Meus hábitos literários e afins

Imagem\\Tumblr

Neste post vou comentar com você, como eu adquirir hábitos literários que me ajudaram a muitos anos atrás a adquirir o amor pela leitura, assim como a frequência diária, mesmo chegando cansada do trabalho ou curso, ou "arrumar" tempo para tal atividade, e também vou comentar algumas das minhas estranhas manias.

Como adquirir o hábito de leitura? 
Muitos amigos, e leitores do blog já me perguntaram isso,  querem ler mais livros no mês, ou gente que me pergunta como adquirir o hábito de leitura. Sempre dou a dica de ler ao menos uma página por dia, ou algum parágrafo, ou mesmo pequenos trechos durante o almoço no trabalho, intervalo na faculdade ou na escola, o importante é que você consiga ler, mesmo que seja pouco, com o tempo, é um processo um tanto demorado, pois vai depender exclusivamente da formação dos seus hábitos, você estará tão acostumado a ler que sempre terá o impulso e gosto pela 'leitura literária'.

Enfatizo a 'leitura literária' pois afinal de contas, lemos todos os dias, o tempo todo, lemos mensagens nas redes socais, lemos e-mais de trabalho, lemos letreiros de comerciais, lemos a embalagem dos alimentos nos mercados, lemos cardápios... Enfim lemos muito o tempo todo, contudo o quanto lemos livros? O quanto deixamos, ao menos 10 minutos, para leitura antes da série na Netflix?

O que me ajuda a ter frequência na leitura é minha mania de levar algum livro na bolsa/mochila, mesmo que você que não consiga muito tempo ou tempo algum, nunca se sabe a oportunidade de 10 minutos ou mais que pode aparecer, ao invés de ficar navegando atoa nas redes sociais, você poderia estar lendo aquele romance que tanto quer. Consequentemente com o livro em mãos, terá em todo o lugar e a qualquer hora a oportunidade de ler, seja na fila do banco, na volta para casa no ônibus ou metrô. Ah, algo super importante é a organização, não adianta querer ler muito se você não organiza o tempo, leituras, quantos livros quer ler por mês e tudo o mais. Use o bullet jounal, agenda, diário, o próprio celular, mas use algo para te auxiliar na organização, estabeleça metas de leituras. Por exemplo, ao mês digamos que você queira ler dois livros, ou gostaria de levar uma semana com um livro de 300 páginas, tudo vai depender da sua meta e organização.

Meus hábitos e manias literárias
Talvez essa seja a parte mais divertida do post, pois tenho algumas manias ao ler. Geralmente gosto de beber algo quando leio, adoro café, mas também não dispenso um bom chá, água ou suco. Não gosto de comer enquanto leio, detesto a ideia de poder sujar o livro, já basta que algumas edições são extremamente frágeis. Contudo às vezes gosto de comer palha italiana ou brigadeiro caseiro enquanto leio o livro. 

Leitura combina com música? Isso depende de cada gosto pessoal, às vezes gosto de ouvir música clássica para ler, ou a própria playlist do livro, contudo  prefiro ficar em silêncio a maio parte do tempo. Mas, quando estou em livrarias, cafés, ou qualquer lugar público gosto de estar com um foninho de ouvido.

Uso muito o Good reads para marcar minhas leituras, fazer algumas observações, fazer listas de leituras, marca os livros que quero ler ou minha próxima leitura. Recomendo muito essa rede social, acho visualmente melhor do que o Skoob e também é bem mais intuitiva.

Dependendo do livro minha leitura varia em velocidade, se quero, por exemplo, aproveitar mais a leitura, leio um pouco mais devagar para aproveitar cada momento da história, mas outras vezes  apesar de estar morrendo de amores pela história, prefiro lê-la um pouco mais dinâmica.

Muita gente vive me perguntando o que gosto de ler, apesar de já ter dito várias e várias vezes aqui no blog, não me canso de dizer. Adoro ficção e fantasia, gosto de muitos de clássicos do mundo todo, são os que mais leio, também sou mega apaixonada por ficção científica, ficção histórica, e ultimamente alguns YA.




Comentários

Postagens mais visitadas