JACK KIRBY - The King
Fala nerds..
Um dos mais importantes desenhista, roteirista e editor de HQ's , figurando entre os mais prolíferos e famosos quadrinistas de todos os tempos; e nesse ano estamos comemorando 100 anos de Jack Kirby.
Jack "The King" Kirby (Jacob Kurtzberg), americano de descendência austríaca, nasceu em 1917 em New York.
Começou a trabalhar para o Fleischer Studios em 1935, onde fazia as sequências para o desenho "Popeye". Juntou-se ao Lincoln Newspaper Syndicate em 1936.
Kirby juntamente com Joe Simon, começaram a produzir e vender HQs e ilustrações para revistas pulps de Martin Goodman, fundador da Timely Comics, mais tarde Marvel Comics. A dupla criou Capitão América para a Timely em 1941. As perspectivas dinâmicas de Kirby, as técnicas cinematográficas, seu uso de quebrar quadros sequenciais e um exagerado senso de ação fez do título um sucesso imediato, reescrevendo as regras das histórias em quadrinhos.
Simon & Kirby tornou-se sinônimo de quadrinhos empolgantes de super-heróis. Depois de dez edições de Capitão América, eles mudaram-se para a DC Comics, aonde assumiram o personagem Sandman na revista Adventure Comics; a dupla também produziria "Boy Commandos", "Newsboy Legion" e "Manhunter".
Os quadrinhos de super-heróis decaíram em popularidade depois do fim da Segunda Guerra Mundial e Kirby e Simon, passaram a produzir várias histórias em outros gêneros. Eles são creditados pela criação da primeira romance comics, "Young Romance Comics".
A parceria Kirby & Simon termina em 1954 com a indústria de quadrinhos estagnada por uma auto-imposta censura a Comics Code Authority e sua subsequente publicidade negativa. Kirby entretanto continuou escrevendo, reinventando o personagem Green Arrow na revista Adventure Comics.
Kirby voltou para a Marvel Comics, desenhando uma série de histórias de terror, monstros e ficção científica. O visual bizarro de suas criaturas alienígenas foi sucesso imediato entre os leitores. A pedido do diretor Martin Goodman e do editor, diretor de arte e escritor Stan Lee, Kirby voltou a trabalhar com quadrinhos de super-heróis em 1961.
Kirby teve participação na criação de praticamente todos os personagens da Marvel nos anos seguintes. Entre eles "Fantastic Four" , Thor, Hulk, "Iron Man" , os X-Men originais, "Silver Surfer" , "The Avengers", Nick Fury, "Doctor Doom", "Ant-Man", "Scarlet Witch" , "Galactus", "Quicksilver" , "Magneto", "Inhumans" e sua cidade perdida de "Attilan", "Black Panther" e a nação africana de Wakanda.
Kirby era frequentemente co-autor das histórias que desenhava, introduzindo elementos que não eram mencionados nos scripts de Lee; em particular, Kirby é creditado como sendo o criador do "Silver Surfer", que não foi citado no roteiro de Lee da história onde o personagem apareceu pela primeira vez.
Kirby é conhecido popularmente entre os criadores e fãs de Hq's como um dos maiores e mais influentes artistas do gênero. Sua produção entrou para a história enquanto estimativas apontam que ele desenhou mais de 25,000 páginas, assim como tira de jornal e esboços. Ele também pintava, e trabalhou com inúmeras ilustrações para filmes de Hollywood.
O prêmio Kirby Awards foi nomeado em homenagem a Jack Kirby.
Vídeo recomendado do canal Pipoca e nanquim
Comentários
Postar um comentário
OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO