Desafio literário: Rory Gilmore Book challenge para 2023

Parece que se tornou um clichê entre nós, amantes de livros e de quem faz conteúdo para internet com esse nicho, gostar de Gilmore Girls, e eu estou no meio desse balaio. Adoro a série e como ela está recheada de coisas que eu amo de mais: filmes, livros, estudos e vivencias a base de nossos gostos. 

Produzo conteúdo aqui no blog a cinco anos e durante esse período eu descobrir a série como um lugar seguro para mim, e desde então acompanho e me deixo ser influenciada por ela, inclusive, criei uma página aqui no blog (Gilmore book challenge) para acompanhar o desafio e ir marcando todos os livros lidos. Para quem não conhece, o desafio literário se propõe a ler os 340 livros citados na série, dos quais são citados pelas personagens ou lidos pelas protagonista.

Bom, caso você queira ver todos os livros que já li para o desafio até então sinta-se a vontade para visitar a página que mencionei a cima, pois nesse post vou falar dos livros que pretendo ler durante esse ano de 2023 (eu já até separei no meu caderno de leituras o desafio desse ano). Pretendo ler 12 livros , meio que a separação ficou com um livros por mês, e agora em janeiro por conta das férias, pretendo ler dois ao menos. A seguir você saberá quais livros são e um pouquinho sobre eles, não estão em ordem de preferência nem de leitura pretendida.

Inferno, Dante
Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso. Está dividido em trinta e três cantos (uma divisão de longas poesias), possuindo um canto a mais que as outras duas partes, que serve de introdução ao poema. A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. 

O amante de Lady Chatterly
É uma novela escrita por D. H. Lawrence em 1928. Impresso confidencialmente em Florença em 1928, não foi impresso no Reino Unido até 1960. A publicação do livro causou um escândalo devido a suas cenas explícitas de sexo. Lawrence fez alterações significativas no manuscrito original a fim de torná-lo mais aceitável aos leitores. Foi publicado em três versões diferentes.

O processo, Franz Kafka
É um romance do escritor checo Franz Kafka, que conta a história de Josef K., que acorda certa manhã, e é processado e sujeito a longo e incompreensível processo por um crime não especificado.

A sociedade do Anel
É o primeiro volume da trilogia O Senhor dos Anéis, escrita pelo professor e filólogo britânico J. R. R. Tolkien. É seguido de As Duas Torres e O Retorno do Rei. Foi publicado originalmente em 29 de julho de 1954 no Reino Unido.

Anna Karenina
É um romance do escritor russo Liev Tolstói. A história começou a ser publicada por meio da revista Ruskii Véstnik (O mensageiro russo), entre janeiro de 1875 e abril de 1877, mas seu final não chegou a ser publicado nela por motivos de desacordo entre Tolstói e e o seu editor, sobre o final do romance. Portanto, a primeira edição completa do texto apareceu em forma de livro ainda em 1877.

O sol também se levanta
O Sol também se levanta gira em torno de de um grupo de expatriados sediados em Paris, inspirado no próprio círculo de escritores e artistas frequentado por Hemingway. O grupo incluía Gertrude SteinEzra PoundPablo Picasso e F. Scott Fitzgerald representantes da geração pós-guerra, uma geração perdida que vagava por Paris sem transformar nada, mas cheia de ambição. Escrito originalmente em 1926 e publicado em 1927.

Otelo, o mouro
Uma peça de teatro de William Shakespeare escrita por volta do ano 1603. A história gira em torno de quatro personagens: Otelo (um general mouro que serve o reino de Veneza), sua esposa Desdêmona, seu tenente Cássio, e seu sub-oficial Iago. Por seus temas variados, racismo, amor, ciúmes, ódio continua dando a obra um tom recente e relevante. 

A casa dos espíritos, Isabel Allende
Primeiro e mais famoso romance da escritora chilena Isabel Allende. Foi lançado originalmente em 1982 na cidade de Buenos Aires pela Editorial SudamericanaClassificado dentro do realismo mágico, este romance histórico incorpora coisas inverossímeis e estranhas ao ordinário. Narrado desde a perspectiva de seus protagonistas, os acontecimentos da trama tratam sobre o amor, a família, a morte, os espíritos, as classes sociais, a revolução, a política, as ideologias e o fantástico.

A redoma de vidro
Único romance da poeta Sylvia Plath. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica.

As virgens suicidas
Romance de estreia de 1993, do escritor norte-americano Jeffrey Eugenides. A história de ficção, que se passa em Grosse Pointe, Michigan, durante a década de 1970, centra-se na vida de cinco irmãs, as jovens Lisboa. O romance é escrito na primeira pessoa do plural a partir da perspectiva de um anônimo grupo de adolescentes que lutam para encontrar uma explicação para as mortes das jovens Lisbon.

Admirável mundo novo
Romance escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932. A história se passa em Londres no ano 2540 (632 DF - "Depois de Ford" - no livro), o romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutivahipnopediamanipulação psicológica e condicionamento clássico, que se combinam para mudar profundamente a sociedade.

Jane Eyre, Charllote Bronte
é um romance da escritora britânica Charlotte Brontë publicado em 1847. O livro, que tinha como subtítulo uma biografia, foi lançado originalmente em Londres, pela Editora Smith, Elder & Co., Cornhill, em 16 de outubro de 1847, em 3 volumes, atualmente o romance é comercializado em um volume único. Jane Eyre foi escrito por Brontë com o pseudônimo Currer Bell.



Comentários

Postagens mais visitadas