Quando menos esperamos, algo muito bom acontece! Uma nova parceria com o blog e tudo o que construo por aqui e pelas outras redes. Hoje convido você, querido(a) leitor(a), para um curso maravilho e interessantíssimo da Universidade do Livro: Crime e Castigo. E claro, nossa comunidade tem cupom de 15% de desconto com UNIL15. As inscrições vão até o dia 11/11/2025 às 15h. Sendo assim, para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o curso e afins, acesse Universidade do livro, Crime e Castigo.
Definido por Melchior de Vogüé como “o mais profundo estudo de psicologia criminal desde Macbeth”, e tido por Boris Schnaiderman como “realmente o primeiro dos grandes romances de Dostoiévski”, Crime e castigo é obra fundamental não apenas da literatura russa, mas também do cânone literário universal.
Seu protagonista, Raskólnikov, é talvez o mais célebre personagem de toda a literatura russa. O que faz seus dramas e dilemas, que tanto envolveram os leitores russos de 1866, serem atuais e prementes para o leitor brasileiro do século XXI?
O objetivo principal do curso é apresentar o romance Crime e castigo como um livro fundamental da literatura russa do século XIX, cuja influência projeta-se até os dias de hoje. O curso se destina ao público geral, tanto os novos leitores como os mais experientes, apresentando-lhes os principais clássicos da literatura mundial. Com uma abordagem acessível e instigante, cada participante terá a oportunidade de compreender por que essas obras atravessam o tempo e seguem influenciando a cultura e a arte até hoje.
Assim como eu havia dito sobre o curso de Fausto, a metodologia das aulas consistirão na exposição dos conteúdos pelo ministrante, com tempo para resposta às questões que venham a ser apresentadas pelos participantes ao longo do percurso. Não deixe essa oportunidade passar!
O professor que irá ministrar a aula é Irineu Franco, jornalista e tradutor, dentre seus trabalhos literários temos Como ler os russos (Todavia, 2021, segundo colocado no Prêmio Biblioteca Nacional, categoria Ensaio Literário, Prêmio Mário de Andrade). Traduziu, diretamente do russo, Pequenas tragédias (Editora Globo, 2006), Boris Godunov (Editora Globo, 2007), A dama de espadas e A filha do capitão (Ciranda Cultural, 2019), de Púchkin, Memórias de um caçador (Editora 34, 2013), de Ivan Turguêniev, Anna Kariênina (Editora 34, 2021), Sonata Kreutzer (no volume Tolstói & Tolstaia, Editora Carambaia, 2022) e A morte de Ivan Ilitch (Hedra, 2024), de Tolstói, Memórias do subsolo (Todavia, 2022), Gente pobre (Ciranda Cultural, 2021). Enfim, só por aqui já entendemos que será um professor extremamente gabaritado e com uma experiência profunda no que tange clássicos russos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.