31 de jul. de 2020

A breve segunda vida de Bree Tanner

Não sabia que havia esse livro até navegar um poco na Amazon e encontra-lo. Li o digital mesmo, pois estava mega curiosa para saber do que se tratava, e como não li Eclipse (apenas assistir ao filme), ficou um pouco nublado até eu entender de que vampira se tratava. 






Título original: The Short Second Life of Bree Tanner
Autora: Stephenie Meyer
Número de páginas: 192
Editora: Intrínseca 
Onde comprar: Amazon

Bree Tanner mal se recorda da vida que tinha antes de descobrir seus sentidos extremamente aguçados, os reflexos sobre-humanos e a força física sem precedentes. A vida antes da insaciável sede de sangue... Antes de ser uma vampira.

O que ela sabe é que a rotina em um bando de recém-criados é de poucas certezas, e de ainda menos regras: fique alerta, não chame atenção para si mesmo e, acima de tudo, volte para casa antes do nascer do sol, ou será destruído. O que ela não sabe: seu tempo como imortal está se esgotando. Depressa.

Bree encontra em Diego um amigo inesperado, outro jovem vampiro atormentado pelas dúvidas a respeito do monstro que os criou – alguém que conhecem simplesmente por Ela. Quando os dois percebem que são apenas peões em um jogo cujas proporções jamais imaginaram, é preciso descobrir em que acreditar. 

Esse livro é um "conto de Eclipse", conhecemos a jovem vampira Bree e acompanhamos seus pensamentos, medos e expetativas, além de sua constante sensação de que não terá a eternidade para entender sua nova natureza. Talvez seja o livro mais sombrio da autora, e apesar de fazer parte da saga Crepúsculo, é bem destoante, comovente, incrivelmente fluido que dilacera o coração do leitor.

 A autora trás uma segunda e extremamente breve vida, na qual a protagonista sente-se vazia, sozinha e desconfiada de todos, além de ter a sede lhe atormentando constantemente, sua garganta vive ardendo, impedindo-a de manter-se concentrada e notar a conspiração que estava envolvida, além de questionar-se sua criação, proposito e aquela sensação de que morrerá em breve. 

Bree é uma personagem consistente, que acredita em superstições vampirescas, sendo estas  que regem sua vida, até a chegada de Diego. Um vampiro alguns meses mais velho, que confia de mais no líder da matilha, que amante de Victoria, mas também é um vampiro que tem certo alto controle, além de curiosidade sobre sua natureza. 

Todavia, um dos pontos negativos da história é o romance muito rápido, literalmente questão de horas, isso me incomodou bastante, além de que ficou raso alguns acontecimentos, atos que não tiverem consequências e alguns diálogos eram muito rasos. Além de que os personagens tomam decisões questionáveis que os levam à trágicas consequências, isso me fez pensar em diversas decisões que tomamos ao longo de nossa vida, será que tentamos analisar os fatos, será que confiamos de mais e deixamos ser manipulados?  

22 de jul. de 2020

Percy Jackson e O mar de monstros (Percy Jackson e os olimpianos), Rick Riordan

Após ler o primeiro livro não demorei para pegar o segundo, não tanto quanto achei que iria demorar, e foi uma leitura também divertida, e até empolgante, pois sinceramente não conhecia a lenda do mar de monstros e foi muito  bom conhecê-lo. Esse é mais um post de resenhas atrasadas, espero postar bem mais esse mês!! 

 

Título original: Percy Jackson and The Sea of monsters 
Autor: Rick Riordan 
Tradução: Ricardo Goveia 
Número de páginas: 304 
Editora: Intrínseca 
Onde comprarAmazon

Percy tem sonhos estranhos com Grove, ache que ele está em perigo, tendo em vista que ao final do primeiro livro ele embarcou em uma jornada em busca do deus Pã, não bastava isso ele tem  terríveis pesadelos com o titã Cronos, além disso as férias de verão estão chegando, isso significa que logo Percy irá para o acampamento, contudo a árvore de Thalia foi envenenada e a proteção do acampamento não é mais o mesmo, sendo assim os monstros estão podendo ataca-los a qualquer momento. Muita coisa acontece, Percy e Annabeth irão sair de missão com  Clarisse, filha do deus Ares, que Percy tanto não gosta, para encontrar um item mágico que será capaz de proteger o acampamento e curar a árvore de Thalia, filha de Zeus. 

A narrativa é muito fluida, o enredo é interessante e divertido, não é extraordinário, mas sim uma leitura leve e rápida. Grove quase não aparece nesse livro, visto que ele está em algum lugar em distante, em sua missão de busca, contudo ele está ligado a Percy e aparece em seus sonhos. Gostei de Clarissa nesse livro, ela é durona, decidida, corajosa, mal humorada e um tanto violenta, mas com toda certeza ela foi mega útil na missão. 

Aqui conhecemos mais de Annabeth, seus sonhos e desejos, ele é mais desenvolvida e até um pouco mais foca. Percy nesse livro é muito infantil, corresponde muito a sua idade, fica com ciumes do pai, que afinal é um deus, fica irritado por não ter atenção, irrita-se por qualquer pessoa saber mais da cultura grega do que ele, além de tratar super mal o irmão que acabara de conhecer, o que me desagradou bastante na leitura.  

A leitura, portanto, é maravilhosamente fluida, divertida cheia de pequenas mensagens para os leitores, além de que nos aproximamos cada vez mais do desenvolvimento da trama e seus personagens, não foi o meu favorito, mas é muito gostosinho de ler. 

14 de jul. de 2020

Book tag| 50% (com vídeo)

Todos os anos faço essa book tag aqui no blog, foi até divertido comparar com os anos anteriores, deu até nostalgia, se você quiser ler vai estar lincado aqui no post. Essa é a primeira vez que faço em vídeo, então estou muito feliz por isso também. 

Esse ano de 2020 tem acontecido muita coisa, tanto no mundo, que só tem desgraças, quanto na minha vida pessoal, houve muitas perdas e houve alguns ganhos, contudo me concentro nas coisas boas, para não entrar em mais crise ainda. Algo que faz tudo maravilhoso são os livros❤




9 de jul. de 2020

Percy Jackson e o ladrão de raios, Rick Riordan (Percy Jackson e os olimpianos)

O segundo livro do ano foi Percy Jackson, eu li porque é o livro favorito do meu "namorido", gosto de ler os livros favoritos das pessoas mais próximas à mim, foi o primeiro livro do autor que gostei de ter lido e me divertir muito. Após ler a HQ baseada no primeiro livro decidir que iria ler essa série, o que deu muito certo, apesar de passar por altos e baixos, me surpreendeu. 

 


Título original: The Lightning Thief 
Autor: Rick Riordan
Número de páginas: 387
Editora: Intrínsica
Tradução: Ricardo Gouveia 
Onde comprar: Amazon


O livro conta a história do jovem disléxico Percy Jackson, oriundo de uma família simples, que vive mudando-se de escolas pois não consegue se adequar a vida, contudo já faz um tempo que está em uma escola e tem um melhor amigo, Grove. Em um dia de excursão da escola à um museu, Percy acaba sendo atacado por algo sobrenatural, que a princípio só existia na histórias mitológicas gregas, o garoto descobre que não é um mero mortal, e sim um filho de um deus, tal fato explica muita coisa estranha que ocorria com ele quando perdia o controle e o porque de sua dislexia. 

Após entrar no acampamento para semi-deuses Percy descobre que é filho de um dos grandes deuses, Poseidon, e que está sendo acusado de ter roubado o raio de Zeus, o deus pai na mitologia grega. Há tanta coisa que Percy sofre, descobre e aprende ao longo de sua jornada, embarcando em uma missão para limpar seu nome, recuperar o raio de Zeus e trazer sua mãe de volta. 

O livro é cheio de explicações de muita coisa da mitologia grega, que fascina, assim como eu, muitos até hoje, além de ser divertido e uma história que faz quase todo mundo se identificar. Annabeth e Grove, o sátiro,  são os melhores personagens, são divertidos, inteligentes e bem maduros para idade deles, Percy é um personagem comum, aquele que é para nos identificar, tendo em vista sua origem e maneira genérica de ver as situações.

Não morri de amores quando li, nem achei uma história extraordinária, mas mediana, o que gostei muito foi a construção de mundo, como Riordan usou a mitologia e transportou para nossos dias, bem como muitos conceitos de ritos pagãos. É um livro que recomendaria para todo leitor iniciante, e claro, aqueles que adora um livro leve e rápido. A aventura foi muito boa e divertida, além disso não tem nada a ver com o filme, que é extremamente distante, como a relação de Percy e Annabeth, no livro é apenas uma amizade, contudo no filme é levado por um lado romântico, nesse primeiro livro não tem como shippa-los ainda.  

6 de jul. de 2020

Fangirl, Rainbow Rowell

Um livro que não sabia o que esperar ao certo, só sabia que era fofo, havia lido muitas resenhas elogiando-o, contudo quando peguei ele não sabia muito bem o que encontraria....Encontrei um livro fluido, fofo, divertido, como todo bom livro com partes que deu vontade de amassar alguns personagens e outras com vontade de abraçar a Cath. Uma leitura leve sobre crescimento emocional de uma maneira divertida e encantadora.



Autora: Rainbom Rowell 
Número de páginas: 320
Editora: NS editora 
Tradução:Caio Pereira 

Diferentemente de sua irmã gêmea Wren, que cresceu e abandonou o fandom, Cath é super fã da série de livros Simon Snow, para ela não é só ser super fã, mas sim um estilo de vida, ela vive e respira a série, tanto que escreve a mais famosa fanfic, Carry on, Simon. Sua fanfic é seu único refúgio, sabendo exatamente como escrever, com maestria, seu romance, bem como se "guardar" de um mundo terrivelmente assustador para ela. Contudo, uma nova realidade vai abalar seu mundo, seus interesses e deixa-la desesperada com situações e sensações inteiramente novas. Cath começa a enfrentar o que seria o ensaio para a vida adulta em seus 18 anos. 

Ao decorrer da leitura vemos o quanto a protagonista está agarrada ao seu passado ora nostálgico, ora com lembranças doloridas com sua mãe;  como não consegue ir em frente com sua vida, além disso ela não consegue estar em lugares tumultuados, não gosta de festas, coisas/situações novas, ela apenas gosta de estudar e escrever sua fanfic. Até que um momento de sua vida tudo muda, ela entra na faculdade sem a irmã por perto, já que esta não quer Cath à sombra dela o tempo todo. Cath fica chocada ao saber que ela e a irmã vão fazer cursos diferentes e estarão tanto em campus diferentes quanto dormitórios. 

Tudo na vida de Cath vai obrigando-a a não ser tão apegada à sua zona de conforto e seu passado e aos poucos a protagonista se vê amadurecendo, tanto emocionalmente quando psicologicamente, e aos poucos ela vai aprendendo a lidar com uma família fragmentada, paixões, amigos novos e situações acadêmicas embaraçosas. 

A narrativa é extremamente fluida, contudo cheguei em um ponto que parecia que eu lia horas a fio e as páginas não avançavam, isso não estragou a experiencia de leitura...só fez que eu demorasse a terminar.

Cath é uma personagem fofa, doce, as vezes um tanto imatura, além de ser o tipico personagem que é feito para o leitor se identificar rapidamente, a nerd que tão tem muita experiência com o mundo à sua volta, sendo que o enredo é focado em seu crescimento emocional e psicológico, bem como há um crescimento de Wren, não são, portanto, personagens unidimensionais. Eu li muitas resenhas reclamando que ambas, ou só a Wren ou só a Cath eram fuito infantis, ao meu ver agiram de acordo com a idade/compreensão de cada uma, isso foi muito bom para acrescentar a história. Alguns pontos sobre o relacionamento da protagonista com Levi me incomodaram um pouco, em certos momentos notava-se que ambos não tinham inteligencia emocional para lidar um com outro, porém a autora trabalhou muito bem isso, e a química entre os dois funcionou muito bem. 

Essa edição está maravilhosa, gostei da qualidade do papel, apesar de parecer que vai rasgar se eu não tomar cuidado, gostei do tamanho da fonte, e por ser um livro de brochura achei que a qualidade da capa e orelhas são muito boas. Me apaixonei por esse livro e com toda a certeza absoluta que foi um investimento, pois me marcou também.

Leia esse post!

Não pise no meu vazio, Ana Suy

Essa foi mais uma leitura terminada nesse mês de março, a qual me fez bem no geral! O livro possui, em muitos poemas, uma metalinguagem sobr...