6 de jul. de 2019

O alquimista, de Paulo Coelho

Me perdoem por ficar tanto tempo sem postar aqui no blog, estou bem ativa no Good reads e um pouco no instagram, minha vida está uma bagunça de horários, leituras e outros assuntos mais pessoais, estou lendo bastante e meu ritmo de leitura está muito bom e até agora não tive uma ressaca literária. Ora esse é o primeiro livro que leio do Paulo Coelho, neste momento que estou escrevendo o post já li também Maktub, também e espero em breve poder ler Cavaleiros da Luz, mas enfim vamos à resenha.

Autor: Paulo Coelho
Número de páginas: 176
Editora: Pergaminho  
Onde comprar: Amazon
Avaliação no Good Reads!

O livro brasileiro de maior sucesso no exterior, O alquimista narra a história de um jovem pastor, Santiago, intrigado por um sonho recorrente: um tesouro oculto, guardado próximo das pirâmides do Egito. Disposto a decifrar seus sonhos, ele embarca em uma longas viagem, em que se defronta com os grandes enigmas que acompanham a humanidade desde a criação. Durante sua jornada encontra, entre outros, um alquimista, que lhe ensina a penetrar na misteriosa alma do mundo e como identificar as pistas para chegar ao tão procurado tesouro.

Santiago, um simples pastor espanhol que sonha com piramides e vê a língua secreta do mundo nos pequenos gestos, emoções e afins nas pessoas e nos animais, após conhecer misteriosamente um rei enigmático, chamado Melquisedeque e conhecer que as pessoas tem um sonho secreto que devem seguir, embarca em uma aventura sem igual e que mudará sua vida para sempre. Partindo da Espanha, desembarca no continente africano dominado pelo império islâmico, e em pouco tempo aprende a falar árabe, conhece diversas outras pessoas que de alguma forma o ajudam a chegar em seu destino, ou lhe ensinam algo importante.

Embora tenha um ar muito de auto-ajuda, o livro é mais ensinamentos mágicos/espirituais, é o tipo de livro que deixa um quentinho no coração e ajuda o leitor a desenvolver seu senso crítico em relação a si mesmo, adorei muito a leitura que foi extremamente fluida, envolvente e rápida.

Os personagens são bem interessantes, alguns são bem pouco desenvolvidos, até mesmo o protagonista deixa a desejar em alguns aspectos, mas é interessante ver seu crescimento e persistência em relação ao seu sonho. Ora, o livro aborta temas como autodescoberta, realizações e foco nos objetivos, assim como aborta o mundo mágico, lendas e como sua magia é trazida para nosso mundo. Ademais, uma das partes que achei bem interessante é que em determinada altura do livro uma das discussões é que muitas pessoas não atingem as expectativas sobre a vida e seus acontecimentos ficam desgostosas e reclamonas, assim como há muitas que se acomodam, vale destacar que essas e outras críticas estão nas entrelinhas e dão uma riqueza ainda maior ao livro. Estou ansiosa para ler mais livros do Paulo Coelho, que considerei como uma leitura, além de motivacional, um tanto espiritual.


2 comentários:

  1. Oi Jéssica. Vou confessar que não curti tanto O alquimista... Já li vários livros do Paulo, alguns eu gostei, como Veronika decide morrer, Hippie e Brida, outros achei um fiasco, como O zahir e Na margem do rio Piedra... O alquimista está no meio...

    Li quando estava no ensino médio, então não sei se mudaria de opinião se relesse, mas tenho vontade de fazer isso XD
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante, tirei duas noite para ler, o que me achei legal foi que ele é quase um auto-ajuda, mas não aqueles chatos massantes ou aqueles tipo O segredo kkkkk

      Sempre é bom reler alguns livros, nossa opinião muda tanto com o passar dos anos... =D
      Obrigada pelo apoio!

      Excluir

Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.

Leia esse post!

Não pise no meu vazio, Ana Suy

Essa foi mais uma leitura terminada nesse mês de março, a qual me fez bem no geral! O livro possui, em muitos poemas, uma metalinguagem sobr...