#projetoliteratura | Classicismo

Créditos imagem\\ 
Antes de começar o post gostaria de pedir desculpas para vocês, que até me mandaram mensagem pelo insta sobre esse projeto, sábado eu havia esquecido de posta-lo e só tive tempo hoje; mas enfim..vamos a essa escola literária maravilhosa!
O objetivo do classicismo é a valorização dos grandes clássicos, valorização da cultura greco-romana, enriquecendo a literatura com palavras latinas, tendo em vista o antropocentrismo, o hedonismo, isto é a busca pela satisfação dos prazeres. O classicismo visa a perfeição, um padrão estético e um rigor  na escrita quanto a métrica, a rima e expressão de pensamentos, usando-se de personagens da mitologia grega para simbolização de sentimentos. Justamente pela valorização de escritores considerados clássicos que essa escola literária chama-se de classicismo.


Os autores do século XVI que se inspiravam nos escritores clássicos como Homero, Sófocles, Ésquilo, Aristóteles ou os latinos como Cícero, Virgílio e Ovídio,  retomam a ideia de que a base literária deve-se  na razão, que controla a expressão das emoções. Os versos, por exemplo, deixam de ser escritos em redondilhas, que são cinco ou sete sílabas poéticas, e passam a ser escritos em decassílabos, ou seja dez sílabas poéticas, consequentemente introduz-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.


"E faz este natural amor, que tanto se preza,suba da sombra ao real,da particular beleza, para a beleza geral" -Luiz v. de Camões 

Outra grande característica é o platonismo, ou amor platônico, como o próprio nome sugere origina-se do filósofo grego Platão, tal amor trata-se da elevação em direção à beleza que ultrapassa o indivíduo e os prazeres dos sentidos. Ao lermos o trecho de Camões acima, notamos essa influência de Platão nos textos do autor. Em alguns textos da época também há o neoplatonismo, que é a mistura do amor sensual e do platônico.

Ademais, é interessantíssimo destacar o momento histórico pelo qual essa escola literária passou, haja vista a Europa preparava-se para a grande transformação politica, econômica e cultural que atingiu sua plenitude nos séculos XV e XVI, tal movimento é conhecido como Renascimento. Caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma evolução em relação às estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciênciasChamou-se Renascimento em virtude da intensa revalorização das referências da Antiguidade Clássica, sendo que o classicismo estendeu-se aos séculos XVI a meados do século XVIII.
ALMA MINHA GENTIL, QUE TE PARTISTE
"Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida descontente, Repousa lá no Céu eternamente, E viva eu cá na terra sempre triste. Se lá no assento Etéreo, onde subiste, Memória desta vida se consente, Não te esqueças daquele amor ardente, Que já nos olhos meus tão puro viste. E se vires que pode merecer-te Algũa cousa a dor que me ficou Da mágoa, sem remédio, de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cá me leve a ver-te, Quão cedo de meus olhos te levou."
Um dos escritores mais importantes da língua portuguesa durante o classicismo sem dúvida foi o português  Luiz V. de Camões, sendo que sua obra foi dividida em dramático, épico e lirico, sendo sua obra mais celebre Os lusíadas, que em breve terá resenha aqui no blog.   

Leia mais sobre o classicismo 

Siga o blog no: Good Reads, Twitter e instagram 

Post anteriores:


Comentários

Postagens mais visitadas