Resenha: O lado mais sombrio, de A. G. Howard

[Imagem via: Estante da nina ]
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. 



Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o super ultra mega protetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa.

Alyssa tem uma cabecinha bem adolescente, sempre meia confusa e dependendo de Jeb, parece que ela tem um cordão umbilical com esse garoto, baseando suas decisões nele e reprimindo-se, sendo que ela é forte e tem a capacidade de se virar sozinha. Jeb é o personagem que achei mais chato em todo o livro, o leitor pode achar que ele é o vilão por tudo o que ele faz, e as decisões supostamente sensatas, sem contar que ele é insuportávelmente protetor e controlador com Alyssa. 

Por outro lado, o melhor personagem é Morfeu, um intraterreno morador do páis das maravilhas, amigo de infância de Alyssa e devotado a ela. Por ele ser tão misterioso, as vezes uma contradição e  manipulador, chama atenção do leitor e ganha carisma facilmente. Ele vive omitindo certos pontos da história, e isso deixava Alyssa louca, principalmente Jeb. 

Já suspirei por diversos livros fora da ficção científica, mas esse não me pegou, não sei se porque o público alvo seria mais jovem,
 ou realmente não estou acostumada com esse tipo de leitura. Ou se é por conta dos personagens mesmo e narrativa. Fiquei bem dividida com esse livro, gostei muito de algumas partes e outras nem tanto, por exemplo, as partes "fofinhas" entre Alyssa e o amigo dela, Jeb, achei que a maioria eram chatas demais, preferia todos os momentos dela com Morfeu.

Nessa edição as páginas são meia amareladas com uma textura grossinha, a fonte é grande e a narrativa é em 1° pessoa. O livro é dividido em capítulos todos nomeados e com detalhes nas pontas de cada página. O lado mais sombrio é uma releitura de Alice no país das maravilhas; a escritora se inspirou também no filme dirigido por Tim Burton. 


Título original: Splintered

Autora: A. G. Howard
Número de páginas: 364
Editora: Novo Conceito
Tradução: Denise Tavares Gonçalves

Pontos positivos: Morfeu, país das maravilhas, tons mais macabros nos personagens 


Pontos Negativos: Jeb ser super mega ultra protetor, as indecisões de Alyssa e como ela lida com Morfeu, e as vezes a narrativa fica um pouco cansativa. 







Exemplar da biblioteca municipal 

Comentários

  1. Antes de eu falar mais nada, tenho que dizer que meu coração doeu ao ver essa edição toda judiada. Pecado. Eu li esse livro há 4 anos e gostei muito dele na época. Não li o restante da trilogia, mas os tenho em ebooks e pretendo ler logo. Eu gostei muito das personagens e essa coisa fantasiosa é bem o meu tipo de leitura. Como vc curte ficção científica, te indico o nacional Cisne. É grande, mas é maravilhoso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me dica, esse livro é da biblioteca da minha cidade, visto que eles aceitam doações.. aceitaram essa edição um pouquinho maltratada.

      Ainda não li o Cisne, já está anotado, obrigada pela dica ;)

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas