Percy Jackson e o ladrão de raios, Rick Riordan (Percy Jackson e os olimpianos)

O segundo livro do ano foi Percy Jackson, eu li porque é o livro favorito do meu "namorido", gosto de ler os livros favoritos das pessoas mais próximas à mim, foi o primeiro livro do autor que gostei de ter lido e me divertir muito. Após ler a HQ baseada no primeiro livro decidir que iria ler essa série, o que deu muito certo, apesar de passar por altos e baixos, me surpreendeu. 

 


Título original: The Lightning Thief 
Autor: Rick Riordan
Número de páginas: 387
Editora: Intrínsica
Tradução: Ricardo Gouveia 
Onde comprar: Amazon


O livro conta a história do jovem disléxico Percy Jackson, oriundo de uma família simples, que vive mudando-se de escolas pois não consegue se adequar a vida, contudo já faz um tempo que está em uma escola e tem um melhor amigo, Grove. Em um dia de excursão da escola à um museu, Percy acaba sendo atacado por algo sobrenatural, que a princípio só existia na histórias mitológicas gregas, o garoto descobre que não é um mero mortal, e sim um filho de um deus, tal fato explica muita coisa estranha que ocorria com ele quando perdia o controle e o porque de sua dislexia. 

Após entrar no acampamento para semi-deuses Percy descobre que é filho de um dos grandes deuses, Poseidon, e que está sendo acusado de ter roubado o raio de Zeus, o deus pai na mitologia grega. Há tanta coisa que Percy sofre, descobre e aprende ao longo de sua jornada, embarcando em uma missão para limpar seu nome, recuperar o raio de Zeus e trazer sua mãe de volta. 

O livro é cheio de explicações de muita coisa da mitologia grega, que fascina, assim como eu, muitos até hoje, além de ser divertido e uma história que faz quase todo mundo se identificar. Annabeth e Grove, o sátiro,  são os melhores personagens, são divertidos, inteligentes e bem maduros para idade deles, Percy é um personagem comum, aquele que é para nos identificar, tendo em vista sua origem e maneira genérica de ver as situações.

Não morri de amores quando li, nem achei uma história extraordinária, mas mediana, o que gostei muito foi a construção de mundo, como Riordan usou a mitologia e transportou para nossos dias, bem como muitos conceitos de ritos pagãos. É um livro que recomendaria para todo leitor iniciante, e claro, aqueles que adora um livro leve e rápido. A aventura foi muito boa e divertida, além disso não tem nada a ver com o filme, que é extremamente distante, como a relação de Percy e Annabeth, no livro é apenas uma amizade, contudo no filme é levado por um lado romântico, nesse primeiro livro não tem como shippa-los ainda.  

Comentários

Postagens mais visitadas