Romeu e Julieta, de William Shakespeare

Eu adoro clássicos literários, eles são a maioria na minha velha estante; já aviso que esse mês terá muita resenha de clássicos. Enfim, estava muito querendo retomar a leitura  das obras de Shakespeare, e ainda não havia lido The tragedy of Romeo and Juliet.


Autor: William Shakespeare
Número de páginas: 140
Editora: Nova cultura
Tradução: Beatriz Viégas-Faria

 Uma tragédia dos primórdios literários de Shakespeare, conta a história de duas famílias separadas por um ódio, que nunca saberemos porque se odeiam, os Montéquio e os Capuletos, que vivem em rixas constantes, em  meio de tanto ódio surge algo quase que improvável, o amor. Romeu e Julieta se apaixonam perdidamente, ao se conhecerem em um baile dos Capuleto. Um amor fadado ao trágico, já que supostamente não podem ficar juntos por causa das contendas entre suas famílias, o destino os reserva um fim trágico.

Seu enredo é baseado em um conto da Itália, traduzido em versos como A Trágica História de Romeu e Julieta por Arthur Brooke em 1562, e retomado em prosa como Palácio do Prazer por William Painter em 1582. Shakespeare baseou-se em ambos, mas reforçou a ação de personagens secundários, especialmente Mercúcio e Páris, a fim de expandir o enredo.  Além disso, a peça atribui distintas formas poéticas aos personagens para mostrar que eles evoluem; Romeu, por exemplo, fica mais versado nos sonetos a medida que a trama segue.



Essa tragedia de Shakespeare não é das mais envolventes, nem a mais tocante. É muito interessante isso, nós séculos passados Romeu e Julieta tocava muito as pessoas, e já nos nossos dias, ele tornou-se um drama adolescente, que poderia ter sido evitado todas aquelas mortes, se ambos não tivessem casado escondido, mas tivessem um relacionamento às "claras", apesar de toda a confusão das famílias (isso não é spoiler, essa história tem mais de 430 anos). 

A história não é grande coisa, apesar de ter alguns quotes maravilhosos, enquanto lia não me apeguei aos personagens, muito menos me senti encantada com o romance flash. Contudo, foi gostoso de ler, foi divertido, e bem interessante ler mais um clássico, contudo esse livro não está na minha lista de favoritos no good reads

As páginas são brancas, a fonte é pequena e o livro possui 3 peças de Shakespeare, que são Romeu e Julieta, Macbeth, e por fim Otelo, o mouro de Veneza. 

Só para ser sincera, e para prometer-te meu amor uma vez mais. E, no entanto, desejo apenas o que já tenho. Como o mar, meu amor é profundo e minha entrega desconhece fronteiras. Quanto mais me dôo a ti, mais eu tenho, pois tanto meu amor quanto minha entrega são infinitos. - Julieta, Ato II cena I



  

Comentários

  1. De todas as peças de Shakespeare que li esta é a que menos gosto... Seilá, não consigo me envolver e, principalmente, me importar com o romance dos dois.
    Apedar disso reconheço sua importância XD

    Adorei a resenha. Que venha mais Shakespeare por aqui =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não gostei.. e é tipo.. parece que falta algo a mais nessa história, achei que o romance passa batido.

      Obrigada pela visita e pelo apoio Dora <3 e com certeza vou trazer mais Shakespeare \o/

      Excluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas