Curie e a radioatividade - Cientistas em 90 minutos
A contribuição de Marie Curie para a ciência lhe valeu dois prêmios
Nobel. Sua pesquisa em radioatividade colocou-a entre as mais destacadas
cientistas do século XX, e seu trabalho com o rádio fez avançar nossa
compreensão da física nuclear permitindo enormes progressos no
tratamento do câncer. Mas os perigos inerentes a esse trabalho eram
desconhecidos. Curie morreu de leucemia em consequência de anos de
exposição ao rádio.
Autor: Paul Strathern
Editora: Zahar
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Revisão técnica: Carla Fonseca-Barbatti
Número de páginas: 40
Marie Curie (Marie Skłodowska Curie nascida em Varsóvia, 7 de novembro de 1867) foi a mulher mais extraordinária do século XX. Ela é responsável pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio (este último em homenagem ao país de origem da cientista, Polônia), realizou incríveis pesquisas no campo da física e da química.
É responsável por um feito que ninguém havia realizado até então, ser laureada com dois prêmios Nobel (coisas que não é nada fácil), e ainda mais sendo uma mulher. No século XX a mulher não tinha muito espaço na sociedade, muito menos nas ciências exatas, imagine o quanto ela serviu (e serve) de inspiração para todas(os) que almejam o ramo científico.
Sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de professora de Física Geral na Faculdade de Ciências. Foi também nomeada Diretora do Laboratório Curie do Instituto do Radium, da Universidade de Paris, fundado em 1914.
Os trabalhos de Curie tanto na física, quanto na química, abriram um leque de possibilidade, um deles o estudo atômico, isto é, a física nuclear.
Seus prêmios foram: Nobel de Física (1903), Medalha Davy (1903), Medalha Matteucci (1904), Medalha Elliott Cresson (1909), Nobel de Química (1911)
E é sobre isso que o livro fala obviamente, sobre o trabalho de Madame Curie, e fragmentos de seus diários de laboratório, inclusive sobre sua vida amorosa. Ademais, a narrativa do livro não é pesada e muito menos com se fosse um texto tirado da Wikipédia; o autor da obra faz uma contextualização histórica, e em momentos apropriados usa o bom humor para explicar conceitos físicos, os feitos de Marie, desde o campo humanitário e como era a sua vida no século XX.
O título do livro o faz jus, em 90 minutos ou menos, você consegue lê-lo, sem se cansar, em contra partida, se você não estiver acostumado com obras sobre a vida de cientistas e suas respectivas descobertas, terá alguma quebra de ritmo em sua leitura, devido a algumas explicações que surgiram no caminho. Confesso que não tive essa quebra pois, estou acostuma com esse tipo de leitura.
Destarte, leitura recomendadíssima, não somente para os amantes da física, mas também das ciências como um todo, e claro, o livro debate também sobre a falta de igualdade de gênero na ciência, e o quanto ela pode ser prejudicial no ramo.
Estava lendo um pouquinho sobre ela hoje no livro "A história da ciência para quem tem pressa". É super interessante ler sobre esses cientistas, o quão brilhante suas mentes foram e o quão importante suas obras são para as nossas vidas =D
ResponderExcluirÓtima resenha, irei atrás desse livrinho dos 90 minutos, já vi essa coleção sobre outros grandes nomes da ciência e parece ser bem dinâmico.
Beijão
Eu gostei bastante, principalmente por se tratar de Marie Curie, para mim ela é uma inspiração!!
ExcluirTenho uma série de PDFs dessa coleção, em breve postarei algumas resenhas sobre!!
Beijão <3 obrigada pela visita ;)
Adoro esses livrinhos rapidinhos, ainda mais sobre ciência. É incrível que eu aprendo muito mais rápido lendo esse tipo de livro, do que assistindo uma aula de 50 min, acho que essas obras são super didáticas e estimulam bem mais o aprendizado do que muitos professores por aí (sem querer desmerecer a profissão).
ResponderExcluirDessas coleção tem também "Galileu e o sistema solar", achei super interessante, vale a pena, viu =D
Beijinhos
Sou assim também, consigo aprender melhor SEM uma aula de 50 min. Aprendo mais lendo, ou estudando sozinha mesmo.
Excluir"Galileu e o sistema solar", esse ainda não tenho, mas vou procurar!
Obrigada pela dica.
Beijinhos =D
Não tinha ouvido falar desse livro mas adorei conhecer. Mulheres na ciência muito me interessa pois quase ninguém fala sobre elas, a única que ouvi sobre na escola foi a Marie Curie mas existem tantas outras né? Infelizmente o preconceito com as mulheres nas ciências exatas ainda perduram esse século que vivemos, é difícil para estudar pois são colocadas para trás e nem é dada oportunidade, e é difícil para encontrar trabalho pois duvidam de suas capacidade... Espero que as coisas mudem, nada seriamos sem elas <3
ResponderExcluirbeijoss
N E O D E S V A R I O
Esse livro é rápido de ler e fácil de entender os conceitos científicos que são, de certa maneira, "pincelados".
ExcluirA respeito da mulher na ciência você está coberta de razão; fico intrigada quando duvidam da capacidade feminina, pelo simples fato de ser mulher,no meio acadêmico. :(
Beijos e obrigada pelo comentário! <3
Que incrível! Eu já tinha ouvido falar dela, mas nunca me aprofundei sobre sua participação na ciência. Muito bom o post!
ResponderExcluir