17 de nov. de 2025

A metamorfose, de Franz Kafka [versão mangá]

Ganhei esse mangá de um amigo já tem tempos, porém, após postergar a leitura, finalmente li essa versão. Inclusive, já fiz resenha lá nos anos de 2018 de A Metamorfose, aqui no blog e ainda está disponível para você ler, caso queira. Nesse post pretendo abordar um pouco mais profundamente a obra, então tentei trazer tanto minhas impressões, quanto as ideias da crítica e análise literária como vejo na universidade, pois essa obra me tocou e toca profundamente. 


O enredo começa quando Gregor Samsa, um caixeiro-viajante assalariado, acorda, numa manhã qualquer após sonhos inquietos, para descobrir que se transformou, enquanto dormia, num inseto monstruoso. Geralmente as representações artísticas mostram ele como uma baratinha, porém, no livro não especifica qual é o inseto exatamente. Kafka não descreve com precisão científica (nem plenamente fantasiosa), apenas nos é dito que é algo grotesco, com numerosas perninhas e uma carapaça. Gregor, que exercia o papel de provedor na família (composta pela mãe, a pai e a irmã) , vive com a responsabilidade do trabalho para mantê-los. Essa transformação, obviamente, o incapacita para trabalhar e comunicar-se normalmente com os demais.

2 de nov. de 2025

Recomendando livros para ler no Halloween

 Eu amo o Halloween! Para mim todo dia é Halloween! Amo a ancestralidade dessa data e a história que carrega. Inclusive, aqui no blog eu amava fazer especiais, queria ter feito um especial de Dia das bruxas desde o dia primeiro de outubro, porém não obtive muito sucesso, afinal não me programei e fui bem desorganizada esse mês. Aliais a última vez que fiz um especial de Halloween foi em 2018, sim, faz muito tempo mesmo! Caso você queira ler o que recomendei de leitura naquele ano, clique aqui.


Enfim, embora eu esteja um pouco atrasada, a magia do Halloween ainda permanece muito viva nesta semana que o sucede, de modo que senti que ainda seria o momento ideal para compartilhar este post,  Os livros que tiverem resenha disponível aqui no blog deixarei lincado.

Leia esse post!

Não pise no meu vazio, Ana Suy

Essa foi mais uma leitura terminada nesse mês de março, a qual me fez bem no geral! O livro possui, em muitos poemas, uma metalinguagem sobr...