Educação é mais que investimento, é fundamento
Esse é meu manifesto para apoiar a educação e investimentos na área. Primeiramente gostaria de dizer que meu foco é falar da educação; não importa o governo que seja regente, seja aquele ou este, o que importa é que o governo faça aquilo que é a obrigação dele, trabalhar em prol da população. Ora, uma das bases da sociedade moderna é a educação, que mostrará seus frutos no futuro, e refletirá no comportamento social tanto coletivo, quanto do individuo. Sendo assim, torna-se imprescindível investimentos na educação, desde do ensino básico até na pesquisa de base em uma universidade, para que haja avanço em diversas setores de um país.
O governo efetuou, no total, um bloqueio de R$ 7,4 bilhões sobre todo o Orçamento de 2019 do Ministério da Educação, que é de R$ 149 bilhões e engloba despesas para custear todos os níveis educacionais, da educação básica ao ensino superior. -BBC News
Por que é importante a educação, a ciência de base, e todas as pesquisas que estudantes universitários fazem? Vamos fazer um quadro mental e analisar como seria o mundo se não tivéssemos descoberto como transmitir informações instantâneas facilmente. Ou como seria o mundo se não tivesse a tecnologia que você está usando para ler esse texto, ou a tecnologia necessária para sua recreação, trabalho e outras possibilidades quase infinitas com tudo o que possuímos hoje, sabendo que a tecnologia de amanhã será inovadora, e mexe com imaginativo, nos tornando sedentos pelas novidades. Não somente isso, voltemos muito mais no tempo, como séria se não tivéssemos parado para entender o mundo à nossa volta e achado alguma maneira de manipula-lo, como cozinhar a caça, aquecer e alimentar a cria, ou então criar laços sociais para garantir nossa sobrevivência em meio ao perigo dos tempos do paleolítico?
Somos seres sociais e pensantes, que encontrou formas de adaptar-se ao meio hostil em que vivia, e com o passar das eras foi elaborando formas de manipulação de animais e plantas de acordo com que necessitávamos, posteriormente as formas de estudar foi evoluindo, chegamos na Grécia. Nasce a filosofia, opondo-se à respostas religiosas, e dando lugar a razão, surge as explicações que exigissem a analise e testes da hipótese.
Ademais, áreas do conhecimento surgem, o método científico é fundamental para realizarmos nossas pesquisas; avanços na tecnologia, psicologia, e em todas as áreas tem um crescimento absurdo, refletindo na sociedade da época, por exemplo, o século XVIII, que é conhecido com 'o século da razão', que se refletiu até mesmo na literatura, surgindo a escola literária Naturalismo. Temos então a base para entendermos o mundo a nossa volta, tornando-nos cada vez mais questionadores e investigativos. Essa contextualização é importante para entendermos que todo o conhecimento que temos até agora foi acumulado durante séculos de estudos, milênios desde as primeiras tentativas de explicar o mundo à nossa volta.
Houve épocas que estudiosos foram considerados hereges e queimados, houve tempos que as mulheres não podiam estudar, pois eram mulheres. Houve épocas mais conturbadas do que outras e hoje entendemos que sem essas contribuições, nossos avanços seriam ainda mais lentos. Não podemos desprezar todos os livros que temos, pois em algum momento seus autores tiverem que lutar contra o moralismo, dogmas sociais ou religiosos para pública-los, como A origem das espécies, Madame Bovary, O retrato de Dorian Gray, e muitos, muitos outros.
Tudo isso tem haver com nossa realidade, nossa sociedade brasileira, pois estamos lutando por todo esse conhecimento; novamente vemos estudantes, universitários, docente e outros lutarem pelo direito de saber, o direito de cursarem o que querem, principalmente humanas, todos estão batendo o pé no chão dizendo o quão estão insatisfeitos com o que estamos sendo submetidos. Não deixemos a literatura, a filosofia, a física, química, biologia, história morrerem, não deixe a ciência morrer, pois todo o conhecimento é fundamental para uma sociedade bem desenvolvida, questionadora e prospera.
Precisamos, portanto, mostrar-nos mais, expor nossas áreas de estudos, mostrar para os leigos o quanto nosso estudo vale e implica na vida social deles. Ainda não entrei na universidade, e mesmo assim me importo com o corte de gastos, ou não é só porque terminei o ensino médio que não me importo com a falta de valorização do ensino ou a falta de uma reestruturação adequada, muito pelo contrário. Precisamos de cientistas sociais, filósofos, matemáticos, físicos, biólogos e muitos outros, precisamos de oportunidades para todos aqueles que querem ingressar no meio acadêmico e fazer disso sua profissão, pois uma boa educação hoje, é um país rico amanhã.
Comentários
Postar um comentário
OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO