O que é Space Opera?
É um sub-gênero da ficção especulativa ou ficção científica que enfatiza a aventura romântica, cenários exóticos e personagens épicos. Em 1941, Wilson Tucker, autor do gênero, cunhou o termo de maneira pejorativa, em um artigo publicado em um fanzine e definiu "space opera" como todo tipo de ficção científica aventuresca meio esgotada e eivada de clichês.
Na atualidade é comumente usado para significar um conto de aventura espacial com destaque em personagens ousadamente delineados, drama e especialmente, ação. Criadores das primeiras "space operas" neste sentido, foram E. E. Smith, com suas séries Skylark e Lensman; Edmond Hamilton; Jack Williamson; e posteriormente Leigh Brackett, conhecida como "A rainha da space opera".
Uma "space opera" geralmente se situa no espaço exterior ou num planeta exótico e distante. Em muitos casos, para manter a história num passo acelerado, uma espaçonave pode voar distâncias quase ilimitadas num curto espaço de tempo.
Os planetas geralmente possuem atmosferas similares à da Terra, e formas de vida exóticas, os alienígenas geralmente falam inglês, algumas vezes com sotaque, ou a mesma língua do protagonista, seja qual for. As máquinas em "space operas" frequentemente incluem (além das espaçonaves), armas de raios, robôs e carros voadores, um cenário bem parecido com Coruscant de Star wars, na verdade Star wars é Space Opera.
Coruscant, planeta capital da república, posteriormente do Império galático. (Star wars) |
O plano de fundo de uma "space opera" pode variar consideravelmente em plausibilidade científica. A maioria das "space operas" violam convenientemente as leis da física postulando algum tipo de viagem mais rápida que a luz. Muitas divergem ainda mais, e não raramente usam de forças paranormais, magia, ou vastos poderes capazes de destruir planetas, estrelas e galáxias inteiras, e temos mais uma das características da Space Opera, a fantasia.
Sob este aspecto, os cenários marcianos, venusianos e lunares das histórias de Edgar Rice Burroughs seriam romances planetários (e dos mais antigos), bem como as histórias com Eric John Stark, de Leigh Brackett, inicialmente passadas em Marte, e a tira de jornal Flash Gordon de Alex Raymond, talvez o mais conhecido do genêro.
Entre os primeiros exemplos de proto-space opera, estão Star ou de Cassiopée (1854) de Charlemagne Ischir Defontenay e Lumen(1872) de Camille Flammarion, Edison's Conquest of Mars de Garrett P. Serviss (1898), The Struggle for Empire: A Story of the Year 2236 (1900)
O gênero se tornou muito popular a partir dos anos 1960 e 1970, graças a franquias como Star Trek, Perry Rhodan e Star Wars posteriormente. |
Começando com The Centauri Device de M. John Harrison em 1975, certo número de escritores, principalmente britânicos, começaram a reinventar a "space opera". Esta nova "space opera", evoluiu por volta da mesma época que o cyberpunk emergiu e foi influenciada por ele, é muito mais sombria, afasta-se do padrão de 'triunfo da humanidade' da "space opera tradicional"(referente as primeiras do genêro), envolve tecnologias mais novas e tem uma caracterização mais forte do que a antiga "space opera".
Capa da Imagination Science Fiction (abril de 1958), com uma ambientação dramática, comum nas primeiras space operas . |
As séries Skylark (1928–1965) e Lensman de E. E. Smith
A Série da Fundação de Isaac Asimov
A série Elevação de David Brin
A série Legend of the Galactic Heroes de Yoshiki Tanaka.
Filmes que são de Space opera e talvez você não sabia
Andromeda
Babylon 5
Dark Matter
Firefly
Guardians of the Galaxy (melhor exemplo )
The Expanse, série disponível na Netflix, baseada na série de livros de mesmo nome
Space Battleship Yamato
Star Trek
Star Wars
Tá aí um gênero que não sou muito fã.
ResponderExcluirNão sou muito fã de Space Opera, mas confesso que estou doida para ler a trilogia Fundação do Asimov, quero começar a ler livros dele, de Arthur C. Clarke e Philip K Dick e me aventurar ainda mais na ficção científica e também quero ver os filme de Star Trek, não verei a série pois não sou muito chegada em séries haha
ResponderExcluirAdorei o post, aprendo muito por aqui =D
Adoro os livros de Philip K. Dick, ainda estou para fazer algumas resenhas a respeito, o meu livro favorito é Caçador de androides (Blade runner) ^^
ExcluirStar trek, recomendo muito, assisti também os filmes antigos, mesmo não gostando de séries, tenta ver a série clássica, acho que você vai gostar ;)
Obrigada pela visita :D é sempre maravilhoso tê-la por aqui!
Ahh fico mega feliz em saber =D
Não sabia que havia esse gênero pra mim tudo era ficção cientifica. Nunca fui muito fã dos dois, mas estou começando agora, só assisti Stars Wars quando lançou o 8, vi todos antes. Star Trek só vi um filme. Mas esses dois são uns que acho lindo os detalhes infintos dos universos. O Perdidos no Espaço entra nessa categoria?
ResponderExcluirBites!
Tary Belmont
Dentro da ficção é cheio de subgêneros, eu acho bem divertido hehe
ExcluirS.w e S.t são incríveis, sou mega fã <3
Perdidos no espaço é Ficção científica com aventura..
Bites!
PS: é bom tê-la blogando novamente <3