Resenha: Arquivo X: Ponto de impacto, de Kevin J. Anderson
Depois que um famoso pesquisador de armamentos nucleares é encontrado morto, incinerado por um forte clarão radioativo em seu próprio laboratório, Mulder e Scully vão à Califórnia para investigar. Na realidade encontram burocracia, má vontade e o medo dos funcionários, que não querem falar dos documentos secretos.
O livro tem riqueza de detalhes não aponto de deixar a leitura massante e entediante , mas faz com que o leitor familiarizado com a série se sinta realmente em um episódio, só que estará apar dos pensamentos dos personagens.
Mulder e Scully estão os mesmo da série: Mulder procurando explicações sobrenaturais ou alienígenas e Scully com seu ceticismo e sua fé na ciência inabaláveis. Contudo, Mulder está com um humor um pouco mais ácido e Scully está mais séria.
Ao decorrer do livro a investigação entra em becos sem saída, mais suspeitos, mais papelada e operações super secretas do governo, e como toda boa ficção científica há críticas sociais, que são bem relevantes. Muitas críticas aos armamentos nucleares, questionamentos constantes à respeito da moralidade dos físicos e engenheiros que entram em um projeto nuclear sem se importarem com as consequências, pois essa armas serão usadas em algum momento e matarão milhões de vidas civis.
"Muito bem.. Quer dizer que vocês criam a Bigorna Brilhante, uma arma nuclear que o nosso governo pode usar durante um conflito sem se preocupar com as consequências...e você não dá a mínima para o aspecto político da coisa??" -Página 187
A título de curiosidade Ponto de impacto se passa entre as duas primeiras temporadas, um pouco depois de "Beyond the Sea". Essa história é inédita, ou seja, não tem na série, sendo assim não precisa ter bagagem para desfrutar da leitura. O que mais senti falta nesse livro foi o deboche de Scully a respeito das teorias de Mulder, aquelas "gracinhas" que ela faz durante a série.
As páginas são brancas com espessura não muito fina, a fonte é pequena , tem 42 capítulos, alguns são bem curtos outros são um pouquinho longos, narrado na 3° pessoa. Ponto de impacto é baseado no roteiro e série de tv, Arquivo X criado por Chris Cater.
Título original: The X-Feles Ground Zero
Autor: Kevin J. Anderson
Número de páginas:256
Editora: Unicórnio Azul
Tradução: José A. Ceschin
Pontos positivos: Narrativa fluida, crítica social, Scully e Mulder.
Pontos negativos: Nessa edição alguns erros de concordância verbal e impressão.
Tô envergonhada, mas até hoje nunca assisti Arquivo X!! E não sabia que existia livros da série! Confesso que até hoje não assisti, porque quando era criança via as chamadas da série e tinha medo da musiquinha hahaha acabou que até hoje não vi, mas sempre vejo muita gente elogiando. Gostei de saber da existência desse livro. =)
ResponderExcluirAssisti siim ^^ é muito boa, principalmente se você gostar de investigação, sobrenatural, aliens e afins heheh
ExcluirObrigada pela visita e pelo comentário! <3