A ilha do Dr. Moreau de H.G Wells

Exemplar da biblioteca

Narrado em primeira pessoa, conhecemos o náufrago Prendick que é resgatado por Montgomery, o qual se encontra em uma embarcação de carga com um capitão bem hostil, que  abandona Prendick em sua primeira parada: uma ilha misteriosa, da qual a tripulação se recusa a se aproximar. Lá, conhece o dr. Moreau, um cientista inglês exilado, famoso por realizar experiências que são verdadeiros shows de horrores.


O enredo fala desse médico que cria criaturas monstruosas em uma ilha tropical. Moreau é um cientista obcecado pela ideia de transformar animais em homens através de cirurgias e hipnose. A chamada vivissecção é o crime de que Moreau é acusado ao fazer suas experiências dolorosas em animais. Isto o leva a se refugiar na ilha onde desenvolve suas ideias. Pendrick se encontra em meio a um cenário desesperador e selvagem, com criaturas indescritíveis e momentos cheio de terror.  

Título original: The Island of Dr. Moreau
Autor: H. G. Wells
Número de páginas:  165
Editora: Alfaguara/Objetiva
Tradução: Braulio Tavares

 Na verdade, uma grande parte do que chamamos de "educação moral" não passa de uma modificação artificial desse tipo, uma perversão do instinto; a agressividade é induzida a virar coragem e auto sacrífico, a sexualidade reprimida se transforma em emoção religiosa. -Página 96

Há, nesta obra, toda uma discussão sobre religião, moralidade, adaptação ao ambiente, e um dos pontos altos a ética científica, além disso há muita crítica à sociedade e sua estrutura por parte do Dr. Moreau. Acho que os livros de Wells, os que li até agora, tem uma ponta de darwinismo social, e um pouco de influencia do positivismo, corrente filosófica que surgiu no começo do século XIX, não obstante com uma sátira social.

Destarte, Gostei bastante do livro, apesar de sentir uma pontada de aflição na descrição das criaturas e saber como era "criadas", achei um pouco perturbador saber que as criaturas sofriam apenas pelos caprichos do Dr. Moreau, ele queria transformar animais em humanos, enfim, não vou focar nessa discussão. Wells, trás uma história para chocar as pessoas e ele não faz questão de criar personagens com que o leitor se apegue, apenas nos faz  compreender algumas situações delicadas que os personagens passam. Sendo que, alguns deles são simplesmente chatos, cruéis, egocêntricos e etc.

O livro é dividido em 22° capítulos nomeados, as páginas são amareladas e com uma textura grossa, possui um prefácio e notas. Ainda não entendi essa capa, não tem vampiros, por que tem uma dentadura de vampiro na capa? Alguém me explica nos comentários, please.


Comentários

  1. Tenho esse no Kindle e estou doida para ler! Pelo jeito é bem curtinho e rápido de ler =D
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem curtinho e bem fluido.. só me deu arrepios em algumas partes kkkk só pela descrição bizarra mesmo hahah

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Oi, Nerd! Esse livro parece legal, e é um clássico, né? Me lembrou Lost e Okja, mas acho que na verdade é o livro que serve de referencia para várias obras que vieram depois. Fiquei feliz em ver que pegou o livro da biblioteca, é uma ratinha mesmo, como eu! Bjks

    https://passeinabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas literaturas e o cinema se inspiram/inspiraram nesse livro, acho isso bem legal.

      Sim,sim.. tenho que aprender a deixar de passar na biblioteca e terminar os livros da minha estante hahah

      Obrigada pela visita!! <3

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas