Resenha: Contos e lendas nórdicos Vol. 1

 A primeira resenha escrita nesse blog no ano de 2023, apesar de não ser o primeiro livro lido. Pensei durante um tempo (enquanto eu lia esse livro) se publicaria uma resenha aqui no blog...E no fim das contas estou aqui, redigindo esse texto em uma noite de sábado.


A obra reúne histórias dos povos antigos que habitaram o norte da Europa, região que, atualmente, é composta pelos países Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. Nele, o leitor conhecerá os contos de fadas, lendas, sagas e mitos nórdicos. São histórias cheias de simbologia, cujos personagens são venerados como deuses, semideuses e heróis, e que vão proporcionar uma experiência muito agradável, seja para crianças, jovens ou adultos.

Primeiro volume – Contos e lendas A primeira parte traz contos de fadas mágicos e histórias extraordinárias de autores como Hans Christian Andersen, J. Jakobsen, Peter Christen Asbjørnsen e Jørgen Moe, que falam sobre valores como bravura, coragem, humildade e perseverança. Em suas narrativas a bondade é sempre recompensada. 

É uma leitura rápida e objetiva, os contos são um pouco maiores do que parece ser a lendas, apesar de eu ter levado desde novembro de 2022 para terminá-lo, por uma série de questões, é possível terminar em menos de uma semana. São história extremamente moralizantes, com um propósito didático de ensinar como se viver em sociedade e como respeitar as místicas envolvendo suas lendas. Todavia, com o passar dos séculos os contos envolvendo fadas, gnomos, duendes e outros seres mágicos foram cristianizados. Sim, por de trás dessas histórias de 'contos de fadas' há uma moral cristã fortissíma.

Ao longo do enredo de cada conto vemos, repetidamente, o quanto o "ser cristão" é que vai te salvar de algum apuro, pois todos se dobram ao cristianismo, e mesmo que o protagonista tome uma atitude violenta ou questionável tudo é aceitável, pois em primeiro lugar ele é cristão e em segundo, os tempos são "selvagens" e o mais civilizado é o homem cristão, independentemente do que ele faça. Dessa forma, apesar dessas histórias carregarem a essência mágica e suas raízes folclóricas, elas carregam acima de tudo modificações ocorridas ao longo dos séculos com o proposito pedagógico religioso muito forte, sem dúvida mostrando o que é esperado dos bravos homens civilizados e com uma fé "verdadeira". 

Portanto, foi uma leitura que depois que me empenhei foi rápida e breve, mesmo com o teor cristão, ainda há magia por trás, mesmo que distorcida ela ainda está ali, e também encontramos a origem de várias coisas como a origem do gosto salgado do sal ou de determinada flor que nasce próxima a um lago segundo o povo originário. Não chega a ser uma leitura que eu recomende muito, porém tem lá sua diversão e seus momentos narrativos.



Comentários

Postagens mais visitadas