PASSEI NA USP!!!!!!!!!

 Eu só iria liberar esse post depois da semana de boas vindas aos calouros, e nem acredito que esse ano estou na USP, é um sonho que permeava meus planos quando mais nova, contudo apenas em 2018 que comecei a me imaginar na universidade e a estudar para tal meta. Vou fazer esse post porque se até sobre FATEC eu registrei aqui, imagina sobre a USP!! 

Sou eu com minha estante nova ao fundo

2020 foi um ano péssimo, a pandemia me desestabilizou completamente, e até hoje não me acostumei com a rotina de fazer tudo de casa, sinto falta de andar por SP, principalmente agora que estou morando na capital do estado. Quando perdi o emprego, um ano atrás, foquei meus planos em passar na USP, estudei muito, principalmente humanas, me aprofundei na matéria o tanto que conseguia  em meio as minhas crises de ansiedade e depressão. 

Entrar na USP sempre foi meu sonho, mesmo inconsciente e só notei isso despois que passei e vou explicar ao longo desse post. Após terminar o ensino médio (todo em escola pública) em 2014, fiz um cursinho pré-vestibular, bem meia-boca, não foi nenhum desses famosos como Objetivo, Etapa, Poliedro etc. No entanto, foi nesse cursinho que comecei a aprender estudar, entender que terminei o ensino médio sem saber um terço do que deveria ter aprendido.

Desenvolvi um amor enorme por exatas, e aos poucos fui me entendendo, encontrando o que funcionava ou não para mim, o que melhorava meu desempenho ou me prejudicava., enfim o processo de você estudar para o vestibular também é um processo de autoconhecimento, sendo assim celebre cada momento de estudo, celebre cada pequeno detalhe que você vai aprendendo e lembre-se sempre que você é sua motivação, NÃO DEPENDA DA MOTIVAÇÃO EXTERNA, pois muitas vezes não temos um amparo de amigos, familiares ou do sistema como gostaríamos e como é necessário.

Tentado ver o que queria da minha vida, e só descobri aos 22 anos, quando estava cursando exatas em uma universidade pública, FATEC. Em síntese, não foi "apenas" o que aprendi e os exercícios que resolvi em 2020 que me ajudaram a entrar na Universidade, mas foi algo somado de 5 anos de aprendizado e estudos contínuos aliados a práticas saudáveis de estudos, leituras constantes, resumos eficientes, conhecimento da prova e como o conteúdo é cobrado e também tive um rotina de exercícios físicos e uma alimentação mais equilibrada na medida do possível.

Como foi meu primeiro dia e meus primeiros meses

Eu ainda não acredito que passei, estou quase no fim do primeiro semestre e só agora que decidir fazer o post, posterguei até hoje, muito feio isso!! O ritmo de estudos da USP são bem mais intensos, mais dinâmicos e os professores estão passando muito mais trabalhos e dissertações acadêmicas para fazer, além de leituras. Se você percebeu este é um blog de literatura, óbvio que escolheria letras; como a USP tem uma grade super ampla e com várias possibilidades vou direcionar meus estudos para a literatura e fazer quantas optativas que eu puder. 

Ora, a Universidade de São Paulo tem um método bem diferente de administrar esse curso, sendo que há um ano a mais para ser feito, conhecido como o ciclo básico que compreende todo o primeiro ano de calouro, nesse ínterim estou estudando Introdução aos estudos clássicos, introdução aos estudos literários, elementos de linguística e introdução aos estudos de língua portuguesa. São quatro matérias fundamentais, amplas e afuniladas ao mesmo tempo, isso na minha concepção. 

Todos os dias, de segunda a quinta-feira levando 7h ou 7:30 da manhã para as aulas, tomo café antes e/ou durante as aulas síncronas, na parte da tarde deixo para estudar todo o conteúdo que é passado, texto para ser lidos, poemas para analisar, fichamentos e resumos para  fazer e me preparar para as próximas aulas, às vezes faço leituras adicionais. Tudo isso leva o dia todo, além disso tento tirar um tempo para outras leituras, o canal no youtube e minha vida mesmo. Nenhum curso de letras se compara ao da USP; se você quiser pode acompanhar meus estudos pelo meu canal no youtube, para ver como é um pouquinho da minha vida universitária, recomendações e métodos de estudos!

Estou bem empolgada com meu curso, amando cada dia, me sentindo super motivada, bom na medida que dá para se sentir motivada em meio a instabilidade política, crise sanitária e uma pandemia que assola o Brasil e o mundo. As sextas-feiras não tenho aula, porém ainda há o que estudar, ler e pesquisar, e sempre tem trabalho para fazer, toda semana, apesar de ser estressante ainda é divertido, de certa forma. 



Comentários

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas