Livros nacionais que li até agora (2019)



Esse ano li muitos livros nacionais que gostem bastante, tive diversas surpresas, li alguns livro técnicos que não irei incluir neste post, no caso só vou considerar os de ficção. Foram leituras boas, algumas bem gostosinhas outras nem tanto. Não vou me aprofundar muito nos livros, apenas farei breves comentários sobre, não se esqueça de comentar se já leu alguns desses livros.

Escrito em algum lugar
Foi o primeiro livro do Vitor Martins que li, gostei bastante da escrita e da história, apesar de ter achado do meio para o final bem corrido, como se ele quisesse dar um desfeche logo na história, visto que é um conto, se o autor tivesse se estendido mais um pouquinho, teria sido perfeito. Esse foi meu primeiro livro LGBT e adorei bastante. Tentei ler mais outro livro do Vitor Martins, Quinze dias, não gostei e abandonei a leitura na metade, é um livro para um publico bem mais jovem do que eu.

A casa de vidro
A história de baixa fantasia misturada com romance de época se passa na Inglaterra após a primeira guerra mundial, quase para estourar a segunda, mostra uma história de amor entre um ser de outro mundo, que vive no nosso mundo como um jardineiro de uma casa pertencente a aristocracia, e uma humana linda e delicada. Apesar de ser um tanto clichê, ter personagens rasos e ter alguns problemas com o fluxo narrativo, gostei bastante da história, e gostei mais ainda da narrativa.

O guarani
Um grande clássico da nossa literatura, gostei da história, sofri em todos os momentos por Peri e sua inocência, além de ter achado que o personagem tinha uma lealdade exacerbada pelo homem branco, o qual tirou sua terra e matou sua gente. Todavia tudo o que indica é que o autor queria trazer os índios, um símbolo nacional, como o herói e patriota. Algo que me deixou bem desgostosa foi ter lido uma adaptação e não o texto na integra, o que senti falta do contato com a literatura clássica.

A terceira margem do rio
Guimarães Rosa trás uma história que beira o surreal, uma história cheia de significados e magnificência. Só esse conto eu o li uma 4 vezes neste ano, e foi algo maravilhoso que encheu minha alma.

A Cartomante
Quem segue o blog a mais tempo, sabe que adoro Machado de Assis, que adoro poder ler mais e mais de seus escritos, sendo assim, não podia perder essa oportunidade, li e reli esse conto, pois parece que sempre tem mais a ser lido. Com uma história envolvente de uma cartomante que acaba sendo um caso de polícia, com um desfecho que é propositalmente "inacabado", para surpreender o leitor e pega-lo em sua estupefação.

fiz resenha aqui no blog, foi um livro maravilhoso, surpreendente e extremamente envolvente, muito da mensagem espiritual que o autor passa eu pudi captar e levar para minha vida, esse livro é um daqueles que digo com orgulho que de certa forma me melhorou bastante.

Esses foram alguns dos livros nacionais que li esse ano, li alguns infantis também, contudo quero fazer um post específico sobre o tema, recomendando livros infantis. Quais os livros nacionais que vocês leram e adoraram?

Comentários

Postagens mais visitadas