Coraline (livro), Neil Gaiman

Uma história que é muito mais do que imaginamos, há muito para ser lido nas entrelinhas! Escrito por ninguém menos do que Neil Gaiman, um escritor que estou me aventurando recentemente. Finalmente estou escrevendo essa resenha, a leitura foi feita a semanas atrás, no entanto eu não tive tempo, por conta do fim do semestre, para sentar e colocar meus pensamentos no "papel". Li a versão digital, então esse post rechiei de gifs do filme (que gosto muito).


Coraline é uma novela de terror com um narrador onisciente aproximado ao ponto de vista de Coraline, uma criança curiosa e negligenciada pelos pais. Logo no início da trama a família se muda para um novo apartamento próximo a uma floresta. Em meio a adaptação ao novo local, o distanciamento entre Coraline e seus pais fica cada vez mais evidente, sempre estão trabalhando ou ocupados de mais para dar atenção à menina. Ao adentrar mais na história detalhes surrealistas tomam forma e a vida da protagonista e de todos a sua volta corre perigo.

Finalmente li Coraline, sendo está minha segunda incursão pelos escritos do Neil Gaiman, gostei muito da leitura, sempre há mais para se ver nas entrelinhas, também há diversos detalhes que enriquecem a história e entendemos o que leva cada situação, o relacionamento dos pais com a protagonista, por exemplo. Eles sempre parecem cansados, sempre estão trabalhando. Notamos que a situação financeira deles não é muito boa, ao ser descrito, pelo olhar de Coraline, que a comida congelada era pouca ou havia pouco o que consumir na casa, ou o que havia era sempre as mesma coisas (algo que parece ser barato).

Sendo assim, outro mundo é apresentado com uma riqueza de cores, comida, atenção, brinquedos variados e tudo o que a jovem não tem no seu mundo, mas gostaria de ter. Uma comparação com a animação que me chama atenção é, principalmente, o uso das cores. Tons em amarelo para o outro mundo e tons azulados e/ou cinza para o mundo da protagonista. Elementos surreais criam vida e dá ao enredo a urgência, desespero e perigo que o ser aracnídeo representa para o mundo da jovem.

É uma história, portanto, que me deu a sensação de que está conectada com algo há mais, e sempre que eu for ler vou encontrar um novo detalhe, que passou despercebido por mim inicialmente. Ao longo da leitura eu ficava comparando com a animação, e por vezes imaginava tal estética para dar vida a história, já que foi meu primeiro contato. Com toda certeza vou ler muito mais o autor!

Comentários

Postagens mais visitadas