Resenha: A arma de um Jedi, Uma aventura de Luke Skywalker, Jason Fry
Nesta história, que se passa entre Uma nova esperança e O império contra-ataca, Luke é atraído pela força até um planeta misterioso, onde há muito tempo existia um templo Jedi. Lá, ele continuará seu treinamento e terá de enfrentar um duelo perigoso contra um vilão jamais visto antes.
Vamos acompanhar Luke em uma missão que ao começa-la, desvia-se de seu caminho, pois a Força o chama até um planeta chamado Devaron, lembrando que Luke não tem treinamento e o pouco que teve com Ben Kenobi na Millenium Falcon não é o suficiente, ele está buscando entende-la, buscando sua origem e mais sobre a antiga religião de seu pai (Anakin Skaywalker).
Luke é conhecido como herói da rebelião e procurado do império, sendo assim usa um nome falso para ter acesso à floresta de Devaron em busca do antigo tempo Jedi, tendo como guia Sarco Plank, um alienígena estranho e sinistro, que apropósito não sabe das intenções do herói, que é recomeça seu treinamento com o sabre de luz e a manipulação da força.
"Boa parte do teto tinha desabado. As colunas estavam incompletas ou foram tombadas, e o chão estava coberto por folhas que tinham entrado pelas janelas quebradas." - página 112
Luke, não está tão humorado quanto estava em Herdeiro do Jedi, nessa história ele está como mestre Yoda sempre o advertiu: Com a mente no futuro, não no agora, o personagem sempre se pega em devaneios no meio das situações que deveria estar focado no momento presente, contudo Luke tem uma ânsia por conhecimento admirável.
Apesar de ser uma jornada para o Despertar da força, não há tanta coisa nessa história que seja tão significativa para o filme quanto diz na contra capa. Por se tratar de um livro curtíssimo para os padrões de Star wars, em certos momentos o leitor vai sentir falta de algo a mais, a história é um pouco rasa, sem sal, a aventura não foi tão significativa, Luke poderia ter treinado com as "bolinhas de combate" na falcon que ia dar no mesmo. Em contra partida, o que o autor trabalhou bem foi as novas experiências de Skaywalker com a força as visões, sensações, pressentimentos e o seu primeiro combate com o sabre de luz. Sendo o objetivo do livro contar apenas uma pequena aventura de Luke em busca de conhecimento, e tomar a difícil escolha entre o caminho Jedi ou a Rebelião, aqui vemos o inicio desta grande questão.
"Então o que você é? Qual era a palavra que os feiticeiros usavam antes do império acabar com eles? Padawan. Isso. Então é isso o que é você: Um aluno. Um aprendiz. Mas de que adianta um aprendiz sem mestre? " página 171
Título original: The Weapon of a Jedi
Autor: Janson Fry
Inlustração: Phil Noto
Número de páginas: 199
Editora: Seguinte
Ano de publicação: 2015
Tradução: Álvaro Hattnher
Pontos positivos: Desenvolvimento espiritual e de combate de Luke ; novas criaturas
Pontos negativos: Acaba rápido. Final em aberto. Alguns pequenos furos.
Jéssika Pava (Azul três) e C3PO |
A aventura apesar de ser levemente rasa, é divertida e envolvente; em alguns momentos lembra os episódios da série Rebels, também de Star wars caso você não esteja familiarizado, acho que esse livro ficaria bom se fosse um episódio de alguma série. As ilustrações são lindas e as cenas de ação são bem construídas. A diagramação e revisão estão ótimas, não encontrei nenhum erro de digitação, a edição da seguinte está toda linda, a capa é perfeita e bem contrastada com qualquer outra capa dos livros de S.w, quatro aliens para ele e uma forte recomendação para você ler.
Bom foi o Luke aqui (http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/star-wars-imperio-do-mal-n-1/sw00301/7856) e no último filme.
ResponderExcluirpersonagem muito mal explorado fora das telas e um dos mais fortes jedis.
abs!