Entenda as 'Eras' das HQ's

Instagram do blog : @blogdeumanerd
Imagem : Multiverso nerd


      Fala nerds.. você que é novo, ou não, nesse mundo maravilhoso de histórias em quadrinhos (HQ's), então já ouviu falar sobre era de prata, era de ouro.. etc mas, não entende muito bem o que significa isso, então esse post é para você . ❤☺❤

   A uma suposição/ especulação  que  essa “hierarquia” de eras dos quadrinhos se baseia apenas na preciosidade dos metais, calma que vou lhe explicar tudinho.. 

  Os quadrinhos evoluíram das tiras de jornais e foram vendidos pela primeira vez como revistas de histórias em quadrinhos durante o início da década de 1930, inaugurando a era de platina. .. 

  • Era de Platina, ou era da aventura  dos Quadrinhos (1897-1937
     As histórias eram em sua maioria adaptações de obra literárias - Tarzan e Zorro, por exemplo - ou eram mais voltada ao estilo noir e detetive. como por exemplo O Fantasma, Flash Gordon, Mandrake, entre outros, onde os personagens eram bem definidos: o herói era sempre bom, corajoso e justo e o vilão tinha sempre uma risada maléfica e raptava uma bela donzelaEntre 1933 e 1937, ícones como Flash Gordon e Dick Tracy criaram sua marca, e artistas como Will Eisner, Bob Kane, Jerry Siegel e Joe Shuster começaram sua carreira.
    O ano de 1937 marcou a estréia dos quadrinhos temáticos. Os quadrinhos policiais focavam histórias de crime e suspense e posteriormente nos apresentariam o Batman. Depois, os quadrinhos policiais encurtaram seu nome, mantendo somente as iniciais DC
Imagem : Multiverso Nerd


  • A Era de Ouro dos Quadrinhos (1938-55)
    A era de ouro começou em 1938, quando Action Comics # 1 apresentou seu primeiro super-herói, o Super-Homem. Inspirado pelo sucesso do Super-Homem, Bob Kane desenvolveu um super-herói mais sombrio, o Batman. Apesar de Batman não ter poderes, seus contos sombrios e vilões maníacos tornaram seus quadrinhos um sucesso. 
   A narrativa desse período é bem diferente da atual, cheia de recordatórios explicando a imagem e os personagens narravam suas atitudes. 
   Entre 1938 e 1945 os super-heróis floresceram. Spirit, Capitão Marvel, Flash, Tocha Humana, Sandman e muitos outros nasceram em várias publicações. Em 1940, os quadrinhos de guerra possibilitaram a estréia de todos os heróis patrióticos. O Capitão América, criado por Joe Simon e Jack Kirby, tornou-se o primeiro herói a ganhar seu próprio título antes de aparecer em um outro quadrinho. Em 1945, com o final da guerra, a Era de Ouro dos quadrinhos começou a declinar.
Imagem : Google imagens 

  • A Era de Prata dos Quadrinhos (1956-69)
       Com a chegada da era atômica, o público logo perdeu o interesse por essas histórias e foi preciso reinventar os heróis. A moda era ficção científica, dando início a “Era de Prata” com o novo “Flash”- Barry Alen – na “Showcase 4” de 1956. Houve uma grande mudança no conteúdo das histórias, elas passaram a ser mais fantasiosas, com robôs gigantes, monstros, alienígenas e viagens temporais. E com o sucesso desse “novo” herói, outros personagens também foram apresentados como o Lanterna Verde, Elektron (melhor dizendo, todos os heróis que conhecemos hoje, com suas origem e uniformes, vieram dessa era).
   Na metade da década de 1950, super-heróis como Super-Homem, Capitão América, Flash e Tocha Humana foram revividos e ganharam novos títulos e histórias.
   Os quadrinhos desse período apresentam gírias modernas, personalidades peculiares e problemas pessoas além da salvação do mundo. O Quarteto Fantástico foi o primeiro de uma nova onda de heróis Marvel, que também incluiu O Incrível Hulk e Thor. Porém, foi a aparição de Homem-Aranha em Amazing Fantasy # 15 que estabeleceu o estilo Marvel.
   Essa também foi a era do grupo de heróis. Os Vingadores, uma Liga da Justiça revivida e os X-Men surgiram nessa época. Enquanto os super-heróis cresciam em poderes, os quadrinhos de ficção científica continuavam populares e a Marvel os combinou com o Surfista Prateado.
  Outra grande marca dessa era é a criação da editora Marvel, com a criação do Quarteto Fantástico em 1961 pelo Stan Lee e o Jack “Rei” Kirby.
Universo HQ

  • A Era de Bronze dos Quadrinhos (1970-79)
Essa era durou entre 1975 a 1985 e teve um início questionável, uns dizem que aconteceu nos arcos do Lanterna Verde (Dennis O´Neil e Neal Adams), outros alegam que foi na história “A noite que Gwen Stacy morreu” do Homem-Aranha. (Para mim, considero que foi com a morte da Gwen Stacy)
 Refletindo os tempos, a Era de Bronze dos quadrinhos começou a tratar de assuntos mais modernos. Ainda que os heróis de revistas em quadrinhos clássicos continuassem populares, novos heróis como Conan, o Bárbaro e histórias como Star wars mudaram as regras e anunciaram a era moderna. 
Universo HQ 


  • A Era Moderna dos Quadrinhos (1980-Hoje)
  Durante a década de 1980, o aumento do romance gráfico colocou os heróis populares em tramas mais adultas, que se tornaram mais comuns durante a era moderna. Notáveis entre eles são Watchmen, de Alan Moore, e Dark Knight Returns, de Frank Miller.
   A década de 1990 foi marcada pelo desmembramento das editoras de revistas em quadrinhos. Em uma indústria previamente dominada pela Marvel e DC, muitos quadrinhos independentes e alternativos, como os da Dark Horse e Image, nasceram.
  Um grande marco: a invasão britânica aos comics estadunidenses. Apareciam alguns dos roteiristas mais conhecidos atualmente: Alan Moore, Jamie Delano, Neil Gaiman, Grant Morrison – e com isso houve a reformulação de vários personagens com histórias muitas mais complexas e violentas, como “O cavaleiro das trevas” do Frank Miller, “Watchmen” do Alan Moore e “Maus” do Art Spiegelmen.
Os autores elevaram o grau da nona arte de apenas uma leitura infanto-juvenil para algo mais adulto, filosófico e crítico, um exemplo foi a criação do selo Vertigo, com histórias como “Sandman”, “Hellblazer”, “Preacher” que dispensam apresentações. E ainda estamos vivendo nela! <3
    Minhas principais e únicas fontes para matéria foram: Universo HQ e Multiversos nerd

Não esqueçam de compartilhar para aquele seu amigo que manja das referências.



Comentários

Postagens mais visitadas