Resenha - Entrevista com o vampiro - Crônicas vampirescas- Anne Rice



  Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock. Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início. É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice.

Título original: Interview with the vampire
Editora: Rocco
Autora: Anne O'brien Rice
Data de publicação: 1976
Número de páginas: 231
Tradução: Clarice Lispector


"É um fio que me puxa para um labirinto. Não sou eu quem puxa o fio. É ele quem me puxa."

O que eu penso: Tudo começa com uma entrevista, onde o vampiro decide contar seus 200 anos de vida à  um jovem jornalista; narrado em primeira pessoa, acompanhamos Louis e sua trajetória melancólica da sua vida vampiresca, o quanto sentiu-se infeliz a maior parte do tempo, o quanto estava apaixonado pela mortalidade humana, e o quanto ele é o personagem que representa  o que o humano anseia: Respostas e um propósito!

O livro trás diversas questões, como relacionamentos, amizade, amor, crenças, sexualidade e sedução, valores da humanidade, vingança e o famoso cento x errado. 
 "Falava ao mesmo tempo que os pensamentos se construíam. E eles eram meus sentimentos mais profundos tomando uma forma que jamais adquiriam". 
                                                                                        - Página 160

   A trama é envolvente, a narrativa é fluida, os personagens são incríveis (te prendem ao livro), os três personagens principais,  Louis (claro), Cláudia e Lestat, sendo o último um vampiro demoníaco e encantador, sem piedade de matar e divertir-se com sua presa.
 
   Cláudia, sem dúvida  é a personagem mais intrigante de todo o enredo, pois ela é uma criança vampiro, quando foi transformada, tinha apenas 5 anos de idade. Os dias se passam, os anos avançam, os séculos crescem e ela torna-se uma mulher em corpo de uma garotinha, embala o leitor.



  Lestat, indubitavelmente é o personagem que mais encanta e seduz o leitor; sádico, tem prazer no sofrimento alheio, possessivo e direto. Sempre zombeteiro, duro e um "pouco" egoísta, ele torna a leitura muito envolvente, com boas discussões com Louis, que é totalmente o seu oposto; logo nas primeiras 60 páginas, temos momentos incríveis com boas argumentações e respostas ácidas,e surpreende totalmente o leitor nas partes finais.

"- Você é intelectual. Nunca fui assim. O que aprendi, aprendi ouvindo os homens falando, nunca através de livros. Nunca fui à escola por tempo suficiente. Mas não sou burro, e você deve me escutar, porque corre perigo." 
                                                       -Lestat para Louis, página 61

   O livro é uma ótima leitura (com apoio histórico, nas descrições e condições dos cenários e vestimenta, etc), é um clássico vampiresco, é muito envolvente você consegue ler facilmente 50 páginas sem perceber, os personagem são bem explorados. A revisão deixou escapar algumas pequenos erros, tanto em acentuação, quanto concordância. Contudo, foram bem poucos. E para a década de 70, esse livro trouxe diversas reflexões, que também podem ser trazidas para nós.

    Apesar de o filme trazer uma porcentagem e profundidade baixas, é um bom longa, contando com diversas estrelas do cinema, como Brad Pitt, Tom Cruise, Antonio banderas e Kirsten Dunst, além de  mostra a dor e angustia de Cláudia presa em sua forma de criança de uma forma totalmente diferente, algo que adorei completamente.
 

E você, gostou do livro quando leu, ou pretende lê-lo?

Comentários

  1. Quero muito ler esse livro (pois o filme, eu já amo <3), mas nunca sei se devo ler primeiro Entrevista com o Vampiro ou ler Príncipe Lestat (acho que foi o primeiro livro da autora sobre esse tema), realmente não tenho ideia.
    Acho que vou acabar comprando primeiro Entrevista com o Vampiro mesmo, pois é o mais barato dos dois, na Amazon eu achei por 18,90 =D
    Posso deixar o outro para comprar depois em alguma promoçãozinha por aí.
    Amei a resenha! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Príncipe Lestad, se eu não me engano, é o 14° livro das crônicas vampirescas, espero conseguir esse livro em alguma sebo haha pois os preços são mais amigáveis.
      Que bom que você gostou da resenha ^^ fico feliz em saber :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Sempre quis ler esse livro pois sou apaixonada pelo filme. Imagino que seja o melhor livro da autora (pelo menos é o que leio por aí).
    Mas vou confessar que fico um pouco perdida em relação as crônicas vampirescas, nunca sei qual a ordem de leitura, etc... Gostaria que alguma editora lançasse um box com todos os livros para facilitar o meu entendimento e a minha compra haha
    Adorei a resenha!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o primeiro livro das crônicas vampirescas, ao todo são uns 15 livros, queria todos livros, infelizmente só tenho alguns PDF's

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas