#projetoliteratura | Quinhentismo

Créditos imagem: Tumblr
No post de hoje vamos falar de literatura de informação, a primeira manifestação literária no Brasil. O quinhentismo, é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, quando os portugueses chegaram à costa brasileira, embora a primeira carta escrita em solo brasileiro por Pero Vaz fosse escrita por um europeu, ainda sim é considerada  parte da literatura nacional.

A literatura informativa, também ficou conhecida como literatura dos viajantes ou literatura dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em relatar a fauna, flora e habitantes da nova terra. O quinhentismo, ocorreu paralelo ao classicismo, reúne relatos de viagem, com a finalidade informativas e característica extremamente descritivas, sendo que a carta de Pero V. de caminha, escrita ao rei D. Manuel, além de ser o registro de nascimento do Brasil, é também o nascimento da literatura brasileira, sendo que nela observamos os equívocos e as intenções do colonizador. 

As características do quinhentismo, são:  
  • Crônicas de viagens
  • Textos descritivos e informativos
  • Conquista material e espiritual
  • Linguagem simples
  • Utilização de adjetivos
Nos vários relatos portugueses descreviam o novo mundo como um paraíso, enfatizando-se o nativismo, posteriormente essa literatura influenciou escritores como Gonçalves Dias, José de Alencar, Gonçalves de Magalhães e outros escritores do romantismo, onde em uma de suas fases o indianismo era uma característica.

A literatura jesuíta também faz parte do quinhentismo, sendo que a ideia central era obter mais fiéis para a igreja católica, uma vez que na Europa vinha sofrendo cada vez mais com a Reforma Protestante, tudo isso estava ocorrendo durante o ano de 1517.

 Ademais, um dos escritores significativos para essa escola foi o padre José de Anchieta que escreveu cartas, sermões, poesias e peças teatrais, tanto em português, quanto em tupi e latim, sendo suas obras sempre com um caráter missionário. 



Leia mais sobre essa escola literária.. 
Padre Anchieta
Literatura de catequese
Carta ao El-rei Dom manuel

Comentários

Postagens mais visitadas