O que o Sol faz com as flores, de Rupi Kaur

Créditos imagem \\

Ultimamente estou mais lendo do que postando, geralmente estou fazendo resenhas no Good Reads, essa semana estou muito doente, está difícil lidar com a vida com uma gripe terrível. Enfim, vamos a resenha desse livro que me deixou intrigada.

Da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil. O que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. Organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. uma celebração do amor em todas as suas formas.


Título original: The sun and her flowers 

Autora: Rupi Kaur 
Tradução: Ana Guadalupe
Número de páginas:277
Editora: Planeta 
Onde ComprarAmazon

O livro é dividido em 5 partes, Murchar, Cair, Enraizar, Crescer e Florescer. Cada qual traz poemas de temas variados, com tom de auto-ajuda e bem abrangentes, como por exemplo, termino de relacionamentos, aceitação corporal e de suas raízes, relacionamentos tóxicos, amadurecimento, crescimento emocional, abuso tanto físico quanto emocional, com destaque para estupro, é importante frisar que este livro possui gatilhos.

A forma como você fala de si mesma
A forma como você se humilha
Até ficar minúscula
É abuso
-Autodestruição 

São poemas que mostram a vida pessoal da autora e seu ponto de vista sobre o mundo, igualdade de gênero, assim como xenofobia e diversos outros temas, são textos políticos, pertinentes à debates atuais, assim como temas mais pessoais como a relação dela com a mãe. 

Ademais, a escrita da autora é bem fluida, levando em conta que são poemas e o livro possui ilustrações, a leitura é bem rápida e interessante, muito do que é abordado é intrigante pelo simples fato de não ser muito discutido no dia a dia. Apesar de já ter ouvido falar sobre autoaceitação, visto alguns debates em filmes e com celebridades, por exemplo, não debatemos como isso nos afeta e aos outros a nossa volta, não sabemos como nos aceitar, para podermos aceitar as diferenças à nossa volta, assim como não nos  é apresentado como um problema social.

Livros poéticos são uma experiência excepcional, pelo fato de que cada leitor terá um sentimento, uma visão extremamente diferente um do outro. Portanto, tive emoções bem variadas enquanto lia os poemas, alguns me trouxeram surpresa, náuseas, identificação. É uma leitura que recomendo, apesar de não ter amado de um todo o livro, gostei de diversas partes, alguns me marcaram profundamente, outros nem tanto, mesmo assim me deixou reflexiva. 

Comentários

Postagens mais visitadas