4 de fev. de 2026

Senhor dos anéis: O retorno do Rei | Realizei um sonho!

Voltei a trabalhar CLT e infelizmente, por conta do último semestre da faculdade, estou em um horário bem complexo, o que me proporciona a (re)vivência de após o trabalho voltar direto para casa, sem a possibilidade de poder ir ao cinema ou outros eventos culturais noturnos, os quais gostaria muito de participar, por conta disso, não pude ir nas sessões que estavam passando no cinemark do Senhor dos anéis na quinta, sexta e consegui ir apenas no sábado com algumas amigas e meu companheiro. Foi incrível! Realizei um sonho de criança que tanto queria: poder assistir no cinema um dos meus grandes favoritos da vida!! Apesar de ter assistido apenas a versão estendida de O retorno do Rei, para mim foi mágico!! 


Caso você não conheça a história do terceiro filme temos Frodo e Sam se aproximam ainda mais de Mordor com a finalidade de destruir o Um anelGandalfAragornLegolas e Gimli acompanhados do rei de Rohan e sua comitiva, chegam em Isengard onde encontram-se com Merry e Pippin e partem levando o Palantír (uma esfera que comunica-se com o Sauron). À noite, no palácio de Meduseld, Pippin o usa, revelando sua mente a Sauron, por conta desse ato inconsequente, Gandalf parte com o hobbit para Minas Tirith, onde necessitam convencer o regente Denethor a acender os Faróis e pedir socorro aos aliados. Claro que isso é só parte da história, tem muita coisa no terceiro filme, principalmente a versão estendida! Foi assustadoramente mágico, para mim foi incrível estar no cinema e poder assistir senhor dos anéis e com ótimas companhias. Sentir o poder de uma obra cinematográfica nos cinemas é uma experiência extraordinária e que recomendo a todos, principalmente obras que amamos e fazem parte de nossas vidas. 


Conheci Senhor dos anéis pela minha querida mãe, ela me apresentou a esse mundo mágico de elfos, hobbits, anões, magos e muito mais. Já li O hobbit duas vezes, e a trilogia, porém, esse ano pretendo reler em novas edições e mergulhar nessa história que me é tão cara e extraordinariamente encantadora.  É uma das maiores obras da literatura fantástica, a qual até hoje conquista corações pelo mundo inteiro, e talvez seja um dos maiores representantes da cultura nerd de modo geral, tanto por conta da sua complexidade, quanto sua influencia tanto no mundo literário quanto na cultura pop. 
 
O volume inicial de O Senhor dos Anéis foi lançado originalmente em julho de 1954, foi o primeiro grande épico de fantasia moderno, conquistando milhões de leitores e se tornando o padrão de referência para todas as outras obras do gênero até hoje. A imaginação prodigiosa de J.R.R. Tolkien e seu conhecimento profundo das antigas mitologias da Europa permitiram que ele criasse um universo tão complexo e convincente quanto o mundo real; eu cresci com essa história, e continua na minha vida adulta como minha série de conforto e lugar seguro toda vez que preciso me reencontrar. Sendo assim, esse ano pretendo reler os livros e trazer para o blog tanto em formato de diário de leitura, quanto resenhas o mais completas possíveis. 

 

2 de fev. de 2026

Recebidos de janeiro [parceria Livraria UNESP]


 Desde o ano passado, depois de quase um ano de hiato, escrevo com muito regularidade, ao menos uma vez por semana publico algo, em linhas gerais tento deixar tudo registrado da melhor forma possível, porém nos últimos dias vivi tanta coisa que parece que minha postagem anterior foi a meses atrás...É bizarro a nossa percepção da passagem do tempo e como nosso corpo e mente sentem isso! Inclusive ao escolher os livros desse mês, parece que faz muito tempo atrás, janeiro sempre me deixa estranha em relação ao tempo.

Bom, como já deu para entender nesse post trago mais recebidos em parceria com a  Livraria Unesp, localizada no número 108, Praça da Sé, Centro, São Paulo. Como sempre digo por aqui, é sempre com muita alegria e empolgação que trago os livros dessa parceria, poder escolher os títulos é extremamente importante para mim. Lembrando que temos cupom de desconto de 15% com: jessica15. Aproveitem para adquirirem seus exemplares com desconto! Bom, vamos falar propriamente dos livros.


A literatura gótica, muito conhecida como a de suspense e terror, teve início na Inglaterra, em meados do século XVIII. Os textos que compõem Contos góticos Russos, criados pela imaginação dos grandes autores russos, ilustram as principais vertentes dessa literatura: o conto de terror (O retrato, de Nikolai Gógol), a narrativa de suspense (Os fantasmas, de Ivan Turguênev, O monge negro, de Anton Tchêkhov), o conto de fundo histórico (A família do vurdalak e O encontro trezentos anos depois, de Alexei Tolstói) e a paródia dos escritos góticos (Bobok, de Fiódor Dostoiévski). 

De acordo com a crítica são contos interessantes e fáceis de ler, os quais são caracterizados tanto pela singularidade das histórias narradas quanto por seu estilo denso, enérgico e pitoresco. Não se desapontará quem os conhecer: vislumbrará, em meio a impressões arrepiantes, aquele lado obscuro e enigmático da Rússia. 


A curiosa história do desaparecimento de obras de arte e de tesouros literários Alguém viu a Mona Lisa? conta as histórias e curiosidades por trás de algumas das maiores perdas da cultura artística mundial, incluindo obras que jamais existiram. O bibliófilo Rick Gekoski nos instiga a desvendar o mistério dessas ausências, como o roubo da Mona Lisa do Museu do Louvre em 1911 e o poema escrito por James Joyce aos 9 anos, desaparecido e tido como o Santo Graal dos tesouros literários. O livro trata também de assuntos delicados, como o papel da guerra na apropriação de obras artísticas e no saque aos bens culturais de civilizações antigas, e se é aceitável destruir uma obra de arte, ainda que como desejo último do artista.


Enfim, essas foram as novas aquisições desse mês em parceria com a Livraria Unesp, estou bem feliz por elas e extremamente interessada na leitura, acredito que podem acrescentar demais tanto para meu repertório literário. 

Leia esse post!

RECEBIDOS DE NOVEMBRO| livraria UNESP

 Cada livro que escolho sempre é bem pensado, sempre são livros que estou com muita vontade de ler, certamente são aqueles que sei o quanto ...