A hora da estrela, Clarice Lispector
Esse mês teria apenas resenhas de clássicos, contudo além de que estive me "adaptando" a um novo curso técnico, tive uma ressaca literária após a releitura de algumas obras de Shakespeare e infelizmente não consegui atingir minha meta mensal, consequentemente no mês de Setembro irá se estender a meta dos clássicos. Sem mais delongas.. vamos à resenha. ❤
Título Original: A hora da estrela
Autora: Clarice Lispector
Número de páginas: 87
Editora: Rocco
Rodrigo S. M. é um escritor armador, que está escrevendo uma história que atormenta sua mente, uma história triste e amarga sobre uma jovem alagoana de 19 anos, chamada Macabéa, Apesar de ter estudado pouco e não saber escrever direito, Macabéa faz um curso de datilógrafa, e muda-se para o Rio de Janeiro à trabalho, no qual recebe menos que o salário mínimo. Após a morte da tia, deixa de ir à igreja e passa a repartir um quarto de pensão com quatro balconistas de uma loja popular.
A protagonista tem um certo tipo de inocência exacerbada, que a coloca em diversas situações desconfortáveis. Macabéa sempre achou-se feliz, pois acreditava que seu modo de vida era comum, não conhece a cobiça, e nem faz grandes planos para o futuro. Macabéa, que representa a miséria inerente ao autor e a todas as pessoas. Em uma relação de amor e ódio, Rodrigo S.M. narra a vida dessa moça como tentativa de se livrar da sensação de mal-estar que ela representa e que o contagiava, ao mesmo tempo em que odeia a simplicidade de Macabéa, ele a ama. Ao longo do enredo conhecemos toda a vida de Macabéa, suas dúvidas, romance, solidão e uma vida extremamente simples e com muitas privações.
A narrativa é extremamente fluida, Clarice Lispector consegue fazer grandes reflexões desde a existência de Deus, a pobreza, depressão, solidão e sentido de realidade e a busca pela essência humana. O cotidiano torna-se fascinante e reflexivo.
Não posso falar muito sobre a obra para não dar spoiler, minha recomendação é leia o livro, seja para livrar-se de uma ressaca literária, ou para ser questionado, questionar e refletir muito sobre que tipo de pessoa que você é ou quer ser.
O livro possui páginas brancas, a fonte é okay, e tem uma dedicatória, não é separado em capítulos, e a diagramação está ótima.
Ouço tanto falar sobre Clarice Lispector, mas confesso que nunca li nada dela haha Um dia pretendo ler e irei começar pelo A hora da estrela, que recebe tantos elogios =D
ResponderExcluirAdorei a resenha <3
A escrita da Clarice é tão fluida que o leitor consegue ler rapidinho os livros dela. Super recomendo, Dora.
ExcluirObrigada pela visita e pelo comentário =D