O Hobbit, J.R.R. Tolkien (reli esse clássico)

A primeira vez que li O Hobbit estava prestes a fazer o blog, foi em meados de 2016, contudo não havia feito uma resenha. Nesses tempos de quarentena, isolamento social e muita coisa acontecendo comigo ao mesmo tempo...precisei de uma leitura que aquece o coração, uma leitura favorita.

Foi publicado inicialmente em 1937 foi aclamado pela crítica, sendo nomeado à Medalha Carnegie e recebendo um prêmio do jornal norte-americano New York Herald Tribune de melhor ficção juvenil. O romance se mantém popular com o passar dos anos e é reconhecido como um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 190 milhões de cópias.


Título: The Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien 
Número de páginas: 395 
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves, AlmiroPisetta
Editora: Martins Fonte
Onde comprar: Amazon

Situado entre "Alvorecer das fadas e o domínio do homens", o livro conta a historia de Bilbo Bolseiro um hobbit que leva a vida de maneira confortável e sem ambições, raramente aventura-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas sua vida muda drasticamente quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem á sua porta para roubar um tesouro imensurável, que alias é guardado por um dragão não muito amigável. Essa história é o prelúdio de O senhor dos Anéis. 

É uma leitura muito fácil, fluida e divertida, os personagens que recebem maior destaque são extremamente carismático, e como o autor trás a história e seus elementos nos faz apegar muito a toda história, a torcer por eles em cada etapa da aventura, sentindo por cada situação em que envolve o grupo. 

Gandalf é sábio, lidera o grupo na maior parte da aventura e conhece um cara que conhece outro, além de ser extremamente fascinante. Bilbo é o personagem que, desde a primeira vez que li, me identifico,  ele é super carismático, gosta de ficar em sua toca, gosta de comer bastante, ele simplesmente não quer de jeito nenhum entrar nessa aventura com gente que acabou de conhecer, mas o hobbit é uma surpresa até para ele mesmo, é o personagem que te conquista logo de cara. Ao decorrer do livro Bilbo eleva sua autoestima, tornando-se mais confiante, corajoso e sábio na medida certa. Nota-se então, que o crescimento pessoal, bem como diferentes formas de heroísmo são os temas centrais da narrativa. 

Os anões também são divertidos, interessantes,  muito unidos, e um pouco recalmões, contudo valorizam de mais a amizade, são leais e mega aventureiros. Beorn foi um personagem que eu queria ler mais sobre, queria ver um pouco mais sobre sua relação com a natureza, sua sua espécie, mais sobre a região que ele protege, além de que sua participação na guerra dos cinco exércitos me deixou mega curiosa são vários porquês que queria respostas, contudo o autor não deu. 

Recomendo muito ler primeiro O hobbit, antes de ler O Senhor dos Anéis, além disso é a melhor maneira de entrar em contato com a escrita do autor. Ademais, sua experiência de leitura vai ser bem mais completa, pois você já vai saber como o Anel foi parar com Bilbo, porque tem um ser estranho com tanto ódio do nome Bolseiro, e muitos outros detalhes da história que você já vai saber, visto que há referencias de O Hobbit ao decorrer da leitura de O Senhor dos Anéis. 

A edição da Martins Fonte que tenho trás ilustrações feitas pelo próprio Tolkien, possui mapas e tem uma ótima diagramação, é bem caprichada. Esse livro me trouxe um quentinho no coração, me trouxe boas lembranças e fez minha quarentena ser menos sufocante. Continuo com  5 estrelas e favoritado.

Comentários

Postagens mais visitadas