Título: Quincas Borba
Autor: Machado de Assis
Número de páginas: 200
Compre aqui: Amazon
Quincas Borba é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891 para, em 1892, ser publicado definitivamente pela Livraria Garnier.
Pedro Rubião de Alvarenga, ex-professor primário, torna-se, em Barbacena, enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba, que lhe apresenta o Humanitismo, em que a razão do homem é sempre buscar viver e que a sobrevivência depende muitas vezes de saber vencer os outros. Borba falece no Rio de Janeiro, em casa de Brás Cubas. Rubião é nomeado herdeiro universal do filósofo, sob condição de cuidar de seu cachorro, também chamado Quincas Borba.
"Ao vencido, ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas"
Essa frase ilustra bem o que é o humanitismo a base de uma alegoria: Há duas tribos indígenas, e um pequena plantação de batatas, contudo não é o suficiente para a pequena população, já que precisam de muita energia para atravessar uma montanha, não tem como dividir, sendo assim eles precisaram guerrear e quem vencer fica com as batatas, e tem energia suficiente para fazer a travessia, onde há muitas outras batatas, claramente uma sátira a filosofia da época.
Ora, o livro, de fato, foca-se melhor nos temas secundários do romance anterior. Estes incluem uma paródia ao cientificismo e ao evolucionismo da época, bem como ao positivismo de Comte e à lei do mais forte, uma adaptação da seleção natural de Charles Darwin a nível social, ou seja, o Darwinismo social, muito usado na época como justificativa europeia de colonizar o continente africano e o oriente, "ensinar" a civilização para os demais.
Logo de início Quincas Borba morre, sucumbe a loucura e morre delirando que é santo Agostinho, filosofo cristão da idade média; visto que Rubião foi seu enfermeiro e meio que estava ali para ouvir sobre o humanitas, Quincas deixa tudo o que tem para ele: Ações no Banco do Brasil, apólices, escravos, propriedades, enfim toda sua riqueza. Ao longo do enredo nos deparamos com outros personagens que faram parte da vida de Rubião e se aproveitaram da inocência financeira dele, já que o protagonista não tem noção nenhuma do quanto recebeu e que esse dinheiro é finito, uma hora acaba, mas ele quer ostentar e mostrar que o dinheiro não importa para ele, isto é, começa a ter mania de grandeza, já que ao decorrer da obra torna-se bem conhecido e de certa forma influente.
Além disso, Rubião acaba se apaixonando pela esposa de seu amigo e sócio Cristiano Palha, e ao longo da narrativa a culpa por essa paixão, é culpa dela ser linda, é culpa dela ser cortês com ele, nos mostrando muito sobre a sociedade da época, bem como o episódio dos morangos, dá para ficar chateada(o) com o machismo e conjecturas sobre as mulheres, o interessante aqui é que Machado trás como uma crítica. Sofia, assim que Rubião se declara, conta a seu marido e já deixa claro que não o quer mais por perto, mas seu marido fala que é para continuar dando atenção e graça. apenas até ele conseguir pagar a dívida que tem com Rubião.
Ademais, Quincas Borba faz parte da escola literária realista, sendo assim vai trazer uma analise psicológica dos personagens, a escrita também tem ironia, é acida e há um toque de humor negro, o narrador onisciente é julgador, inclusive julga o leitor, usando o recurso da metalinguagem.. Machado de Assis mostra que as relações entre as pessoas são cheias de interesse, mostrando um lado nada romântico da sociedade carioca do século XIX, é um livro para você refletir sobre valores, moralidade, enfim comportamentos sociais no geral.
"engana-se, senhor; Trago esta máscara risonha, mas eu sou triste". - Cap30
Destarte, esse livro tem muito. muito mais para ser dito sobre e analisado, mas convido você, leitor, a ler essa obra tão magnífica, e recomendo estudar um pouco sobre a escola Realista antes de lê-lo, só para entender melhor a estrutura narrativa e as nuanças que o autor trás à sua obra, lembrando que está na lista da FUVEST desse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.