Resenha: O cubo das eras - Alec Silva (Nacional)


 Da esquerda para direita: Miguel, Alan e Flávia

No futuro, a raça humana alcançou o ápice de sua ganância, forjando uma imortalidade inexistente e lidando com uma força cósmica oriunda do Criador; após séculos de inúmeras conquistas de mundos e desenvolvimento de uma tecnologia que transcende a magia, um impiedoso general trama assassinar o Criador e definir novos rumos para a Criação.

 Vamos acompanhar as aventuras fantásticas de três jovens baianos  pelo  espaço-tempo, a parti de uma situação extraordinária: a queda de uma nave em uma cidade pacata do oeste baiano. Tomando decisões difíceis e filosóficas em diversas situações amedrontadoras, os protagonistas se deparam com um futuro onde a espécie humana chegou ao nível de crueldade e ambição exacerbados, colonizando planetas, escravizando raças alienígenas, consumindo recursos naturais por onde passam até serem esgotados.

Transcendendo ora a FC, ora a fantasia, pincelando momentos de horror cósmico, o escritor tenta passar suas ideias sobre religião, natureza humana e algo mais, como o próprio diz no prefácio. Esse é o tipo de leitura que lhe fará pensar em diversas questões filosóficas, com diversas referências a literatura e algumas na cultura pop.

 A filosofia do livro me fez lembrar do episódio 11° ( The wolf inside ) de Star Trek: Discovery, sobre o império da humanidade. Na série, nos deparamos com uma realidade paralela em que não existe a Frota estelar, mas sim um império totalitário e opressor regido pela humanidade, que usa de métodos de tortura como parte do aprisionamento, morte aos opositores, escravidão, e todo o lado ruim da humanidade, e a ladainha de raça superior (talvez esse episódio seja uma analogia ao nazismo).

O livro trás a mesma premissa, mostrando o quanto a humanidade governa de maneira corrupta e asquerosa, com tamanha tecnologia e o domínio da magia. O quanto a humanidade é corruptível ? questão que ao longo do livro o personagem Alan responde, sendo o protagonista e responsável por um artefato alienígena que dá o poder de deus, que ao longo do livro vai se transformando, deixando o poder lhe possuir.

Todavia, o autor pecou um pouco na única personagem feminina, transformando-a em um "PdM" (personagem não essencial que o mestre do jogo de RPG controla). Flávia é a típica personagem feminina que só está ali para acompanhar o "herói" do enredo, ser a namorada, chorar e  não acrescenta nada na história, passando despercebida e sendo indispensável. No final ela tenta fazer algo, coisa que não faz diferença.

Os heróis Miguel e Alan, são explorados, contudo pouca atenção para o Miguel, que tornou-se o personagem que mais gostei, sendo ele  e (principalmente) Flávia os que  têm um senso de humanidade e compaixão muito grandes, chamando a atenção do leitor.

Encontrei alguns erros de digitação e de português, algo que atrapalhou  a compreensão de duas a três frases na leitura, fora isso o leitor não terá problemas com a diagramação e o resto da leitura.

Título original: O cubo das eras
Autor: Alec Silva
Editora: Ex! editora
Páginas: 128

Sobre o autor 
 Alec Silva organizou a coletânea de textos e imagens “Fragmentos”, publicada em junho de 2015, com autores de Luís Eduardo Magalhães, cidade em que reside, e participa do projeto Primórdios do Fantástico Brasileiro, que resgata os primeiros trabalhos de literatura fantástica no Brasil, além de divulgar autores menos conhecidos, com distribuição de e-books de obras esquecidas ou sem edições comentadas.

Pontos positivos: Viagens temporais, diversos mundos, mistura de ficção científica com fantasia, varias criaturas, livro nacional, coerência na trama e na ficção.

Pontos negativos: personagem feminina irrelevante, Miguel pouco explorado, alguns erros na revisão e  pontos religiosos.

 
 "Minha vida toda eu acreditei em um deus bondoso e presente - disse ela incapaz de conter o choro- e hoje descubro que ele talvez nem saiba de nossa existência".
                                                                                    -Página 74






Comentários

Postagens mais visitadas