29 de jan. de 2018

Curie e a radioatividade - Cientistas em 90 minutos


A contribuição de Marie Curie para a ciência lhe valeu dois prêmios Nobel. Sua pesquisa em radioatividade colocou-a entre as mais destacadas cientistas do século XX, e seu trabalho com o rádio fez avançar nossa compreensão da física nuclear permitindo enormes progressos no tratamento do câncer. Mas os perigos inerentes a esse trabalho eram desconhecidos. Curie morreu de leucemia em consequência de anos de exposição ao rádio.

27 de jan. de 2018

Mulheres na ciência: no Brasil e no mundo

 
Marie Curie agraciada com dois prêmios Nobel, um na área de física (1903) e outro na Química (1911).

   A mulher ser a maioria na população mundial é um fato, contudo, quando vamos analisar as carreiras de cada gênero, por exemplo nas ciências exatas, a mulher é em menor número, e quando está na área tem que enfrentar preconceito e dúvidas a respeito da veracidade de seu trabalho. A mulher constantemente é obrigada a provar o quanto é competente, o quanto é responsável e excelente no que faz, na área das ciências, principalmente exatas.  

De acordo com o trabalho da pesquisadora Jacqueline Leto, as   mulher nas engenharias, por exemplo,  representavam cerca de 1% do total de empregados; já nas ciências naturais a participação delas foi de aproximadamente 10%, oscilando entre 5% na física e 27% na biologia.
   Os dados nos revelam que o número de moças que escolhe as ciências, em especial nas áreas de Exatas e Tecnológicas, é bem menor que o dos rapazes. No ano 2000, somente 20% do graduandos de Física no Brasil eram mulheres. A mesma taxa nos Estados Unidos, no Reino Unido e em países como Japão e Suécia, não chega a 15%.
                                                                                              -Fonte! 


Distribuição de bolsas segundo a modalidade e sexo do contemplado, 2001 e 2002. 


   Embora as mulheres sejam maioria entre os discentes nas universidades brasileiras e já representem cerca de 50% dos docentes nas instituições públicas, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, o estudo mostra que o acesso delas aos níveis mais altos da pesquisa ainda é restrito. -A força dos estereótipos 

                                                           
                                             

Pesquisadoras e pesquisadores Brasileiras(os)

De acordo com um artigo da Folha de S. Paulo, baseado no relatório Gender in the Global Research Landscape, a proporção de mulheres que publicam artigos científicos –principal forma de avaliação na carreira acadêmica– cresceu 11% no Brasil nos últimos 20 anos. Agora elas publicam quase a mesma quantidade que os pesquisadores homens (49%). 
   Ainda mais, os dados mostram que, dentre os países pesquisados, Brasil e Portugal são os que mais contam com autoras em trabalhos científicos (49% do total). Mesmo a mulher sendo a metade dos cientistas, ainda não consegue chegar a chefia e muito menos ao cargo de Reitoras nas universidades. 

 "Áreas de exatas são um problema porque desde a primeira infância as meninas vão sendo afastadas", diz Márcia Barbosa, física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e especialista em gênero, no artigo da Folha de São Paulo.

  Um estudo divulgado em março pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, mostra que na faixa dos 15 anos o desempenho escolar de meninas em várias disciplinas, inclusive matemática, é superior ao de meninos. Nos Estados Unidos, dentre os alunos com baixo desempenho no colégio, 63% são meninos e 36%, meninas. No Brasil, a disparidade é menos acentuada: 52% para os meninos e 47% para as meninas. 
   No total, foram avaliados 510 mil estudantes de 64 países participantes do Programa para Avaliação Internacional de Estudantes, que avalia a capacidade dos alunos para analisar, raciocinar e refletir sobre seus conhecimentos e experiências. A pesquisa também mostra que os pais são muito mais propensos a esperar que seus filhos homens sigam carreira em áreas tecnológicas do que suas filhas, mesmo que elas apresentem bom desempenho na escola. [...] Uma das conclusões do estudo da OCDE é que as disparidades de gênero não resultam de diferenças inatas a ambos os sexos, mas sim das atitudes dos estudantes em relação à aprendizagem e do comportamento que tinham na escola. 

“Vários fatores contribuem para moldar tais comportamentos, entre eles a educação familiar, o trabalho de professores em sala de aula e a forma como os jovens passam o tempo de lazer. Os estudantes, sejam eles meninos ou meninas, têm o mesmo potencial”, diz o estudo. 
Para saber mais sobre o estudo, leia aqui!

Leia, também sobre as  varias matérias da Fapesp sobre a mulher nas ciências da natureza, clique aqui

Nota: ainda vou fazer um post sobre minha heroína e inspiração para vida Marie Curie!

 Fontes de pesquisa para realizar esse post


 Trabalho da pesquisadora Jacqueline sobre as mulheres nas ciências brasileira: crescimento e contraste e um perfil de sucesso. 
Artigo da folha de São Paulo: Mulheres já produzem metade da Ciência no Brasil.  
Estatistas da mulher na ciência
   Um podcast altamente recomendado para você que adora ciência e podcasts:
Uma super matéria da revista Galileu, que também servirá para um post futuro!



26 de jan. de 2018

Resenha- A revolução dos bichos - George Orwell [Atualizado]





título original: Animal Farm: a fairy Story
Autor: George orwell - pseudônimo para Eric Arthur Blair
Ano de publicação: 1945
Total de páginas: 150
Tradução: Heitor Aquino Ferreira

Cansados da exploração  a que são submetidos pelos humanos, os animais da granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan "Quatro pernas bom, duas ruim".   Mas, não demora muito para que açguns bichos - em particular os mais inteligentes, os porcos- voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros". A história da insurreição libertária dos animais, é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força. 
Sentindo que logo morrerá, pois está muito velho, o porco Major, reúne os animais da granja do Solar para partilhar um sonho: serem governados por eles próprios, sem a exploração do homem. Ensinou-lhes uma antiga canção, Bichos da Inglaterra (Beasts of England), que resume a filosofia do Animalismo (analogia para o socialismo) exaltando a igualdade entre eles e os tempos prósperos que estavam por vir. Após a morte do porco Major, dois jovens, Napoleão e Bola-de-neve, influenciados pelo animalismo, decidem tomar a liderança - pois são mais inteligentes do que os demais animais- para se rebelarem contra Jones, o humano opressor.

 Tudo dá certo e vai as mil maravilhas, tudo incrível, entretanto, com o passar do tempo as coisas vão mudando, o porco Napoleão comete um "golpe de estado" contra seu companheiro bola-de-neve, ai começa a ditadura. Animais morrem, passam fome, são coagidos, enganados e ignorados. Até mesmo as sete leis dos animais são obstruídas e são criadas "emendas", que as mudam completamente, claro que,  a favor dos porcos.

Sendo uma sátira/crítica com a revolução russa, na qual surgiu a ditadura Stalinista. É interessante observar também, que toda essa analogia no livro pode servi para qualquer governo autoritário e ditador. As consequências da corrupção e interesses pessoas em detrimento do povo é amplamente explorada e destacada.
   
Cada animal é um arquétipo, representando a miséria da classe trabalhadora às forças militares, movimentos, etc, tudo descrito com muita fluência.

Destarte, quando você está familiarizado com a história da Rússia a experiência é mais profunda, pois cada página é um sofrimento com os animais, sendo  tão sombrio quando  lembra-se que aconteceu não somente na história de um país, basta  lembrar de tantas outras ditaduras que houvera e ainda existem espalhadas pelo globo.

 Considerações sobre o livro 

Gostaria de ressaltar dois pontos históricos: Na época em que foi publicado, o livro foi altamente criticado e rejeitado por todos aliados, críticos de literatura (até mesmo T. S Eliot) visto que os russos lutaram contra o nazifascismo. As tropas americanas chegaram a queimar os exemplares deste livro. 

Todavia, posterior à segunda guerra, quando as duas maiores potencias fizeram do mundo seus reféns durante a guerra fria, a obra de George Orwell foi usado como "arma" contra o comunismo, para influenciar o restante do mundo e demonstrar o quão era prejudicial à saúde da humanidade, e que os mocinhos eram os capitalistas, mesquinhos e  hipócritas americanos da época.

Entretanto, o autor ficou bem desgostoso com isso, pois ele mesmo é socialista democrático, e o objetivo do livro é reavivar o verdadeiro socialismo e igualdade, denunciando o totalitarismo e opressão.

Sobre a Obra 
 É um livro satírico do escritor inglês George Orwell, publicado no Reino Unido em 17 de agosto de 1945 e apontado pela revista americana Time entre os cem melhores da língua inglesa. Melhor romance do século XX Modern Library List.

Fontes que me ajudaram a compor a resenha:   

livro: A revolução do bichos, posfácio: Repensando A revolução- por Christopher Hitchens (2006), páginas 113 a 122.

Modern library 100 best Novels <acessado dia 25/01/2018>

25 de jan. de 2018

Star Trek: Discovery e sua representatividade



  Star Trek: Discovery é uma série original da Netflix criada por Bryan Fuller e Alex Kurtzman. Nessa nova série vemos como surgiu a guerra da frota estelar contra os klingons, acompanhando a personagem principal da trama, amotinada Michael Burnham (Sonequa Martin-Green), uma personagem feminina Negra!

   É por ai que vou começar, Star trek consegue sempre ir além, são 51 anos de legado de igualdade, com roteiros filosóficos e episódios que lhe fazem parar para refletir. Sendo assim, a nova série da franquia está no mesmo caminho, e ainda mais social, mostrar para nossa sociedade do presente como o futuro pode ser, sem preconceito, racismo e machismo, é digno de ser ressaltado. 

  
    Ademais, para a sociedade americana, quanto para o mundo em sua atual situação, é imprescindível uma personagem forte, inteligente, determinada, sensata e com liderança como a  Michael  e sem ser masculinizada, como a Vasquez de alien 2, ou sensualizada como nos games e filmes. Star Trek mostra como a mulher é independente! 
   Outro ponto a destacar, ainda sobre o poder feminino, como a Michael é representada nos olhos masculinos: ela é ancora do tenente Tyler, (como o próprio já disse em episódios recentes) enquanto ele é "fraco" e precisa de ajuda - me arrisco a dizer ser salvo-  ela é forte e da o apoio, a orientação e se arrisca por ele.

   Creio que uma das coisas mais aguardadas pelos fãs era um casal abertamente gay e interracial, o Dr. Culber e o tenente cientista Stamets, estão preenchendo essa vaga. Não há necessidade de escandalizar algo tão comum e normal, uma representação correta e sem estereótipos, e quando os dois estão em cena arrebatam o meu coração💜💙 quando foram apresentados como um casal, foi com uma  simples conversa, escovando os dentes, preparando-se para dormi, e o médico chefe da Discovery demonstra preocupação com a saúde de  seu companheiro.(terceiro episódio)
   Um simples gesto, para mostrar ao publico que isso é normal, como qualquer casal hétero, mostrando que o  tabu em pleno século XXI, em 2018, já não deveria mais existir, afinal não estamos no século 17 e muito menos na idade média, ou idade das trevas, como preferir. 
   Rumo à um futuro onde ninguém seja agredido, ou ridicularizado pela sua orientação sexual, vemos que é hora de evoluir, aceitarmos uns aos outros como são, independente de qualquer coisa, cor da pela, credo, sexualidade, gosto música, etc..


Dr. Culber e o tenente cientista Stamets

  
Eu poderia falar (escrever, melhor dizendo😁), todos os lados positivos e maravilhosos da série, e o quanto ela está sendo representativa para a humanidade. Teremos muitos posts falando sobre alguns episódios em particular que devem ser destacados. Pois são extremamente filosóficos, e com muita crítica social.

vida longa e próspera!!!






21 de jan. de 2018

Resenha - Entrevista com o vampiro - Crônicas vampirescas- Anne Rice



  Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock. Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início. É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice.

Título original: Interview with the vampire
Editora: Rocco
Autora: Anne O'brien Rice
Data de publicação: 1976
Número de páginas: 231
Tradução: Clarice Lispector

11 de jan. de 2018

10 Livros para ler em 2018💗



Hello there nerds.. tudo bom? 😀
Acho que você já viu algo semelhante pelas interwebs, então vamos a uma  pequena lista de livros que estão na minha meta, e que quero compartilhar com vocês..

8 de jan. de 2018

[Resenha] Ao cair da noite - Stephen King



Sinopse: Quem senão Stephen King para transformar uma espelunca de beira de estrada no cenário de um amor eterno? Ou uma mulher que acaba de perder o filho em uma corredora obsessiva que pretende chegar a algum lugar onde possa se livrar de suas frustrações? Em "Ao Cair da Noite", de Stephen King, os mortos estão por toda parte, seja ouvindo música country em "Willa", ou ligando para casa de um celular, como no conto "The New York Times a Preços Promocionais Imperdíveis". Mas nas histórias do mestre do terror os vivos também não estão em melhores condições. E podem descobrir algo terrível a qualquer momento. O horror precisa de vítimas, e ninguém melhor que Stephen King para apresentá-las nestes contos surpreendentes.

Título:  Just After Sunest  - Ao cair da noite
Escritor: Stephen King
Páginas: 280
Tradução: Fabiano morais 
Editora: Suma de letras


5 de jan. de 2018

HQ Homem-Aranha Noir

Meu exemplar ^^


Fala nerds..terminei essa série de Hq do teioso essa semana e queria compartilhar com vocês. O post é sobre Spider-man Noir 1-4 e  Spider-man Noir: Eyes without a face 1-4.

 Argumentos: David Hine e Fabrice Sapolsky
Desenhos: Carmine di Giandomenico
Capa: Patrick Zircher

1 de jan. de 2018

[Animações] Gravity Falls

 

Fala nerds.. quem nunca assistiu Gravity falls? se você nunca assistiu, vamos falar desse desenho que está disponivel na Netflix e vai lhe proporcionar uma ótima recreação. 

 Uma série original da Disney, que esbanja fofura, mistério e nerdice, a trama se passa durante as férias de verão  dos gêmeos de 12 anos Dipper Pines e Mabel Pines são mandados para a cidade de Gravity Falls  para viver com seu Tio Avô Stanford Pines (mas chamado de apenas "Tio" Stan), que é dono de uma armadilha para turistas chamada Cabana do Mistério.

Leia esse post!

Não pise no meu vazio, Ana Suy

Essa foi mais uma leitura terminada nesse mês de março, a qual me fez bem no geral! O livro possui, em muitos poemas, uma metalinguagem sobr...