Demorei para escrever esse post por uma série de questões, como tempo e tinha me esquecido da existência dos post de "book haul" - lembro que em anos anteriores eu trazia com uma certa frequência aqui no blog! Bom, apresento três livros de diferentes temáticas que ganhei das minhas amigas, elas me enviaram pelos correios.
Sabe quando você não espera presentes e de repente chega algo na sua casa? Bom, foi isso, sou muito grata pela surpresa maravilhosa! Vou falar um pouco de cada livro, destacar alguns pontos da edição e falar qual deles está sendo minha leitura atual e o que estou achando até agora. A qualidade das fotos ultimamente tem sido duvidosa, mas como tenho que fazer algumas coisas com certa pressa não estou conseguindo entregar a qualidade como eu queria. Mas como diz o ditado popular: antes feito do que não feito.
Em Cem anos de solidão, um dos maiores clássicos da literatura, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX.
Em nenhum outro livro García Márquez empenhou-se tanto para alcançar o tom com que sua avó materna lhe contava os episódios mais fantásticos sem alterar um só traço do rosto. Assim, ao mesmo tempo em que a incrível e triste história dos Buendía pode ser entendida como uma autêntica enciclopédia do imaginário, ela é narrada de modo a parecer que tudo faz parte da mais banal das realidades.
E finalmente chegamos a minha leitura atual: Não pise no meu vazio. Segundo a própria autora, os textos reunidos neste livro foram escritos ao longo de uns dez anos ou talvez mais, em sua maioria, sem pretensão alguma de publicar incialmente. Foi a partir do surgimento da expressão “não pise no meu vazio”, que chegou repentinamente para a autora em 2017, que nasceu a vontade e uma misteriosa urgência de publicá-los em formato livro.
Dividido em três partes – do que preenche, do que esvazia e do que preenche e esvazia ao mesmo tempo –, Não pise no meu vazio, da psicanalista e escritora best-seller Ana Suy, fala fundamentalmente sobre o amor, e, também, sobre os demais sentimentos que o coadunam. "É um livro sobre excessos, sobre faltas, sobre o vaivém da vida, sobre o amor, o ódio e a dor." É justamente isso para mim, tudo sobre excesso e como o emaranhado de sentimentos podem nos consumir por dentro. Vou escrever contando todos os detalhes da minha impressão, mas estou variando muito entre os textos, alguns não gostei de todo, outros me senti muito conectada, outros achei bem malucos, mas muito verdadeiros...
Enfim, esses foram os livros que recebi de presente e uma leitura atual, muito provavelmente em breve sai resenha do "Não pise no meu vazio". Um livros de prosa poética que tem seus altos e baixos e está me dividindo bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.