14 de abr. de 2018

O que é Space Opera?



É um sub-gênero da ficção especulativa ou ficção científica que enfatiza a aventura romântica, cenários exóticos e personagens épicos. Em 1941Wilson Tucker, autor do gênero, cunhou o termo de maneira pejorativa, em um artigo publicado em um fanzine e definiu "space opera" como todo tipo de ficção científica aventuresca meio esgotada e eivada de clichês.


Na atualidade é  comumente usado para significar um conto de aventura espacial com destaque em personagens ousadamente delineados, drama e especialmente, ação. Criadores das primeiras "space operas" neste sentido, foram E. E. Smith, com suas séries Skylark e Lensman; Edmond HamiltonJack Williamson; e posteriormente Leigh Brackett, conhecida como "A rainha da space opera". 



Características 
Uma "space opera" geralmente se situa no espaço exterior ou num planeta exótico e distante. Em muitos casos, para manter a história num passo acelerado, uma espaçonave pode voar distâncias quase ilimitadas num curto espaço de tempo.
Os planetas geralmente possuem atmosferas similares à da Terra, e formas de vida exóticas, os alienígenas geralmente falam inglês, algumas vezes com sotaque, ou a mesma língua do protagonista, seja qual for. As máquinas em "space operas" frequentemente incluem (além das espaçonaves), armas de raios, robôs e carros voadores, um cenário bem parecido com Coruscant de Star wars, na verdade Star wars é Space Opera.
Coruscant, planeta capital da república, posteriormente do Império galático. (Star wars)

O plano de fundo de uma "space opera" pode variar consideravelmente em plausibilidade científica. A maioria das "space operas" violam convenientemente as leis  da física postulando algum tipo de viagem mais rápida que a luz. Muitas  divergem ainda mais, e não raramente usam de  forças paranormais, magia, ou vastos poderes capazes de destruir planetas, estrelas e galáxias inteiras, e temos mais uma das características da Space Opera, a fantasia.

Sob este aspecto, os cenários marcianos, venusianos e lunares das histórias de Edgar Rice Burroughs seriam romances planetários (e dos mais antigos), bem como as histórias com Eric John Stark, de Leigh Brackett,  inicialmente passadas em Marte, e a tira de jornal Flash Gordon de Alex Raymond, talvez o mais conhecido do genêro.

Entre os primeiros exemplos de proto-space opera, estão Star ou de Cassiopée (1854) de Charlemagne Ischir Defontenay e Lumen(1872) de Camille FlammarionEdison's Conquest of Mars de Garrett P. Serviss (1898), The Struggle for Empire: A Story of the Year 2236 (1900)

O gênero se tornou muito popular a partir dos anos 1960 e 1970, graças a franquias como Star Trek, Perry Rhodan e Star Wars posteriormente. 

Começando com The Centauri Device de M. John Harrison em 1975, certo número de escritores, principalmente britânicos, começaram a reinventar a "space opera". Esta nova "space opera", evoluiu por volta da mesma época que o cyberpunk emergiu e foi influenciada por ele, é muito mais sombria, afasta-se do padrão de 'triunfo da humanidade' da "space opera tradicional"(referente as primeiras do genêro), envolve tecnologias mais novas e tem uma caracterização mais forte do que a antiga "space opera".
Capa da Imagination Science Fiction (abril de 1958), com uma ambientação dramática, comum nas primeiras space operas .
Alguns exemplos de Space operas na literatura 

As séries Skylark (1928–1965) e Lensman de E. E. Smith
Série da Fundação de Isaac Asimov
A série Elevação de David Brin
A série Legend of the Galactic Heroes de Yoshiki Tanaka. 


Filmes que são de  Space opera e talvez você não sabia 

Andromeda
Babylon 5
Dark Matter
Firefly
Guardians of the Galaxy (melhor exemplo )
The Expanse, série disponível na Netflix, baseada na série de livros de mesmo nome
Space Battleship Yamato
Star Trek
Star Wars



5 comentários:

  1. Tá aí um gênero que não sou muito fã.

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de Space Opera, mas confesso que estou doida para ler a trilogia Fundação do Asimov, quero começar a ler livros dele, de Arthur C. Clarke e Philip K Dick e me aventurar ainda mais na ficção científica e também quero ver os filme de Star Trek, não verei a série pois não sou muito chegada em séries haha

    Adorei o post, aprendo muito por aqui =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro os livros de Philip K. Dick, ainda estou para fazer algumas resenhas a respeito, o meu livro favorito é Caçador de androides (Blade runner) ^^

      Star trek, recomendo muito, assisti também os filmes antigos, mesmo não gostando de séries, tenta ver a série clássica, acho que você vai gostar ;)
      Obrigada pela visita :D é sempre maravilhoso tê-la por aqui!
      Ahh fico mega feliz em saber =D

      Excluir
  3. Não sabia que havia esse gênero pra mim tudo era ficção cientifica. Nunca fui muito fã dos dois, mas estou começando agora, só assisti Stars Wars quando lançou o 8, vi todos antes. Star Trek só vi um filme. Mas esses dois são uns que acho lindo os detalhes infintos dos universos. O Perdidos no Espaço entra nessa categoria?

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da ficção é cheio de subgêneros, eu acho bem divertido hehe
      S.w e S.t são incríveis, sou mega fã <3

      Perdidos no espaço é Ficção científica com aventura..

      Bites!
      PS: é bom tê-la blogando novamente <3

      Excluir

Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.

Leia esse post!

Não pise no meu vazio, Ana Suy

Essa foi mais uma leitura terminada nesse mês de março, a qual me fez bem no geral! O livro possui, em muitos poemas, uma metalinguagem sobr...