Estou com um vício de ler e escrever, especificamente no dia em que escrevo essa primeira parte aqui dessa postagem. Estou lendo um blog de literatura que é um dos meus favoritos no momento, enquanto leio, paro para tomar meu chá, observar minha mesa do escritório ao meu redor, pensar no que acabei de ler, também, nas minhas leituras em andamento, deixo meus pensamentos viajarem durante uns instantes e por fim escrevo.
![]() |
| Imagem tirada da internet |
Esse ciclo contínua em mais alguns instantes infinitos dessa noite. Parecem infinitos, parece que vivi mil vidas só nesses momentos meditativos. Enquanto escrevia essa introdução, estava decidindo qual livro iria continuar a ler nesse momento, se iniciaria uma nova leitura, ou pegaria mais um pouco dos que estão em andamento, mas qual deles? Todos me parecem boas opções, mas também ler algo novo parece melhor ainda...Enfim, estou lendo Morangos Mofados e extremamente encantada com esse livro complexamente delicioso. Mas hoje, não vou falar sobre ele, e sim o quanto fui extremamente desorganizada com minha leituras.
Em janeiro deste ano, postei meu desafio literário de 2025, amo desafios e sempre sou bem razoavel comigo, porém, confesso que estou decepcionada comigo mesma...coloquei apenas 12 livros para ler, para melhorar meu ritmo de leitura e me aproximar mais das minhas leituras...No entanto, eu simplesmente joguei tudo pelos ares e agora estou recolhendo o que foi jogado, não me dei conta da passagem do tempo e quando me observe, já estava sendo devorada por Cronos. Me deixei levar por circunstâncias da vida, cansaço, sono, momentos de piloto automático, correria do cotidiano e quando me dei conta, tudo já havia passado e eu estava em casa fazendo receitas de natal. Isso não significa que eu tenha lido pouco, não é isso!
Eu não li os livros DESSE desafio em específico! Como trabalho e estudo a Literatura, sempre preciso ler e muito, aliás.
A lista era com livros de certo impacto, e com prováveis crises existências que a literatura nos dá, e infelizmente não consegui cumprir, inclusive os dois livros nessa lista que li fiz resenha e estão lincados. Como não consegui ler os livros que eu desejava, então alguns desses aqui serão colocados na lista de 2026, principalmente Querida Konbini, que estou postergando desde a Festa do livro da USP do ano passado.
Caso você queira ler as resenhas completas basta clicar nos livros lincados, aqui vou falar bem brevemente o que achei das duas leituras. Começando por ordem: Lições de poética, de Paul Valéry.
Lições de poética, é divido em três partes, são três aulas do autor dada na universidade francesa. É extremamente interessante e um exercito intelectual válido, no entanto, é uma leitura um pouco cansativa dependendo do momento que o leitor se encontrar e alguns pontos são realmente arrastadas. Acredito que por serem aulas, presencialmente deveria ter sido muito mais fluido do que a leitura em si, pois no próprio texto já vemos uma certa empolgação do autor com o tema. No geral, gostei, porém é um exercício e não é uma leitura fácil para leitores de primeira viagem.
Antes que o café esfrie, de Toshikazu Kawaguchi, é ambientado em uma pequena e quase escondida cafeteria em Tóquio chamada Funiculi Funicula. A cafeteria é conhecida por uma lenda urbana: ali, é possível viajar no tempo. Contudo, a experiência vem com regras muito rígidas, a viagem só pode ocorrer dentro do próprio café, o viajante só pode encontrar pessoas que já tenham estado ali, nada do que for feito mudará o presente, e, acima de tudo, a pessoa precisa retornar antes que o café servido esfrie.
A narrativa acompanha quatro histórias principais, cada uma centrada em personagens que desejam revisitar momentos específicos do passado: uma mulher que quer consertar sua relação amorosa, uma esposa que deseja ler uma carta do marido com Alzheimer, uma irmã buscando entender um rompimento familiar e uma mãe que nunca conheceu sua filha. Em todas essas tramas, o livro trata com muita delicadeza de temas como amor, amizade, reconciliação e perda. No geral foi uma boa leitura para passar o tempo, mas não achei um livro extraordinário, muito menos quero continuar a série.
Enfim, esse foi mais um post para registrar esse balanço no desafio literário, espero que em 2026 eu consiga, apesar de toda loucura que a minha vida costumar ser, dar conta das metas e também de fazer resenha de todos os livros lidos ao longo do ano. Sim, é um baita desafio esse (de fazer resenhas), mas isso vai me mover a estar mais presente para essa leitura, mais determinada e empolgada também.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.