanto a si mesma.

Narrado em 3° pessoa, a história segue a jornada de Celaena Sardothien, a assassina mais temida de Ardalan,  um reino corrompido com um governante tirânico e muito misterioso. Conforme a história avança, Celaena forma ligações inesperadas e descobre uma conspiração em meio a sua luta pela vida.

Ao decorrer do livro vemos o quão vasto é o universo de Trono de vidro, o quanto é misterioso o reino de Ardalan e seu rei, como os personagens são muito cativantes e  profundos, mantendo-se fieís a suas  personalidades ao decorrer da história, isso é refletido nas tomadas de decisões de cada um.

"Todos Carregamos cicatrizes, Dorian. As minhas são apenas mais visíveis que as da maioria."- página 294

Eu fiquei encantada com a história e a personalidade de Celaena. Ela é jovem, porém é decidida, é uma assassina cruel, mas é feminina e sensível. Celaena é forte, vaidosa, guerreira, carismática, capaz de pagar um preço muito alto pela sua liberdade, por isso submete-se a uma competição que teste suas habilidades e humilhações contantes que partem de diferentes personagens.

Trono de vidro é um livro de fantasia épica, contudo não trás elementos repetitivos, muito menos soluções mirabolantes que resolvem-se com um "bippity boppity bump", a magia foi banida pelo rei de Ardalan, ela praticamente sumiu em muitas parte de Erilea, e até mesmo para ser invocada requer muito conhecimento e energia. 

Com uma narrativa simples, extremamente envolvente e  cenas de luta  de tirar o folego, o leitor entra em uma história  muito prazerosa de ser lida, não obstante temos um triangulo amoroso, o problema desse triangulo é um pouco forçado entre Dorian e Celaena, visivelmente a protagonista usa-o como válvula de escape, mas há situações que são forçadas de mais, e também há momentos que são divertidíssimos e outros um pouco previsíveis.

"Bem, quem quer ser odiado? Embora eu preferisse ser odiada a ser invisível. Mas isso não faz diferença." Página 123

Visto que esse é o primeiro livro da saga, há algumas lacunas e mistérios não solucionados, alguns mistérios são explicados em A lâmina da assassina, que é um prequel da série, então se você ler antes de ler Trono de vidro, não vai sentir como se houvesse alguma coisa faltando. Ademais a trama política apesar de ter bastante enfoque, há casos que não são explicados e personagens que não têm tanto enfoque, mas isso não atrapalha o desenvolvimento do enredo.

A primeira vez que li Trono de vidro foi em 2014/2015, foi esse livro que me viciou em leitura, e hoje lendo-o novamente, tenho uma visão diferente sobre a história. Apesar de amar de mais Trono de vidro, atualmente há coisas no enredo que não gostei tanto  como quando eu tinha 17 anos. Mas, recomendo muitíssimo, pois o que mais me cativa, além dos personagens, é a escrita da autora que é extremamente fluida, o livro te prende do inicio ao fim, eu facilmente fui pega devorando o livro, e olha que foi minha segunda leitura.
(Capítulo)

(Orelha)

(capa e lateral maravilhosas)
O livro é composto por 55 capítulos enumerados, contém um mapa de Erilea e uma página de agradecimentos, impresso em papel off-white, a textura das páginas é fina e a fonte é média. Meu exemplar é   é 15°edição.

Título Original: Throne of glass
Saga: Trono de vidro
2°Coroa da meia noite
3°Herdeira do fogo
4°Rainha das sombras
5°Império de tempestades Tomo I e II
6°Torre do Amanhecer
4°Reino das cinzas

A lâmina da assassina ( Prequel da série)

Autora: Sarah J. Maas
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 392
Editora: Galera Record
Tradução: Bruno Galiza, Lia Raposo, Rodrigo Santos, Mariana Kohnert

Pontos positivos: Narrativa extremamente fluida, personagens incríveis, elementos de RPG e da cultura celta.

Pontos negaivos: Quebra de ritmo na metade do livro (a leitura torna-se um pouco mais dinâmica) isso não foi um problema para mim, algumas partes são beeem descritivas, romance forçado.

Classificação: Favorito





Comentários

  1. eitaaaaaa nóis!!! Adorei essa Resenha!! Tenho os três primeiros livros da série, e estou me segurando pra não começar a ler já!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Comprei essa semana os três primeiros.. estou demorando para continuar, porque assim que terminar o 3º quero o Rainha das sombras na minha mão hahah.

      PS: Adorei que você tenha respondido <3 Adorei suas respostas hehe

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas