Resenha: O cortiço de Aluísio Azevedo

Uma das diversas capas :)
Fala nerds.. Peço milhões de desculpas pela demora das postagens, estou com uma montoeira de livros para ler, matérias do vestibular para estudar, meu pc que está com problemas; enfim.. uma loucura que não estou sabendo administrar. Mas.. vida que segue. Adoro ler resenhas, adoro ler livros, e um dos livros que terminei essa semana e demorou foi O cortiço.


    Primeiramente, apenas o li porque está na lista de leitura do vestibular, e algo que começou com curiosidade e uma certa obrigação, se tornou algo que gostei e descobri (redescobri, talvez) a literatura clássica brasileira. Este é o primeiro livro do Aluísio que leio, e me surpreendi com a leitura, com a forma de diálogos, e de certa forma, os costumes e  como as pessoas pensavam no fim do século 19.

    Aluísio de  Azevedo era naturalista, e adotava a filosofia de H. Taine, o determinismo, isto é, que o homem é produto do meio; observando o homem de maneira inexorável , atrelando à sua herança genética, ao meio social e ao seu momento histórico. Percebemos nitidamente o determinismo no personagem português Jerônimo, que foi se abrasileirando, tornando-se preguiçoso, tomando cachaça e café, aceitando o samba, e a maneira de viver no cortiço.
   Segundos estudos literários: Aluísio sofreu larga influência do francês Émile Zola, cuja qualidade máxima é, por excelência, representar a realidade com rigor científico e criticar, por meio de denúncia social, a corrupção dos costumes sociais. (trecho retirado da apostila do curso poliedro).

   Quando li o livro algo que de certa forma me incomodou foi o descritivo detalhista, minucioso, (consequência de pertencer à um escritor naturalista) o que resultou em um ritmo narrativo lento, mas em  contrapartida prende a atenção em algumas partes da história. O escritor se preocupa em denunciar o perfil moral das personagens da sociedade. Com isso, os tipos humanos vis, mesquinhos, focados nas camadas mais baixas da sociedade. Cada personagem representa algo, o Miranda a alta sociedade da época, o João romão, o capitalismo excessivo. Dentre outras os desvios morais, sexuais, vícios humanos,  ou seja, o livro é repleto de pessoas que se tornam ruins devido ao cortiço.

   A proposito, quem é a personagem principal é o próprio cortiço. Vemos nitidamente, no trecho que se abre o capítulo II :

 "durante dois anos o cortiço prosperou de dia para di, ganhando forças, socando-se de gente".

 E toda pessoa que se muda para o cortiço, se transforma em algo ruim, pois é caro leitor, desde desvios sexuais -algo que é retratado de mais no livro, e que chega até ser um pouco cansativo-  à assassino e adúlteros.

      O foco da narrativa é em terceira pessoa,  muito comum à escola realista-naturalista (isso eu aprendi na aula de literatura haha) Consequentemente, fica mais fácil relatar os fatos e acontecimentos, e fazer a denúncia social de maneira isenta e impessoal. Além do tipo de narrador, que é onisciente, que nos traz informações sobre tudo e todos. O tempo narrativo é linear, ou seja , predomina a diacronia temporal, com a exceção de alguns "flashbacks", ou digressões.

    Um dos pontos que achei mui divertido é a zoomorfização dos personagens. por exemplo, no capítulo II, que já começa a mostrar essa característica. Os humanos são comparado, com certa frequência, à animais, enquanto o cortiço é humanizado.

     Todavia, apesar do livro ser excelente, não me apeguei aos personagens, talvez as única personagem que eu cheguei a ter pena é a Bertoleza, que infelizmente tem um final trágico. E Rita baiana que, no meu ponto de vista, é um dos personagens mais emblemáticos e inesquecíveis da história.   Em Suma, este é um livro, que apesar de ser de fácil compreensão pela linguagem, é pesado, em seu conteúdo, tendo uma denuncia à sociedade carioca da época, torna-se de fato pesadíssimo.
      Que  denuncia é essa, afinal de contas?? são tantas coisas, como por exemplo, abuso sexual, abuso do poder policial, corrupção, falta de moralidade e falta escrúpulos para se chegar a ascensão social, o materialismo excessivo, inludia. O livro aborda até mesmo questões como o caráter das pessoas, o quão questionáveis são, por exemplo, a personagem Pombinha, a flor do cortiço, que inicialmente parecia uma "alma tão boa", mas ao casar, sai do cortiço com a maior arrogância e desprezo pelas pessoas e pelo lugar.
    O livro é de alta qualidade e trás questionamentos para qualquer época e qualquer sociedade.

Se você também vai fazer o vestibular recomendo a resenha do Vai ler um livro, a qual é feita pela Tatiany Leite.  


 Espero que tenham gostado do post, apesar de são ser uma ótima resenha..vou trabalhosa hehe com o tempo vou aprimorando.Para criticas, sugestões deixe seu comentário ;)


Comentários

  1. Li esse livro no Ensino Médio. Fiz um trabalho sobre, no dia do trabalho eu nem havia terminado de ler, mas li um remuso do final para poder apresentar e depois continuei lendo, o povo ate estranhou e eu falava "comecei vou terminar" Mas na boa, achei esse livro muito ruim, tudo bem que é um clássico, mas como uma menina disse no Skoob, "são personagens mal caráter e podres, mostrando bem o jeitinho brasileiro de se viver". Li muitos livros de vestibular no Ensino Médio, até alguns que não fui obrigada, só falaram sobre por falta de tempo no cronograma e eu peguei mesmo assim. Mas este, mano do seu, achei insuportável. Mas a sua resenha ficou incrível!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  2. Ah, sobre a parceria flor, Você tem um bannerzinho para eu colocar no meu blog? O meu as pessoas usam o meu banner principal mesmo, só arrumam o tamanho. Eu posso deixar no jeito se tu quiser. Eu te tenho no Facebook? Me adiciona lá ^^ http://www.facebook.com/tarybelmont

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS E INCOMPREENSÍVEIS SERÃO EXCLUÍDOS!!!
Assim como:
-Contendo qualquer tipo de preconceito!!!
-misóginos
- Uso de palavras de baixo calão
Dê sua opinião de maneira elegante e respeitosa, e caso for discordar de algo respeite o ponto de vista alheio!!
Ressalto que os comentários de visitantes e leitores não refletem necessariamente a minha opinião.
QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO ESTEJA DENTRO DAS DIRETRIZES SERÁ EXCLUÍDO

Postagens mais visitadas