Olá nerds.. esse post não é sobre Star Wars..(já que ultimamente estou postando muito à respeito heheh), digo de antemão que adorei este livro, e aliás é o primeiro que leio de Isaac Asimov.
Este post é totalmente sem Spoiler.
Livro: O grande sol de Mercúrio
Escritor: Isaac Asimov
Gênero: Ficção científica infanto-juvenil
Editora (no Brasil): Hemus -livraria LTDA
Tradução de : Agatha M. Auersperg
Data da publicação: 1956, re-edição em 1970
A crista estéril de Mercúrio estava coberta por uma intricada rede de cabos para capturar toda a luminosidade do sol, e força-la a atravessar o hiperespaço. Alguém ou alguma coisa, estava sabotando aquela missão supersecreta num mundo desprovido de ar.
O Grande Sol de Mercúrio é o quarto livro da série Lucky Starr, que é uma espécie de investigador cientista, ao todo a série possui seis livros infanto-juvenis de ficção científica escritos por Isaac Asimov, que originariamente foram publicados sob o pseudônimo de Paul French.
O livro foi primeiramente publicado por Doubleday & Company em março de 1956. Desde 1972, re-edições incluem uma introdução de Asimov explicando que devido às avançadas condições de conhecimento sobre Mercúrio, algumas descrições se tornaram imprecisas.
O Grande Sol de Mercúrio foi escrito em 1955, quando ainda se acreditava que Mercúrio era acoplado ao sol gravitacionalmente. Um dos personagens nota que em alguns lugares no lado do planeta virado para o Sol, não é quente o suficiente para derreter chumbo e ferver enxofre, enquanto seu lado escuro é a única superfície planetária do Sistema Solar que nunca recebe a luz do Sol.
O enredo consiste em Lucky investigar o que estava acontecendo no observatório de Mercúrio, contudo, no 1° capítulo é citado que o conselho de ciências considerava o assunto muito delicado, e não sabia ao certo quais fossem os problemas. A Trama vai se desenrolando sem entregar os culpados por acontecimentos incriminadores, com os fatos todos dados à nós, mas que só ligamos ao final do livro, quando Luky Starr nos explica toda a conclusão dos fatos.
Os diálogos, as descrições são incríveis, em nenhum momento a leitura fica cansativa, este livro sem duvida agrada aqueles que adoram ficção científica (como me agradou grandissimamente), apesar dos dados sobre o planeta mercúrio estarem rudimentares. Temos neste livro uma junção de ação, acontecimentos inusitados, um marciano baixinho e brigão, algumas "tretas" políticas e muito diversão.
![]() |
Capa do livro em 1956 |
![]() |
Capa atual do livro. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários é um lugar de troca de experiências, pensamentos e opiniões!
Momento em que algo nos tocou e agora queremos compartilhar nossas emoções.