Leituras de fevereiro 2021

Pela situação atual em que nos encontramos da pandemia, já estou me esquecendo do que li em Fevereiro, tive que consultar meu caderninho de leituras. Todo esse momento que vivemos está mexendo desde o início comigo, sou grata pelas pessoas maravilhosas ao meu redor e as possibilidades de poder ficar em casa. Enfim, vamos falar dos livros, que se não tem resenha aqui no blog, ainda.


Fevereiro li muitos mangas, quatro ao todo, um clássico e um de não ficção. Desses foram, um 3 estrelas, três 4 estrelas, dois 5 estrelas. Ah, só lembrando que em breve vou postar as leituras de março e finalmente os posts de leituras estarão certinhas!!

O velho da horta de Gil vicente
Estava estudando sobre a escola literária barroca e quis muito ler algo desse autor, li ano passado o Auto da barca do inferno, ainda pretendo ler A Farsa de Inês Pereira. É um livro super rápido com 29 páginas, mas tem todo um conteúdo de crítica moralizante que fiquei bem impressionada, e claro, li em português de Portugal. Foi uma experiência bem diferente de linguagem e leitura, adoro clássicos, mas não estou muito acostumada com a escrita do autor.

Esta seguinte farsa é o seu argumento que um homem honrado, já velho, tinha uma horta, e andando uma manhã por ela espairecendo, sendo o seu hortelão fora, veio uma moça de muito bom parecer buscar hortaliça, e o velho em tanta maneira se enamorou dela, uma alcoviteira que um dia fora comprar ervas e vendo que o velho estava passando por um sofrimento perguntou o que haverá acontecido? Vendo que o velho parecia estar realmente apaixonado se ofereceu para ajudar a conquista-la, a alcoviteira ia até a um lugar, falava para o velho que tinha ido até a mulher desejada, e toda vez que voltava falava que precisava de algo, e o velho gasta todas as suas economias. Será que a esposa do velho descobre que ele está apaixonado por outra? Como termina essa história de mais de dois séculos? Leia para saber 

A cultura no mundo líquido moderno, Zygmunt Bauman

Estudei o sociólogo para o Enem 2020, tomei diversas notas a respeito desse livro, me ajudou a dar aquele gás nos estudos de sociologia e dar aquele incentivo. Me ajudou muito, fiz diversas redações à base desse tema, me ajudou também a ser muito mais crítica com a sociedade e modo de vida que levamos. 

Um dos mais brilhantes e influentes pensadores da atualidade, Zygmunt Bauman rememora os deslocamentos históricos do conceito de cultura e examina seu destino num mundo marcado pelas novas e poderosas forças da globalização, da migração e da coexistência bélica de populações. Em nossa era líquido-moderna, na qual todas as hierarquias se dissolvem e os indivíduos passam de produtores a consumidores, a cultura já não é humana, mas de grupos, de guetos, e a agenda contemporânea põe na ordem do dia temas como cidadania, direitos humanos e convivência. Contudo – alerta-nos Bauman -, mais que lutar pelos direitos da diferença, deveríamos nos empenhar pelo direito à igualdade.


Mieruko-chan Vol.1 até o 4. Tomoki Izumi

Uma garota que pode ver espíritos horríveis ao seu redor. Fora ela, ninguém mais pode vê-los. Não há como fugir do mundo espiritual, afinal ele nos cerca; ela simplesmente reúne toda sua coragem e os ignora. E assim, ela segue sua vida cotidiana, tentando sempre ignorar estes seres que insistem ficar perto dela e de sua amiga, que vê, porém reage à a eles.

 

Eu sou incrivelmente apaixonada por enredos que falam sobre bruxaria, mundo espiritual no geral, magia e ocultismo, então seria uma história de prato cheio para mim, além disso estou começando a entrar nesse mundo de leitura de mangas e já estou preparando um post para recomendação para você leitor!

Li os quatro volumes em uma sentada, foi extremamente fluido, história super interessante, com personagens carismático e um mistério enorme, a mediunidade da nossa protagonista. Que mesmo com o decorrer dos quatro volumes, ainda não sabemos muito o que está acontecendo e se é normal ter tantas criaturas espirituais andando por ai. É uma história que vou adorar continuar acompanhando, e ao decorrer dos volumes irei fazendo resenhas. 

Fevereiro não foi um mês perfeito em leituras como gostaria, mas fico feliz em ver que o andamento das minhas leituras tem melhorado, espero estar nesse ritmo mesmo depois que as aulas na faculdade começarem.

Comentários

Postagens mais visitadas