11 de jan. de 2019

O mundo da arte: Renascimento, Victoria Charles

Esse ano estou  com diversos projetos de leituras, sendo um deles de ler mais livros técnicos e os livros que ainda não havia lido da minha estante, e para minha surpresa..há muitos não lidos na minha estante. Renascimento está na minha estante desde a metade do ano passo, enrolei de mais para lê-lo, e finalmente o li. Desta coleção só tenho apenas ele. 

Surgiu na Itália no fim do século XIV, o renascimento estava disseminado por toda a Europa, a retomada dos valores da Grécia e de Roma, as descobertas científicas, as inovações arquitetônicas e a visão antropocentrista marcaram essa revitalização das artes. Diversos artistas começaram a inovar no campo da pintura, bem como da escultura, em função da invenção da perspectiva, que permitiu uma nova representação espacial.


O livro faz uma pequena biografia de grandes artistas como Leonardo Da Vinci, Rafael, Michelangelo, Hans Olbein, Lucas Cranach e outros, fazendo observações sobre as técnicas de pintura, materiais usados, inspirações e influencias. O livro também discorre sobre as técnicas de luz que foi empregada na época do renascimento, a temática humanista,  a mistura entre o barroco e o antropocentrismo, assim como as diferenciações artísticas ao longo da Europa.
Folha de guarda
Os humanistas acreditavam que a civilização antiga havia sido o auge da cultura, sendo assim desde escritores, escultores a pintores inspiravam-se na Roma e na Grécia, misturando-se cristianismo com personagens mitológicos, ou apenas inspirações estéticas das antigas civilizações.

Ademais, o livro possui diversas gravuras dos quadros mais famosos do renascimento tanto na Itália, quanto nos Países baixos, e trás muita informação histórica sobre a época, e seus artistas e como tais procuravam se expressar através da pintura, o quanto de emoção, por exemplo, Da vinte colocava em suas pinturas, ou como os irmãos Van Eyck e Rogier Van der Weyden almejavam reproduções mais vivas.

Destarte, é um livro sobre a história da arte durante o séculos XV e XVI, algumas partes podem ser mais densas para o leitor que não está acostumado com uma leitura mais técnica, mas nada tão difícil que não possa ser entendido, o texto até certo ponto é bem fluido. A qualidade gráfica do livro é ótima. A fonte é grande, a diagramação está boa e o livro é impresso em papel especial, aqueles que parece de fotografia.



2 comentários:

  1. Não entendo muito de pintura (na realidade não entendo nada), mas acho tão bonito hahaha Sempre fico admirando livros como esse... Aqui em casa temos A história da arte, mas acabei não conseguindo ler, pois não entendi o que estava sendo dito devido aos termos técnicos, quem sabe um dia eu consiga entender... Mas por enquanto é o tipo de livro que "leio" apenas as figuras hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAA adorei o livro, recomendo muito, apesar de parecer denso de mais, ele foca bastante na história e na parte mais visual das obras, então não é nada difícil, nada que o google não ajude depois hahahah XD

      Obrigada pela visita, Dora <3

      Excluir

Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.

Leia esse post!

Não pise no meu vazio, Ana Suy

Essa foi mais uma leitura terminada nesse mês de março, a qual me fez bem no geral! O livro possui, em muitos poemas, uma metalinguagem sobr...