Por que ter um diário?| Eu tenho um diário e acho que você também deveria!

 Um costume que tenho desde criança é a escrita, isso não significa necessariamente que minha escrita seja excelente ou que não tenho dúvidas quanto a gramática, porém com certeza sou uma pessoa imaginativa e observadora. Certamente tendo ser uma melhor observadora, quero viver realmente e não estar entorpecida para as vivências e a vida em si.

Imagem pinterest
 

Ter um diário é uma forma de autoconhecimento, trás mais clareza das emoções, relações e pensamentos que temos. A escrita constante de um diário não somente nos ajuda a nos expressar e saber dar palavras ao que passamos, mas também serve de um registro de nossa vida. Nós estamos passando, atualmente, por inúmeras transições e momentos históricos nos últimos anos, há muito o que presenciamos e muito o que estamos vivendo ao mesmo tempo em tão pouco tempo. Mesmo que não tenhamos uma grande noção de toda a trama política, social e econômica a qual vivemos, algo que talvez seja quase impossível, ainda sim presenciamos muito e temos muito no que pensar, mesmo que seja dentro da nossa própria bolha de vida.

A realidade brasileira é extremamente dura e desigual, a maioria da população está preocupada em pagar as contas do mês e colocar comida no prato e para muitos parece não haver mais do que isso, pois o sistema sufoca e obriga a classe trabalhadora apenas a subsistir. Dessa forma, ter um diário para muitos pode parecer uma bobagem menor, pode parecer algo supérfluo ou simplesmente desnecessário. 

Porém, nesse post quero trazer esse senso de importância, pois ter um diário é preservar fragmentos da nossa memória, é preservar e ter uma identidade! O sistema capitalista tira a nossa identidade, nos faz apenas agirmos como máquinas de força de trabalho e nada mais, e o próprio sistema impõe que ter identidade é para poucos. Nós perdemos quem somos todos os dias que abrimos mão disso, mesmo que involuntariamente, por isso eu tento, mesmo que cansada do trabalho, da faculdade e tudo o que tenho na vida para cuidar, eu necessito cuidar da minha identidade, do meu ser, do que eu crio como o "eu", do que quero ser e tudo o que quero viver.

Todos os dias vivemos muitas coisas extraordinárias, porem são poucas vezes que estamos despertos o suficiente para notar, para sentir e para ter ao menos alguns segundos para ter consciência do que estamos vivendo. Quando foi a última vez que você olhou para as nuvens ou para as estrelas? Quando foi a última vez que você notou o sorriso de uma pessoa totalmente estranha no metrô ou no ônibus? Quando foi a última vez que você se olhou no espelho e se reconheceu como um ser humano que tem vontades, desejos e que tem uma identidade? Quando foi a última vez que você ficou mergulhado/a em seus pensamentos e apenas quis ter aquele momento único com você mesmo/a?

Ter um diário nos torna um tanto mais introspectivos, notamos que também somos seres importantes e que precisamos também de amor, de carinho e acolhimento. O mundo a nossa volta também é importante, também é importante lutarmos por causas sociais e usarmos nossa voz para quem não consegue usar nesse momento, temos um planeta inteiro para cuidar, mas também temos a nós mesmos, precisamos da sensação de estarmos vivos, de termos uma identidade, e precisamos saber que estamos ainda vivos.

Tudo isso que escrevi, portanto, para dizer o quanto um diário é importante e que você também pode e deve ter um diário! O quanto um diário está entrelaçado a nossa identidade e o quanto ele também é um fragmento da humanidade. Durante a pandemia eu comecei a escrever muito mais, quase todos os dias para me ajudar a lidar com a inseguranças, frustrações e os surtos constantes que tive. Hoje não me vejo sem meu diário, e como uma pessoa introspectiva me vejo muito mais segura e abraçada quando estou escrevendo e o quanto consigo compreender um pouco mais esse ninho de gatos brigando que é minha mente. 


Comentários

Postagens mais visitadas