O poder do hábito de Charles Duhigg
Finalmente terminei essa leitura, e finalmente venho trazer para vocês, meus queridos leitores, a resenha deste livro, de antemão já digo que não é que eu não tenha gostado do livro, pelo contrário gostei bastante, contudo um dos pontos que atrapalhou minha leitura foi o tanto de exemplos.
Uma jovem entra em um laboratório. Durante os últimos dois anos, transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Neurologistas descobriram que os padrões dentro de seu cérebro mudaram de maneira fundamental.
De acordo com o jornal The Daily, O poder do Hábito é "Uma pesquisa fascinante sobre como somos patologicamente comandados pelos hábitos".
Título original: The power of habit
Autor: Charles duhigg
Número de páginas: 403
Editora: Objetiva
Tradução: Rafael Mantovani
" [...] Para modificar um hábito, você precisa decidir muda-lo. Deve aceitar conscientemente a dura tarefa de identificar as deixas e recompensas que impulsionam as rotinas do hábito e encontrar alternativas. Você precisa saber que possui o controle e ser autoconsciente o bastante para usá-lo [...]" -Página 283
O poder do hábito explica didaticamente como os hábitos podem ser modificados ou criados, o autor trás pesquisas sociais, psicológicas, assim como da neurociência, e até mesmo casos empresariais para exemplificar o que são os hábitos e como funcionam.
Ademais, o livros está repleto de entrevistas de diversos casos, desde emagrecimento, sonambulismo, CEO de empresas, e diversas outras áreas, para mostrar o que o ponto em comum em meio a tanta distinção são os hábitos. Narrativa é bem fluida, apesar de ser oscilante em alguns capítulos, por conterem excessivos exemplos e detalhamento de pesquisa e relatos do entrevistados, a leitura pode tornar-se lenta e maçante em alguns pontos do livro, principalmente para leitores que não têm uma bagagem literária mais didática e acostumados com livros mais densos.
O livro possui notas sobre as fontes de pesquisa e entrevistas, assim como também, agradecimentos e apêndice, impresso em papel polén soft, as páginas são amareladas, a fonte é média.
O poder do hábito, portanto, é um livro que recomendo para leitores que estejam mais acostumados com leituras mais didáticas, tendo em vista o abarrotamento de exemplos e entrevista que torna a leitura mais lenta, exigindo mais atenção e dedicação do leitor. Em parte acredito que o autor trouxe muitos exemplos para leitores que não tenham muito contato com as ciências sócias, todavia parte desse excesso de exemplos atrapalham a leitura, tornando-a maçante, lenta ou até certo ponto desinteressante.
Esse eu li para o curso de ADM, concordo com os excessos de exemplos... Não é nem de longe o meu tipo de livro, acredito que o gênero seja muito repetitivo e com um conteúdo um pouco óbvio d+, seilá... Mas como era leitura obrigatória, não tive como fugir haha
ResponderExcluirEu me obriguei a terminar esse livro hahah, levei quase um mês, fui adiando a leitura por ser tão cansativa e chata para terminar.
Excluir