Assassin's Creed Renascença, Oliver Bowden

 Agosto não foi como eu esperava, e minha vida está bem longe do que havia planejado, até os planos B, C e D falharam, mas depois de semanas levando essa leitura, observei que me fez muita falta o blog,  não gosto de ficar muito tempo sem postar, adoro esse cantinho que tenho. Mesmo que eu não tenha tantos leitores fieis, aliás...nem sei se há algum leitor fiel. Enfim, depois desses devaneios sobre essas semanas, vamos a resenha de uma "série" que finalmente voltei a ler depois de tanto tempo.

 



Título original: Assassin's Creed 
Autor: Oliver Bowden
Número de páginas: 375
Tradução: Ana Carolina Mesquita 
Editora: Galera Record
Onde Compara: Amazon


Traído pelas famílias que governavam as cidades-estados italianas, um jovem embarca em uma jornada épica, em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio Auditore terá de contar com a sabedoria de mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia, habilidades e sabedoria.

Para os aliados, como seu tio, Mario auditore, Teodora, Antonio, Leonardo da vinci entre outros, Ezio é a chave da mudança e acreditam que seu papel é fundamental para a luta dos Assassinos contra os Templários, já para seus inimigos ele é uma ameaça e constantemente estará no caminho deles.

O livro se passa durante a renascença, mostra o crescimento de intelectuais, artistas, dos bancos e comércios, bem como a influencia da igreja e o grande contraste entre a burguesia, nobres e pessoas comuns. Ezio é filho de um banqueiro, leva uma vida despreocupara e cheia de regalias. Contudo, chega um dia que sua família é traída e executada, apenas sua mãe e irmã se salvam junto com ele, a partir deste momento o protagonista embarca em uma jornada de vingança, até encontrar o credo dos Assassinos e aprender a ter compaixão, apesar de ser um assassino.

É uma felicidade imensa voltar a ler a série de livros  Assassin's Creed, contudo nesse livro tenho muitas ressalvas, encontrei muita coisa que me incomodou e detalhes da história que ficaram muito vagos, como a linha do tempo. Em 370 páginas se passa 27 anos, muitas vezes de forma imperceptível,  e que não parece impactar na história, como na saúde do protagonista, que continuar como se tivesse 17 anos. Além disso, o que me incomodou bastante é que toda a personagem feminina que cruzava o caminho do protagonista, vira o par sexual  até a próxima mulher chegar. 

A escrita do autor nesse livro está um pouco mais lenta, ao invés de ser uma história bem mais fluida e ter mais sentindo para o livro, a história sai forçada, como se pegasse toda uma gameplay e colocasse no papel, o que deixa um pouco desinteressante ao longo da leitura. Algo que senti falta é ter um enredo mais imersivo nos pensamentos do protagonista, o que ele sentia, como via determinadas situações, bem como um melhor aprofundamento no credo, não um protagonista que aceitava tudo e se sacrificava pelo credo em algumas páginas que diziam "dois anos se passaram de treinamento intensivo", sem ter um desenvolvimento disso, sem ter uma explicação.  

Em suma gostei do livro, apesar de várias coisas que me incomodaram, a história é interessante, não somente por acompanharmos a jornada de Ezio, mas também por ser ficção história e ter personagens reais que foram muito importantes para a civilização ocidental, como Maquiavel e Leonardo da vinci, entre outros. É um livro para fãs de Assassin's Creed, contudo mesmo que o leitor não tenha jogado irá desfrutar da leitura, pois, mesmo que a história seja um tanto corrida,  há um bom desenvolvimento e introdução à esse mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas