Minha experiência literária | Diário literário


Quer saber como adquirir livros clássicos da Jane Austen? Clique aqui!

Tive a ideia de fazer esse post quando estava ponderando minhas leituras e relembrando minha trajetória literária, que de forma resumida trouxe para você, desde o meu ponto de partida ao meu estado atual, quanto eu venho crescendo e o quanto preciso melhorar. Esse post é para compartilhar com você leitor algumas das minhas experiências literárias, e mostrar que TODO livro é uma leitura válida. 
Desde muito nova sempre gostei de ler e sempre tive contato com a leitura, adorava pegar livros com palavras difíceis para minha idade na época, porque elas tinha um som gostoso de se pronunciar e porque eram curiosas. Com o passar do tempo continuei a ler, contudo era bem pouco, na adolescência era um número bem, bem limitado, já que durante uma certa temporada eu trabalhava e estudava em cidades diferentes, porém..vivia em uma livraria, nessa época conheci a série Beautiful Creatures, e havia lido o primeiro livro, dezesseis luas.

 Quando terminei o colegial entrei em um cursinho pré-vestibular (onde descobri que adoro física), as leituras continuavam poucas e bem fracas, mas ao menos lia um livro por mês, contudo não tinha uma paixão, não tinha uma ânsia pela leitura como tenho hoje. Sai do cursinho, não havia passado no vestibular aquele ano, comecei a estudar em casa; em meados de 2014 para 2015 comecei a ler fantasias YA, uma das séries que acabei conhecendo foi Trono de Vidro, que tem resenha disponível  aqui no blog até o terceiro livro, e ai fui arrebatada  pelo mundo literário, e a partir daí comecei a ter uma frequência maior de leitura, mas não tão significativa. Ainda. 

Em 2016 fiz uma meta pequena de leitura, consegui cumprir, em 2017 li em torno de 12 (os que eu me lembro) e já era a louca dos livros, já em 2018 coloquei uma meta ambiciosa de leitura, a qual nunca havia feito, ler 50 livros, eu cumprir, até passei essa meta (só que não coloquei na lista de leitura do blog, eu não sei o porquê). Por fim, esse ano estou com a meta de ler 60 livros, dentre os quais a maioria são clássicos. 

Eu sempre me perguntava, tendo em vista que "comecei" lendo YA e acabei parando em clássicos e ficção científica, como cheguei aqui? A resposta é fácil, tudo começou com um catalizador, um estopim para que minha paixão avassaladora por livros se aflorasse. Creio que O Cortiço, Machado de Assis, Edgar A. Poe, Clarice Lispector  foram meus primeiros contatos com literatura clássica, foram eles que fizeram apaixonar-me tanto por uma leitura mais densa, uma escrita que exige mais do leitor.  

Considero, a parti de uma experiência pessoal, portanto, que toda leitura é valida, que um livro mais "Teen" não seja perda de tempo, muito menos romances de época, pelo contrário pode ser por meio destes livros o leitor(a) descubra o amor por clássicos e gêneros literários diversos. Não tenho preconceito com nenhum tipo de livro, apenas existe aqueles que sei que não vou ler, pois meu perfil literário é outro. Adoro livros 'diferentões', que saiam da curva, que trazem mundos totalmente diferentes, mil discussões, assim como adoro clássicos, livros grandes e densos, com um vocabulário mais exigente, assim como gosto de algo mais contemporâneo, para variar minhas leituras e percepções textuais. 

Enfim, hoje estou cada vez mais me aprofundando na leitura dos grandes nomes na literatura mundial os quais sou apaixonada, e entre essas leituras leio livros mais contemporâneos e as vezes uma leitura mais "leve". Bem resumidamente essa é minha história literária, quer dizer o começo, pois ela tem diversas aventuras e outras pequenas quest como em um RPG. Ah, sempre me perguntam que tipo de leitura eu gosto, apesar de ficar repetitivo nesse post.. adoro clássicos, ficção científica, ficção história e fantasia, esses são os livros que mais consumo e faço coleção. Espero que tenha gostado do post; através dos comentários, compartilhe comigo sua história literária e seus gêneros favoritos. 



Comentários

  1. Olá
    Preconceito literário é tão coisa de pseudointelectual. Eu acredito e defendo que toda leitura, incluindo histórias infantis, tem algo a lhe ensinar, uma visão diferente de mundo pra te apresentar. Adorei saber sua história com a literatura.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente =D Sempre digo isso para as pessoas quando converso sobre livros ou literatura, Que através de qualquer gênero literário você pode adquirir mais e mais vontade de ler, e consequentemente pode migrar para outros gêneros, como clássicos.

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário S2

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas