Hoje o google comemora Victor Hugo!



       Fala nerds, se você acessou o google hoje, deve ter reparado no Doodle,Em comemoração aos 155 anos da publicação do livro.,  “Os Miseráveis”, a obra mais famosa do autor , cujo o capítulo  final data de 1862. Nerd se você ainda não leu nenhuma obra desse autor maravilhoso, não perca mais tempo, leia!!!!
    Apesar de já ter publicado sua coletânea de poemas (1822) e a peça teatralMarion do Lorme (1826), foi com o romance “Notre-Dame de Paris” (1831) que Victor Hugo se tornou conhecido. A obra, que deu origem aos contos do “Corcunda de Notre-Dame”, marcou o romantismo francês com as descrições da Paris medieval e seu submundo. -|www|

    Victor-Marie Hugo, nasceu em Besançon26 de fevereiro de 1802  e morreu em 1885 foi um novelistapoeta,dramaturgo, artista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables  (os miseráveis) e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.

    Para entender o contesto histórico em que Hugo viveu, podemos começar com  Napoleão, que foi proclamado imperador dois anos depois do nascimento de Victor Hugo, e a monarquia dos Bourbons foi restaurada antes de seu décimo oitavo aniversário. Os pontos de vista políticos e religiosos opostos dos pais de Victor Hugo refletiam as forças que lutavam pela supremacia na França ao longo de sua vida: seu pai era um oficial que atingiu uma elevada posição no exército de Napoleão. 
    Victor Hugo passou a infância entre Paris, onde foi educado por muitos tutores e também em escolas privadas, Nápoles e Madrid. Considerado um menino precoce, ainda jovem tornou-se escritor, tendo em 1817, aos 15 anos, sido premiado pela Academia Francesa por um de seus poemas.
     Em 1819 fundou, com os seus irmãos, a revista "Le Conservateur Littéraire", e, no mesmo ano, ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux, instituição literária francesa fundada no século XIV.

   Hugo foi profundamente influenciado por François-René de Chateaubriand, famosa figura da escola romântica e figura proeminente da literatura francesa do começo do século XIX. Quando jovem, Hugo afirmou que seria “Chateaubriand ou nada”, e sua vida teria muitas semelhanças com a de seu predecessor. Como Chateaubriand, Hugo daria força ao Romantismo, envolver-se-ia com política como defensor da causa republicana e seria forçado ao exílio devido à suas opções políticas.   
   A eloquência e a paixão precoce das primeiras obras de Victor Hugo trouxeram-lhe sucesso e fama quando ainda jovem. Sua primeira coletânea de poesia (Odes et Poésies Diverses) foi publicada em 1822, quando Hugo tinha apenas vinte anos de idade, e lhe rendeu uma pensão real de Luís XVIII. Embora os poemas fossem admirados por seu ardor e sua fluência espontâneos, foi sua próxima coletânea (Odes et Ballades), publicada em 1826, que revelaram Hugo como grande poeta.


 Para conhecer todas as obras de Victor Hugo, clique nesse informativo. 


Comentários

Postagens mais visitadas